Lícia Manzo faz balanço final da novela 'Sete Vidas': 'Entrega e envolvimento'
Publicado em 10 de julho de 2015 06:07
Por Purepeople
"Não definiria 'Sete Vidas' como uma novela de grandes viradas ou reviravoltas", diz a autora
Lícia Manzo sobre não ter vilões na novela 'Sete Vidas': "O que interessa para mim não é como as pessoas enganam umas às outras, mas como elas enganam a elas mesmas'; a chega ao fim nesta sexta-feira, 10 de julho de 2015
'Sete Vidas', a segunda novela Lícia Manzo, é um sucesso de crítica e de público
Lícia Manzo repete em 'Sete Vidas' dobradinha com Jayme Monjardim, estabelecida em 'A Vida da Gente', de 2011
Lícia Manzo afirma que apesar de ter uma ideia prévia, prefere não bater o martelo de antemão sobre quais casais ficam juntos, na novela 'Sete Vidas', Júlia (Isabelle Drummon) e Pedro (Jayme Matarazzo) vão reatar no último capítulo
Lígia (Debora Bloch) e Miguel (Domingos Montagner) também ficam jutnos no final da novela 'Sete Vidas'
'Personagens instáveis, ambíguos e vulneráveis, sempre parecerão para mim mais interessantes', afirma Lícia Manzo sobre a novela 'Sete Vidas'
Miguel (Domingos Montagner) se reúne com Lígia (Debora Bloch) e seus sete filhos - Felipe (Michel Noher) em vídeo, no computador e Júlia (Isabelle Drummond) filha por consideração - no fim da novela 'Sete Vidas', de Lícia Manzo
Veja + após o anúncio

Em seu centésimo sexto capítulo, a novela "Sete Vidas" chega ao fim nesta sexta-feira (10). Com sua segunda trama no horário das seis, Lícia Manzo repete o sucesso de "A Vida da Gente", ambas elogiadas tanto pelo público quanto pela crítica. Em conversa com o Purepeople, a autora faz um balanço final do folhetim e fala sobre uma das características mais fortes de sua obra, o conflito interno dos personagens: "Os maiores e mais importantes acontecimentos, acredito, ocorrem no íntimo de cada um". Fique por dentro do que acontece no último capítulo e confira abaixo a entrevista completa!

Purepeople: Que avaliação você faz de "Sete Vidas", expectativas alcançadas?

Lícia Manzo: Saio deste trabalho com minha crença renovada no poder da colaboração, da parceria. 'Sete Vidas' deve muito a cada ator, autor, diretor e técnicos envolvidos no processo. Cada um fez da novela o seu projeto pessoal. O que estava sendo dito ali me pareceu ser relevante para cada um. Todos trabalharam com entrega e envolvimento por este projeto.

Você acompanha os comentários do público sobre a novela pelas redes sociais?

As redes sociais cumprem um papel importante na TV: é um fórum vivo, democrático. Uma ferramenta muito interessante para autores, atores, direção.

A torcida do público se divide entre Miguel ou Vicente e Pedro ou Felipe. Desde a sinopse você já sabe quem vai ficar com quem, ou decide ao longo da trama? A torcida do público influencia de alguma maneira?

Conhecer previamente o final de qualquer trama ou personagem tiraria para mim a graça de escrever. É claro que existe um planejamento, mas o processo é feito de surpresas, imprevistos, descobertas. Por mais que um navegador saia para o mar de posse de uma carta náutica e com uma rota pré-estabelecida, é seu instinto e interação com o mar que irão desenhar a viagem.

O que você acha sobre a crítica de que "falta testosterona" em "Sete Vidas"?

