Jonatas Faro virou assunto nas redes sociais nesta sexta-feira (2) após revelar, em rede nacional, que está se relacionando com um homem fora de "A Fazenda 18". Em uma conversa com outros peões, o ex-galã da Globo, que interpretou Conrado em "Cheias de Charme", contou ter conversado com o namorado e dito que ele poderia seguir com a própria vida do lado de fora caso não concordasse com alguma atitude sua durante o jogo.
"Eu falei para ele: 'Se você assistir alguma coisa que não te agrade, pode seguir'. Eu sou esse cara. Eu falei assim: 'Se você assistir coisa e não te agradar, vai! Depois você me comunica'. Juro, sou desses assim", disse ele aos outros peões.
No recorte que viralizou no X, antigo Twitter, ninguém reage com choque. Algo que poderia acontecer, tendo em vista que Jonatas nunca havia falado publicamente sobre sua orientação sexual em veículos de comunicação. A conversa, inclusive, dá a impressão de que Faro já havia contado a informação anteriormente... e pasmem: ele contou.
Stephanie Gomes, primeira eliminada de "A Fazenda 18", já havia afirmado que Jonatas era bissexual. Segundo ela, o ator falou sobre o assunto dentro do confinamento. Em 26 de setembro, durante uma entrevista no Link TV, Dudu Camargo questionou a ex-peoa sobre o tema.
"Fora da casa você falou sobre a sexualidade do Jônatas Faro", pontuou Dudu. "Sim. Ele se assumiu lá dentro. Ele falou que era bi", rebateu a loira. "Isso foi ao ar?", quis saber Camargo. "Não sei!", reagiu ela.
Parte dos internautas passou a questionar se a Record teria deixado de exibir outras falas do ator sobre sua sexualidade. Alguns chegaram a acusar a emissora de evitar o tema para não contrariar um público mais conservador!
Vale destacar que a Record é controlada por Edir Macedo, fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, e mantém uma relação histórica com a instituição religiosa. A programação da emissora, porém, é generalista e reúne jornalismo, entretenimento, realities e dramaturgia. Ao mesmo tempo, a Record construiu uma tradição de produções bíblicas, como "Jesus" e "Reis", o que ajuda a explicar a associação frequente do canal com o universo evangélico.
Dentro desse contexto, alguns internautas fizeram a associação entre a fala de Jonatas e uma suposta decisão editorial da emissora. "Nem foi e nem vai para o ar, porque a Record não divulga absolutamente nada relacionado a isso. Tanto que, em beijos homoafetivos, eles cortam as câmeras e nunca mostram no canal de TV aberta. Mas, quando algum participante faz homofobia, eles fazem um grande discurso dizendo que a emissora não compactua", disparou um perfil no X.
"A Record não mostra quando é um relacionamento homoafetivo. A vencedora da 'Fazenda Verão' tinha um relacionamento lá dentro e nunca mostrou nada", disse outro, fazendo alusão a Angelis Borges e Manoella Stoltz.
A lembrança tem um precedente real. Angelis e Manoella viveram um romance durante a temporada exibida pela Record em 2012. A relação chegou a ser reconhecida pela própria emissora, mas a edição do programa foi alvo de críticas pela maneira econômica como mostrava as duas juntas. Anos depois, o UOL, por exemplo, classificou o romance como um caso de relacionamento lésbico que teria sido "boicotado" pela edição do reality.