Em um catálogo cada vez mais dominado por romances juvenis e histórias leves sobre o primeiro amor e a vida adolescente, há um dorama na Netflix que foi ousado ao falar sobre a vida adulta com todas as suas dores, dilemas e pequenas alegrias. Mas talvez muitos de vocês que não entraram nas obras da plataforma a fundo sequer conheçam essa história.
Lançado em 2022, 'Trinta e Nove' (em inglês 'Thirty-Nine') passou quase despercebido pelo grande público, mas é uma das produções mais interessantes dos últimos anos. Com apenas 12 episódios, a série é como um carinho para quem enfrenta as incertezas, perdas e responsabilidades que chegam junto com a maturidade.
O dorama acompanha a vida de três amigas inseparáveis, todas prestes a completar 40 anos: Cha Mi-jo (Son Ye-jin) é uma dermatologista bem-sucedida que busca equilíbrio entre carreira e vida pessoal, enquanto Jung Chan-young (Jeon Mi-do) é uma professora de atuação que enfrenta um diagnóstico devastador. Já Jang Joo-hee (Kim Ji-hyun) é uma gerente tímida de uma loja de cosméticos que tenta encontrar coragem para se abrir ao mundo.
Não espere grandes reviravoltas ou aquela série que prende sua atenção com um bom suspense, como é o caso de outras produções. 'Trinta e Nove' aposta na simplicidade ao retratar a amizade feminina no dia a dia, incluindo o apoio em momentos difíceis, risadas e o bom e velho 'ombro amigo' em momentos de pura dor.
Mas, muito além da amizade das protagonistas, o dorama aborda suas vidas pessoais, os relacionamentos amorosos, vínculos familiares e, principalmente, a forma como cada uma delas lida com a dificuldades da vida.
'Trinta e Nove' é um dorama que nos lembra que não precisamos ter todas as respostas aos 39 anos, muito menos antes disso. Uma das maiores lições da série é que a vida é feita de começos e finais, e que a amizade verdadeira pode ser o maior presente em meio às tempestades que enfrentamos diariamente.
Apesar de ter sido ofuscado por produções mais populares, 'Trinta e Nove' é uma obra que merece ser redescoberta na Netflix. Ele não foge da dor que estamos sujeitos a passar, mas também não deixa de lado a esperança... para quem está enfrentando os desafios da vida adulta, assistir a esse dorama é como encontrar um amigo que te entende sem precisar de muitas palavras.
Talvez, no fim, o seu maior propósito seja nos fazer refletir que o que verdadeiramente importa na vida, muito além de status e sucesso, são os laços que construímos e os momentos que compartilhamos.