Ao ser criticado certa vez por seus diálogos supostamente pobres, Nelson Rodrigues respondeu a um jornalista: 'Você não sabe o quanto me custa empobrecê-los'. No caso dos personagens masculinos de 'Sete Vidas', me ocorre parafrasear Nelson na medida em que cada rachadura, imperfeição ou vulnerabilidade que neles existe partiu de uma decisão dramática medida e pesada de minha parte. Poderia, claro, ter optado por desenhar tipos seguros, assertivos, heróicos, mas personagens instáveis, ambíguos e vulneráveis, sempre parecerão para mim mais interessantes, humanos ou reais. No caso do comentário em questão, me parece curioso que a mesma qualidade frágil, instável, confusa, não tenha sido também percebida nas personagens femininas da novela, já que houve um esforço consciente de minha parte para desenhá-las também desta forma. Minha intenção foi fazer de Lígia, a protagonista, uma mulher afetivamente subjugada a um homem que entra e sai de sua vida a seu bel prazer. Júlia, a protagonista jovem da trama, chega a casar-se no início para atender a um anseio de sua mãe, Marta. Do mesmo modo, Irene consome a vida no trabalho para atender às expectativas de sua mãe, Dália, uma dona de casa frustrada. Marlene, por sua vez, acoberta as falhas do namorado abusador por temer ficar sem um parceiro. Mesmo na trajetória de Marta e Eriberto: ela atravessou a trama do mesmo modo abusador, defendido; ele buscou o tempo todo fazer da relação dos dois algo de verdade, e, ao final, teve a coragem, a bravura, de deixar seus temores para trás e assumir o que sente – o que para mim é demonstração de força e não o contrário.

No Twitter, muitas pessoas comentam seu encantamento por "Sete Vidas" não ter um vilão. O conflito interno e o drama criado pelas situações da vida seriam uma espécie de digital da sua dramaturgia?

John Cassavetes escreveu uma vez: "O que interessa para mim não é como as pessoas enganam umas às outras, mas como elas enganam a elas mesmas'. Meu interesse na vida e na arte tende a ser exatamente o mesmo.

A cena do karaokê com Lígia e Miguel lembra muito uma cena de "A Vida da Gente", com Manu e Gabriel, em que ficam na dúvida se a música é de Chico ou Caetano. Foi coincidência ou é mesmo uma homenagem?

Sim, a situação é basicamente a mesma: lá, a discussão era a respeito de 'Samba e Amor' - uma canção de Chico Buarque às vezes atribuída a Caetano Veloso; aqui a aposta surge a partir de 'Você não entende Nada' – canção de Caetano que é atribuída a Chico em cena. Tudo o que escrevo, acredito, termina contaminado por Caetano, Chico, Beatles, Tom Jobim - minhas admirações maiores, confessas - e talvez por isso a tentativa de repetir a homenagem.

(Por Samyta Nunes)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Sobre
Novela Sete Vidas
Novela Sete Vidas
'Sete Vidas' entra para a lista das melhores novelas. Veja top 30!
11 de julho de 2015 06:50
Final da novela 'Sete Vidas' dispensa clichês e dá um show de dramaturgia
10 de julho de 2015 20:22
Novela 'Sete Vidas' chega ao fim. Veja desfechos de todos os personagens!
10 de julho de 2015 11:58
Novela 'Sete Vidas': Lígia e Miguel ficam juntos. Veja retrospectiva do casal!
9 de julho de 2015 19:16
Todos os itens
Palavras-chave
Novelas TV Principais notícias Entrevista
Sobre o mesmo tema
Caso Kayky Brito: motorista envolvido em acidente do ator compra carro novo e revela importante mudança na vida
Caso Kayky Brito: motorista envolvido em acidente do ator compra carro novo e revela importante mudança na vida
11 de outubro de 2023
Juliana Paes entrega medo de se tornar 'nova Fernanda Montenegro' em remake da novela 'Renascer': 'Tem que dar...'
Juliana Paes entrega medo de se tornar 'nova Fernanda Montenegro' em remake da novela 'Renascer': 'Tem que dar...'
10 de outubro de 2023
Notícias similares
'Mexi onde não devia': Ana Hickmann acusa Alexandre Correa de fraude, desvio de dinheiro e falsidade ideológica
'Mexi onde não devia': Ana Hickmann acusa Alexandre Correa de fraude, desvio de dinheiro e falsidade ideológica
26 de novembro de 2023
Globo apela com novela 'Renascer' em show de Ivete Sangalo no Maracanã. Veja o que aconteceu!
Globo apela com novela 'Renascer' em show de Ivete Sangalo no Maracanã. Veja o que aconteceu!
21 de dezembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias