





O Flamengo começou com o pé direito sua caminhada no Mundial de Clubes da FIFA nesta segunda-feira (16). Em noite de estreia no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, o rubro-negro venceu o Espérance, da Tunísia, por 2 a 0, com gol de Arrascaeta logo aos 16 minutos do primeiro tempo. A vitória garante ao time carioca a liderança provisória de seu grupo e coloca o clube em rota de colisão com o Chelsea, adversário da próxima sexta-feira (20).
Mas nem tudo foi festa. O capitão Gerson, envolvido em uma negociação para deixar o clube após o torneio, foi vaiado por parte da torcida na entrada em campo. O protocolo da FIFA segue o estilo norte-americano de apresentação individual dos jogadores. E, ao ser o último a ser anunciado, o camisa 8 recebeu uma mistura de vaias e aplausos, expondo a divisão da torcida sobre sua iminente saída para o Zenit, da Rússia.
O nome da noite foi Giorgian Arrascaeta. Camisa 10 e líder técnico do time, o uruguaio apareceu na área para concluir de primeira uma bela jogada coletiva iniciada por Varela e ajeitada por Luiz Araújo. Foi o 13º gol de Arrascaeta na temporada, consolidando sua fase artilheira e reafirmando seu papel de protagonista no elenco comandado por Filipe Luís.
Aos 70 minutos, Luiz Araújo marcou o segundo gol do Flamengo, com assistência de Jorginho, sacramentando a vitória rubro-negra.
Apesar de estar escalado como titular e carregar a braçadeira de capitão, Gerson entrou em campo sob olhares desconfiados. O meia tem acordo fechado com o Zenit, que já depositou a multa rescisória de 25 milhões de euros (cerca de R$ 160 milhões). A confirmação de sua saída gerou insatisfação em parte da torcida, que reagiu com vaias no estádio americano.
Durante a coletiva pré-jogo, Filipe Luís tentou blindar o atleta:
“Gerson é líder deste grupo, continua sendo importante e, até agora, nada mudou. A única coisa que posso dizer é que ele está focado aqui.”
O Flamengo iniciou a partida com um esquema 4-4-2, tendo Jorginho como novidade no meio-campo. Recém-chegado ao clube, o ítalo-brasileiro teve boa movimentação, mostrou visão de jogo e contribuiu para a organização ofensiva. A presença dele deu mais liberdade a Gerson e Arrascaeta, que criaram as principais jogadas.
Com uma posse de bola equilibrada, o time rubro-negro controlou as ações ofensivas, principalmente pelos lados, com destaque para Varela e Ayrton Lucas. Do outro lado, o Espérance tentava responder em contra-ataques, apostando na velocidade do atacante Belaïli, mas encontrou dificuldades diante da marcação alta do Flamengo.
A torcida rubro-negra fez bonito nas arquibancadas. Vindos de diversas partes dos Estados Unidos e do Brasil, os flamenguistas coloriram o estádio com bandeiras, faixas e cantos. A energia nas arquibancadas foi intensa durante os 90 minutos, com destaque para o momento da entrada dos jogadores, marcada por luzes e trilha sonora, no estilo showtime americano.
Antes da bola rolar, a festa já havia começado nas ruas da Filadélfia, com concentração de torcedores, batucada e clima de final.
Com a vitória, o Flamengo encaminha a classificação e agora se prepara para enfrentar o Chelsea, atual campeão europeu, na próxima sexta-feira (20). O duelo promete ser o mais difícil da fase de grupos e será um verdadeiro termômetro das ambições do clube no torneio.
A tendência é que o técnico Filipe Luís tenha o retorno de De La Cruz, poupado por conta de uma entorse no joelho, enquanto Alex Sandro segue em observação pelo departamento médico.


