
A equipe de Milton Nascimento publicou um comunicado, na noite desta segunda-feira (03), para expor detalhes da situação desagradável enfrentada pelo cantor no Grammy 2025. Uma das maiores lendas da música latinoamericana, o artista brasileiro não foi convidado a se sentar nas mesas da premiação.
Os representantes de Milton explicam que o cantor não foi barrado e não ficou sem convite, no entanto, a produção do Grammy queria alocar o artista na arquibancada, longe das outras estrelas da música e de Esperanza Spalding. Foi graças ao álbum conjunto “Milton + esperanza” que o brasileiro ganhou uma indicação em uma categoria de jazz.
“Um dia antes, quando observamos os convites, constatamos que a Academia havia destinado um lugar para Esperanza, artista com quem Milton divide o disco indicado, nas mesas, entre os artistas principais ali presentes, enquanto destinaram para a lenda brasileira um lugar na arquibancada, desconsiderando não só toda a sua trajetória e prestígio em todo o mundo, como a sua idade avançada e impossibilidade de subir ou descer escadas”, expôs a equipe de Milton, de 82 anos.

O motivo alegado pela produção do Grammy é revoltante. “Quando questionados pela equipe de Esperanza, alegaram que ficariam nas mesas apenas os artistas que eles queriam no vídeo.
Tendo em vista a carreira vitoriosa, o reconhecimento e o respeito conquistado pelo genial artista brasileiro, optamos pela ausência dele na cerimônia principal”, destaca a equipe de Milton, que encerra com agradecimentos: “O Brasil é gigante, tal qual é Milton Nascimento”.
O descaso do Grammy com Milton foi exposto pela própria Esperanza. A cantora americana se sentou na mesa da premiação com uma placa que trazia a foto do brasileiro e os dizeres “Essa lenda viva deveria estar sentada aqui”. Na transmissão televisionada, foi possível ver o protesto da artista.
Nas redes sociais, Esperanza também se manifestou sobre o boicote a Milton. “Estou furiosa por esta lenda viva não ter sido considerada importante o suficiente para se sentar entre os artistas mais famosos”, postou a cantora.