Natural de Londrina, no Paraná, o influenciador Felca (Felipe Bressanim Pereira), se tornou assunto nacional e estará presente no programa "Altas Horas", da TV Globo, após lançar um documentário de 50 minutos denunciando a “adultização” de crianças nas redes sociais e expor o influenciador paraibano Hytalo Santos, que foi preso nesta sexta-feira (15).
A produção, publicada no YouTube no dia 6, ultrapassou 30 milhões de visualizações em apenas cinco dias e mobilizou parlamentares de esquerda, centro e direita. Segundo informações repercutidas por veículos como a Folha de S.Paulo, ao menos 17 projetos de lei já foram apresentados na Câmara dos Deputados para proteger crianças e adolescentes no ambiente virtual.
A seguir, conheça 15 curiosidades sobre o youtuber que está movimentando a política e as redes sociais.
Felca nasceu e cresceu em Londrina, no Paraná, e mantém o sotaque característico em seus vídeos.
Apesar da aparência jovial, o influenciador já acumula mais de uma década de experiência na criação de conteúdo digital.
A produção foi lançada em 6 de agosto de 2025 e, em cinco dias, bateu a marca de 30 milhões de visualizações. Segundo ele, o vídeo denuncia a “exposição abusiva” e o “processo de adultização” de crianças nas redes sociais.
“Preferi deixar sem anúncios para que qualquer pessoa pudesse assistir sem interrupções”, afirmou Felca
Após a repercussão do documentário, atingiu 15,5 milhões de seguidores, ultrapassando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que conta com 13,7 milhões.
O alcance de Felca é massivo e fiel, distribuído entre as duas plataformas
Felca foi um dos únicos influenciadores brasileiros a se posicionar contra as bets. “Esse vício leva a pessoa a se isolar, ter conflitos familiares e usar seu dinheiro e dos outros para continuar jogando. E adivinha? Adolescentes são os mais vulneráveis”, declarou.
A Associação Brasileira de Psiquiatria o nomeou Parceiro Nacional da Saúde Mental por sua atuação contra jogos de azar.
Em 2023, participou da tendência de imitar movimentos repetitivos e falas robotizadas no TikTok, como crítica à plataforma. “A plataforma derrete o cérebro”, disparou.
O vídeo irônico sobre o produto da influenciadora ultrapassou 20 milhões de visualizações e rendeu convites para programas como The Noite, no SBT.
Na juventude, sonhou em ser atleta, praticando natação, basquete e futebol. “Eu queria nadar, queria jogar basquete, jogar futebol. Não deu certo”, contou.
“No começo eu tinha cabelo curto, mas não quero morrer sem saber qual é o máximo que meu cabelo pode chegar. Vou deixar crescer o mais longo possível e depois raspar”, disse no Pod Delas. Ao ser lembrado sobre doar, respondeu: “Ah, sim, sim, sim, sim”.
“Tem vezes que eu faço um detox da internet para me reconectar com a vida real”, revelou.
Em novembro de 2024, afirmou: “Fiz um voto de que vou namorar pra casar. Quero conhecer alguém especial na minha vida pra amar ela pra sempre”.
O episódio foi lembrado pela influenciadora no #SelfieService. Gkay contou: “Eles foram até o fim. Eu não acreditei que eles iam fazer. E eles foram”. Ela ainda brincou sobre o próximo filme: “Vai ser um par romântico com uma pessoa que o Brasil não vai acreditar…”.
player2
player2