Juan Paiva estreou essa semana em "Malhação - Viva a Diferença" como o motoboy Anderson, irmão de Ellen (Heslaine Vieira), uma das "Five", que será disputada por Jota (Hall Mendes) e Fio (Lucas Penteado). O jovemse envolve com a sansei Tina (Ana Hikari). Só que a mãe da moça não aceita o relacionamento, porque deseja que a filha se case com um descendente oriental como ela. Assim como Anderson, Juan também sofre preconceito racial. "Para mim já se tornou normal, mas na primeira vez que eu sofri mesmo fiquei malzão. A galera é bastante cruel. Hoje eu levo de boa. Um dia desses eu estava com o Koka (Lucas Penteado, que faz o Fio) conversando e uma pessoa ficou com medo de passar entre a gente. Foi estranho e ruim pra caramba, mas a gente já vem tomando há muito tempo e agora é normal. Aprendemos a lidar, não esquenta mais a cabeça, como já esquentou várias vezes", desabafa, em entrevista ao Purepeople. Na próxima novela das nove, "O Outro Lado do Paraíso", o racismo também será tratado, através da personagem de Eliane Giardini.
Juan não sabia andar de moto quando ganhou o papel. "Estou aprendendo agora, tirando a carteira. Eu moro no Vidigal e lá tem muitos mototáxis. Tenho vários colegas mototaxistas e pedia ajuda deles, até para emprestar a moto", conta. O ator faz parte do projeto "Nós do Morro" desde os 8 anos. "Tive Roberta Rodrigues, Thiago Martins e outros atores de lá como referência", conta. "Antes de fazer teatro pensava em ser pediatra, devido ao seu problema de bronquite asmática e quase toda semana ia ao hospital. Aí fui crescendo, fui vendo que médico tem que estudar bastante, fui fazendo teatro e o escolhi."
Previsto para estrear em julho, o ator já rodou o filme "Correndo Atrás", uma comédia que tem roteiro de Hélio de la Peña, em que contracenou com Ailton Graça. No longa, assim como na novela "Totalmente Demais" , quando Juan deu vida ao estudante Wesley que ficou deficiente após um acidente, o personagem também tem uma deficiência. "É engraçado isso de deficiente, porque quando começamos fizeram piada dizendo que isso estava me perseguindo", brinca.