Influencers são alvo de golpes digitais: como se prevenir? Expert dá dicas!
Publicado em 16 de junho de 2022 15:00
Por Purepeople Brasil | Redação
Apaixonados pelo universo de celebridades, beleza e estilo, TV, séries e muito mais!
Stefano Ferreira, advogado especialista em direito digital e mídias sociais, dá dicas para evitar golpes digitais nas redes sociais.
Influencers são alvo de golpes digitais: como se prevenir? Expert dá dicas!
Como se prevenir de golpes nas redes sociais? Expert dá dicas!
Dicas para evitar cair em golpes nas redes sociais
Stefano Ferreira é advogado especialista em direito digital e mídias sociais
Golpes em redes sociais cresceram no Brasil; veja como não cair
Em busca do sucesso nas redes, muitos influencers acabam caindo em golpes digitais
Especialista dá dicas para evitar golpes digitais nas redes sociais
Golpes comuns nas redes sociais e como evitá-los
Influencers são alvo de golpes digitais
Veja + após o anúncio

Estamos diante de uma revolução digital e isso é incontestável. Fomos impactados com uma restrição social causada pela pandemia e essa situação atípica nos trouxe para uma nova realidade: a do mundo digital, acompanhada de diversas oportunidades e transformações.

Mas a mudança não foi somente em questões de produtos consumíveis e, sim, no cotidiano de trabalho de diversos profissionais. O mundo digital nos mostrou a necessidade de um profissional mais dinâmico, flexível e antenado em questões tecnológicas, explica Dr. Stefano Ferreira, especialista em direito digital e mídias sociais.

Influenciadores e redes sociais

As mídias sociais alcançaram uma taxa de aumento de 40% no uso após a pandemia, segundo estudo realizado pela KANTAR (empresa especializada em pesquisa de mercado), e isso nos impôs uma nova realidade, a de que a presença digital não é opcional e sim obrigatória para as pessoas e empresas que tem interesse em crescer nesse mercado mostrando seus serviços ou oferecendo produtos através dos digitais influencers.

As redes sociais já são consideradas a 2ª maior fonte de informações, de acordo com FACEBOOK IQ. Já o direito digital, de acordo com a "análise do diretório nacional de advocacia", teve um crescimento de 59% em relação a 2021, e se mostra hoje como a área com maior crescimento no mundo jurídico.

Como se prevenir de golpes nas redes sociais?

Com a presença digital se tornando cada vez maior, também aumenta o número de crimes cometidos neste ambiente, os CIBERCRIMES. Conheçam os cibercrimes mais comuns cometidos nas redes sociais e como se prevenir:

GOLPE DA REDE SOCIAL INVADIDA/HACKEADA

Esse golpe consiste na invasão da conta da rede social de um usuário afim de aplicar golpes, geralmente os golpes ocorrem com anúncios falsos (anexo) levando os seguidores daquela conta a pensar que o seu verdadeiro dono que está oferecendo aqueles produtos.

Esse golpe é muito complicado, pois além do dono da conta sofrer com a perda de sua rede social ainda acompanha os seus seguidores e amigos sendo lesados ao tentarem adquirir produtos que não existem.

Dica: Ativar a proteção de dois fatores da rede social, assim, além da senha, a pessoa vai precisar de um código de acesso para entrar na conta.

Vale ressaltar que não devemos clicar em links desconhecidos.

GOLPE DA CONTA CLONADA

Como próprio nome já diz, CLONADA, ou seja, o golpista copia uma conta original e se passando por ela vende e lesa os consumidores como se fosse a conta de rede social original, como consequência o verdadeiro dono sofre com as reclamações e muitas vezes é intimado para comparecer na delegacia ou até mesmo ter que se defender judicialmente de processos que foram movidos indevidamente em seu nome.

GOLPE DA EXTORÇÃO VIRTUAL

O golpista entra em contato com algum usuário de rede social, procurando criar um laço de intimidade afim de trocar mensagens e fotos comprometedoras e, posteriormente ameaça de divulgar tais conversas ou imagens, pedindo dinheiro para que não venha a divulgar tais materiais.

Dica: Temos que tomar cuidado ao conversar com pessoas que não conhecemos pessoalmente, principalmente se essa pessoa for muito direta ao ponto de conversar intimamente.

Palavras-chave
Redes sociais Principais notícias Entretenimento
Sobre o mesmo tema
Salário de Ana Hickmann na Record e bens da mansão em São Paulo são penhorados pela Justiça, diz colunista
Salário de Ana Hickmann na Record e bens da mansão em São Paulo são penhorados pela Justiça, diz colunista
16 de abril de 2024
Rosa rege 2024 pela Numerologia: mais de 30 looks de famosas com a cor e + dicas de expert em moda para aderir ao tom
Rosa rege 2024 pela Numerologia: mais de 30 looks de famosas com a cor e + dicas de expert em moda para aderir ao tom
11 de dezembro de 2023
Notícias similares
Sabadou com Virgínia: influenciadora BOMBA audiência do SBT com presença da família e intimidade exposta; veja a repercussão!
Sabadou com Virgínia: influenciadora BOMBA audiência do SBT com presença da família e intimidade exposta; veja a repercussão!
7 de abril de 2024
Irmã mostra estado de Bruna Biancardi após término de noivado com Neymar
Irmã mostra estado de Bruna Biancardi após término de noivado com Neymar
1 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias