Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Namoro
Sertanejo
Últimos Web Stories
Famosos do esporte
Instagram dos famosos
Gravidez das famosas
Look de famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Pantanal
Novela Cara & Coragem
Novela Além da Ilusão
Novela Mar do Sertão
Novela O Cravo e a Rosa
Novela Poliana Moça
Novela Reis
Novela A Favorita
Resumo de novelas
Novela Será Isso Amor?
Novelas Mexicanas
Novelas Turcas
TV
A Fazenda 2022
Ilha Record
Masterchef Brasil
BBB 23
Reality Show
De Férias com o Ex
Casamento às Cegas
Domingão com Huck
Caldeirão
Mais Você
Encontro
Séries
Pacto Brutal
Filme 365 Dias
Cinema
Séries e filmes
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Virginia Fonseca
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Paolla Oliveira
Wanessa
Viviane Araujo
Marilia Mendonça
Jade Picon
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Inverno
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Beleza Madura
Dieta
Astrologia
Coluna É Trend!
Home Últimas Notícias

Influencers são alvo de golpes digitais: como se prevenir? Expert dá dicas!

Influencers são alvo de golpes digitais: como se prevenir? Expert dá dicas!
9 fotos
Veja as fotos!
Stefano Ferreira, advogado especialista em direito digital e mídias sociais, dá dicas para evitar golpes digitais nas redes sociais.

Estamos diante de uma revolução digital e isso é incontestável. Fomos impactados com uma restrição social causada pela pandemia e essa situação atípica nos trouxe para uma nova realidade: a do mundo digital, acompanhada de diversas oportunidades e transformações.

Mas a mudança não foi somente em questões de produtos consumíveis e, sim, no cotidiano de trabalho de diversos profissionais. O mundo digital nos mostrou a necessidade de um profissional mais dinâmico, flexível e antenado em questões tecnológicas, explica Dr. Stefano Ferreira, especialista em direito digital e mídias sociais.

Influenciadores e redes sociais

As mídias sociais alcançaram uma taxa de aumento de 40% no uso após a pandemia, segundo estudo realizado pela KANTAR (empresa especializada em pesquisa de mercado), e isso nos impôs uma nova realidade, a de que a presença digital não é opcional e sim obrigatória para as pessoas e empresas que tem interesse em crescer nesse mercado mostrando seus serviços ou oferecendo produtos através dos digitais influencers.

As redes sociais já são consideradas a 2ª maior fonte de informações, de acordo com FACEBOOK IQ. Já o direito digital, de acordo com a "análise do diretório nacional de advocacia", teve um crescimento de 59% em relação a 2021, e se mostra hoje como a área com maior crescimento no mundo jurídico.

Com a presença digital se tornando cada vez maior, também aumenta o número de crimes cometidos neste ambiente, os CIBERCRIMES. Conheçam os cibercrimes mais comuns cometidos nas redes sociais e como se prevenir:

GOLPE DA REDE SOCIAL INVADIDA/HACKEADA

Esse golpe consiste na invasão da conta da rede social de um usuário afim de aplicar golpes, geralmente os golpes ocorrem com anúncios falsos (anexo) levando os seguidores daquela conta a pensar que o seu verdadeiro dono que está oferecendo aqueles produtos.

Esse golpe é muito complicado, pois além do dono da conta sofrer com a perda de sua rede social ainda acompanha os seus seguidores e amigos sendo lesados ao tentarem adquirir produtos que não existem.

Dica: Ativar a proteção de dois fatores da rede social, assim, além da senha, a pessoa vai precisar de um código de acesso para entrar na conta.

Vale ressaltar que não devemos clicar em links desconhecidos.

GOLPE DA CONTA CLONADA

Como próprio nome já diz, CLONADA, ou seja, o golpista copia uma conta original e se passando por ela vende e lesa os consumidores como se fosse a conta de rede social original, como consequência o verdadeiro dono sofre com as reclamações e muitas vezes é intimado para comparecer na delegacia ou até mesmo ter que se defender judicialmente de processos que foram movidos indevidamente em seu nome.

GOLPE DA EXTORÇÃO VIRTUAL

O golpista entra em contato com algum usuário de rede social, procurando criar um laço de intimidade afim de trocar mensagens e fotos comprometedoras e, posteriormente ameaça de divulgar tais conversas ou imagens, pedindo dinheiro para que não venha a divulgar tais materiais.

Dica: Temos que tomar cuidado ao conversar com pessoas que não conhecemos pessoalmente, principalmente se essa pessoa for muito direta ao ponto de conversar intimamente.

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.