
Ela rebolou, gritou, cantou, se fantasiou, amou e bateu sino. Se existe um lugar em que Gretchen nunca passa despercebida, esse lugar é um reality show. E agora, com o retorno confirmado à sétima temporada do “Power Couple Brasil”, a cantora, dançarina e ícone nacional atinge uma marca impressionante: oito realities no currículo! Se isso não é um recorde, a gente não sabe o que é.
Com mais de quatro décadas de carreira artística, Gretchen já fez de tudo. E quando a televisão descobriu os realities, ela se jogou com a coragem de quem não tem medo de mostrar a vida como ela é — com perrengues, risadas, tretas e muita purpurina.
Tudo começou lá atrás, em "Troca de Família", quando a eterna "rainha do bumbum", com seus cinco filhos e então marido, Demis Miranda, foi convidada a viver por uma semana na casa de outra família, uma experiência que exigia mais do que a habilidade de dançar. Ela teve que trocar de vida com Vanessa, uma mãe impaciente, e se adaptar a uma rotina menos organizada e com pouca demonstração de carinho. Foi complicado para a diva!

Em 2012, Gretchen foi parar em "A Fazenda". Mas, se você lembra, o reality da Record não teve um final feliz para a querida. Ao receber uma caixa com uma bandeira dos Estados Unidos, a cantora entrou em pânico, achando que algo havia acontecido com seu filho, que morava lá. Ela, então, tocou o sino e desistiu da competição, causando uma das cenas mais emblemáticas da temporada!
Foi também nesse programa que ela ficou famosa pelas reações impagáveis, principalmente nas discussões com Penélope Nova. Quem não lembra da treta do acelerador?
Gretchen não parou por aí. Em 2016, ela estreou no "Power Couple Brasil", ao lado do ex-marido, Carlos Marques. No jogo, também protagonizou brigas memoráveis e memes que entraram para a eternidade!

Apesar da relação não ter sobrevivido (o casal se separou em 2020 por uma traição), a participação de Gretchen foi um sucesso. Ela voltou em 2025 para a 7ª temporada, dessa vez com o atual marido, o músico Esdras Souza. Quais os planos para 2025? A mesma energia e carisma de sempre, agora com o marido ao lado – será que o relacionamento vai ser posto à prova?
Quem diria que a estrela da dança e da música também mandava bem na cozinha? Em 2017, Gretchen participou do "Duelo de Mães" e fez seu "Pappardelle à la Gretchen", enquanto a cantora Simony preparava um "Rocambole de Carne da Vovó". Um duelo gastronômico de respeito. Gretchen, acompanhada de seu filho Thammy Miranda, mostrou seu lado mais caseiro, enfrentando desafios como a dificuldade de acender o forno, já que estava acostumada com fogão elétrico.
O que mais ficou na memória do público foi o clima descontraído, as interações engraçadas com Thammy e a dedicação ao prato. Além disso, a disputa ficou ainda mais divertida com a participação de Simony, com direito a "roubos" de comida e um clima descontraído e competitivo.

Em 2018, Gretchen virou a própria Kris Jenner e estrelou seu próprio reality familiar na Globoplay, ao lado de filhos, netos e do marido. "Os Gretchens" acompanhou o cotidiano de três gerações de mulheres com opiniões fortes, discutindo tudo: religião, sexualidade, tretas e muito amor de mãe.
Com um jeitinho bem brasileiro de ser “Kardashian”, o programa virou queridinho por mostrar uma Gretchen íntima e autêntica – dividida entre os palcos e os dilemas da vida doméstica. Ainda dá pra maratonar na Globoplay!
Quem pensaria que Gretchen se transformaria em uma drag queen? Pois bem, em 2021, ela participou do "Drag Me as a Queen", mostrando uma faceta completamente diferente da sua imagem habitual. No programa, ela foi desafiada a se transformar e, de vestido de noiva, encantou os fãs, mostrando que a versatilidade está em seu DNA.
Em 2022, Gretchen entrou para o time das celebridades mascaradas. Ela participou da segunda temporada do "The Masked Singer Brasil" e, para a surpresa de muitos, apareceu sob a fantasia de Rosa. A cantora fez os fãs delirarem, deixando todos curiosos sobre quem estava por trás da máscara. Quando foi revelada, foi uma explosão de alegria e memes.