Fernanda Lima e Camila Pitanga podem ser chamadas a depor sobre polêmica da FIFA
Publicado em 3 de dezembro de 2013 16:46
Por Purepeople
A suposta rejeição da FIFA aos nomes de Camila Pitanga e Lázaro Ramos para apresentar o sorteio de grupos da Copa do Mundo 2014 foi parar na Justiça. O Ministério Público do Estado do São Paulo instaurou uma investigação criminal para apurar se houve motivação racista na substituição dos atores negros pela dupla Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert. Responsável pelo procedimento, o promotor Christiano Jorge Santos informa que, para esclarecer a situação, questionários foram encaminhados ao Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo; à empresa GEO Eventos, responsável pela parte artística do sorteio de grupos; e à Rede Globo, que teria sugerido os nomes de Camila e Lázaro. "Preciso saber o que levou a essa substituição. A partir das respostas, vou estabelecer a ordem das pessoas que pretendo ouvir. A convocação dos quatro atores envolvidos dependerá do que for falado. Fernanda, Rodrigo, Lázaro e Camila serão chamados, se for necessário, a título de esclarecimento", informa o promotor, e
Escolha de Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert para sorteio da Copa do Mundo será investigada (03 de dezembro de 2013)
Camila Pitanga e Lázaro Ramos teriam sido rejeitados para apresentar sorteio da Copa do Mundo
Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert serão os apresentadores do sorteio de grupos da Copa do Mundo 2014
Ministério Público quer saber se Camila Pitanga e Lázaro Ramos foram alvos de racismo
Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert podem ser convocados a prestar depoimento sobre polêmica envolvendo a FIFA
Camila Pitanga e Lázaro Ramos podem ser convocados a prestar depoimento sobre polêmica envolvendo a FIFA
Para promotor, Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert não representam a maioria étnica brasileira
A rejeição à escolha de Camila Pitanga e Lázaro Ramos foi classificada pela 'Forbes' como 'infeliz'
Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert estão juntos há 11 anos
Camila Pitanga e Lázaro Ramos protagonizaram a novela 'Lado a Lado', vencedora do Emmy Internacional
Veja + após o anúncio

A suposta rejeição da FIFA aos nomes de Camila Pitanga e Lázaro Ramos para apresentar o sorteio de grupos da Copa do Mundo 2014 foi parar na Justiça. O Ministério Público do Estado do São Paulo instaurou uma investigação criminal para apurar se houve motivação racista na substituição dos atores negros pela dupla Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert.

Responsável pelo procedimento, o promotor Christiano Jorge Santos informa que, para esclarecer a situação, questionários foram encaminhados ao Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo; à empresa GEO Eventos, responsável pela parte artística do sorteio de grupos; e à Rede Globo, que teria sugerido os nomes de Camila e Lázaro.

"Preciso saber o que levou a essa substituição. A partir das respostas, vou estabelecer a ordem das pessoas que pretendo ouvir. A convocação dos quatro atores envolvidos dependerá do que for falado. Fernanda, Rodrigo, Lázaro e Camila serão chamados, se for necessário, a título de esclarecimento", informa o promotor, em conversa com Purepeople nesta terça-feira (03).

Mais seriedade

Segundo Christiano Jorge Santos, a questão deve ser tratada com seriedade. Em coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (02) na Costa do Sauípe (BA), que receberá o evento, o diretor da Geo Eventos, Luiz Gleiser, rebateu as acusações de racismo. "Isso é bobagem, desculpe", avaliou.

Essa resposta é criticada pelo promotor. "Não consigo compreender essa posição. Existe o branqueamento da sociedade brasileira. As pessoas tendem a negar a existência de negros no nosso país. É uma situação estranha para o mundo. Quando se mostra um mundo de faz de conta, onde só existem brancos no Brasil, isso é negativo para a imagem do país no exterior", avalia.

Vale lembrar que recentemente a revista "Forbes", dos Estados Unidos, classificou o veto à escolha de Camila e Lázaro como "infeliz" e lembrou o esforço da FIFA para combater o racismo no futebol.

Casa Grande & Senzala

O sorteio de grupos da Copa do Mundo 2014 será realizado na próxima sexta-feira (06), com transmissão para 193 países, com estimativa de 500 milhões de espectadores. Alcione, Margareth Menezes, Olodum e Alexandre Pires serão algumas das atrações musicais do evento.

"Afirmaram que não são racistas por causa dessas escolhas. Para mim, isso só reafirma o tom racista nessa questão. O branco fica na casa grande e, o negro, na senzala. A apresentação ficou para o apresentador de olho azul. O batuque ficou com o negro", pontua o promotor.

Procurada por Purepeople, Camila Pitanga não quis se pronunciar sobre o assunto. "Já dei uma entrevista sobre isso e não quero mais falar sobre o tema", limitou-se a dizer. Em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", ela mostrou-se despreocupada com a polêmica. "Sinceramente, acho que a especulação é muito maior do que a situação. Até porque, não recebi convite oficial", disse.

Em um evento de moda, realizado em São Paulo, Fernanda Lima falou sobre o tema. "Venho trabalhando com a FIFA já há alguns anos. E fui chamada para esse trabalho há mais de seis meses", contou. "Fui convocada e, como tal, aceitei e vou fazer o meu trabalho. O que eu tenho a ver com isso? Só porque eu sou branquinha?", questionou.

(Por Anderson Dezan)

Sobre
Fernanda Lima
Fernanda Lima
Filha de Fernanda Lima impressiona por semelhança com Rodrigo Hilbert ao estrelar campanha: 'A cara do pai'. Fotos!
11 de maio de 2023 21:57
Todos os itens
Palavras-chave
Polêmica Justiça Futebol Principais notícias
Sobre o mesmo tema
No 'BBB 24', provocar pode ou não pode? Atitude de Leidy Elin gera polêmica; saiba o que Boninho disse sobre as regras do reality
No 'BBB 24', provocar pode ou não pode? Atitude de Leidy Elin gera polêmica; saiba o que Boninho disse sobre as regras do reality
12 de março de 2024
Irmão gato de Fernanda, do 'BBB 24', pode ser punido por postar fotos de sunga e sem camisa na web. Entenda!
Irmão gato de Fernanda, do 'BBB 24', pode ser punido por postar fotos de sunga e sem camisa na web. Entenda!
1 de abril de 2024
Notícias similares
Joana Sanz tem atitude íntima com Daniel Alves exposta por jornal espanhol e notícia gera revolta na web: 'Dois...'
Joana Sanz tem atitude íntima com Daniel Alves exposta por jornal espanhol e notícia gera revolta na web: 'Dois...'
30 de março de 2024
Atolado em dívidas, Alexandre Correa recebe nova cobrança milionária na Justiça. Saiba mais detalhes
Atolado em dívidas, Alexandre Correa recebe nova cobrança milionária na Justiça. Saiba mais detalhes
16 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias