





Poucos doramas conseguiram resistir tão bem ao tempo quanto 'Winter Sonata', também conhecido por muitos como 'Sonata de Inverno'. Lançado em 2002 e disponível no Viki, o drama sul-coreano abriu as portas para uma era de ouro dos k-dramas ao redor do mundo, especialmente os românticos, até chegarmos à febre que são hoje.
'Winter Sonata' acompanha a história de Joon-sang (vivido por Bae Yong-joon), um jovem introspectivo que se muda com sua mãe para uma cidade rural, em busca de pistas sobre o paradeiro de seu pai biológico. Em sua nova escola, ele conhece Yoo-jin (Choi Ji-woo), uma garota doce e com um coração acolhedor. O que começa como uma amizade logo se transforma em um amor profundo, mas que tem suas marcas.
Como toda grande história de amor, esse também é um dorama que vai te arrancar lágrimas. Um acidente grave acabou fazendo com que Joon-sang perdesse a memória e, aproveitando da situação, sua mãe, que nunca aceitou o relacionamento, o leva para fora do país, destruindo tudo o que aqueles jovens construíram e sonharam por um bom tempo.
Anos depois, Yoo-jin, agora adulta e prestes a se casar com outro homem, reencontra Joon-sang (ou alguém idêntico a ele). Tomada pela dúvida de que ele não se lembra de nada ou é apenas uma pessoa muito parecida, ela se vê abalada emocionalmente e passa a se questionar sobre a vida que o seu primeiro amor viveu em todos estes anos. E, então, seu coração volta a arder em chamas.
Muito mais do que uma história de amor, 'Winter Sonata' foi um fenômeno em toda a Ásia e avançou por todo o mundo com o chamado 'Hallyu', conhecido como a 'Onda Coreana' crescente de filmes e séries pelo mundo. Em uma era onde nem existia as plataformas de streaming que hoje facilitam essa proporção, este foi um sucesso gigantesco.
Mas, muito além de sua popularidade, que garantiu até uma estátua dos protagonistas onde foi filmado, 'Winter Sonata' também ditou o que veio a seguir: histórias de amor mais profundas, trilhas sonoras melancólicas, atuações que foram além do cotidiano coreano e entregaram um novo modelo de série para o público. Ah, não podemos negar que a fotografia estava além do tempo e o roteiro foi coisa de outro mundo.
Se você ama doramas e ainda não assistiu 'Winter Sonata', talvez esteja se negando a prestigiar um dos melhores k-dramas de sua vida. Esta é uma daquelas séries que não envelhecem com o passar dos anos e assistir hoje, aos 20 ou 30 e poucos anos (ou até mais), pode ser uma experiência ainda mais tocante do que quando se tem 15 e está começando a entender o amor.
Por isso, se você tem uma lista de "doramas para assistir antes de morrer", pode ter certeza que 'Winter Sonata' deve ter um lugar garantido por aí. Porque, cá entre nós, algumas histórias são intensas como o inverno.


