Maquiagem sem danos à saúde dos olhos: oftalmologista lista cuidados para evitar erros comuns
Atualizado em 1 de abril de 2022 19:20
Publicado em 21 de março de 2022 17:18
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
Para aliar beleza e saúde ocular, é preciso ficar de olho em alguns pontos na hora de se maquiar: confira a seguir dicas de especialista para seu dia a dia!
Maquiagem sem danos à saúde dos olhos: oftalmologista lista cuidados para evitar erros comuns Maquiagem x saúde dos olhos: médico lista erros comuns e como evitá-los Irritações nos olhos podem aparecer por conta do uso de maquiagem vencida ou imprópria para o uso. Maquiagem com glitter deve ser removida com atenção para não causar danos aos olhos Sabia que a maquiagem aplicada incorretamente nos olhos pode trazer prejuízos e inflamações à região?
Veja + após o anúncio

Se você ama maquiagem, provavelmente adora descobrir novos tutoriais de beleza e conhecer produtos que vão deixar seu visual ainda mais incrível. Mas já parou para pensar na importância de aliar a make à sua saúde ocular? Segundo o médico oftalmologista Renato Neves, diferentes situações podem colocar em risco a região.

"Um dos erros mais comuns que a gente vê diariamente é a mulher se maquiar enquanto dirige, a caminho do trabalho ou até mesmo de uma festa. Além de aumentar as chances de um acidente de trânsito, a instabilidade do momento pode favorecer, por exemplo, que o lápis ou ainda o aplicador de rímel atinja a córnea", conta o diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos (SP).

+ Veja mais notícias no canal especial sobre saúde, beleza e estilo

Arranhar a córnea é um dos problemas mais recorrentes e preocupantes durante a maquiagem, já que a escoriação pode evoluir para uma infecção e colocar em xeque a visão da paciente. O especialista também ressalta a importância de manter os produtos dentro da data de validade.

A maioria dos itens de maquiagem para os olhos contém substâncias que evitam a proliferação de bactérias. Além dos cuidados no manuseio, armazenamento e tempo de uso, vale ressaltar que maquiagem de qualidade inferior, sem selo de qualidade ou aprovação dos órgãos responsáveis pela fiscalização, contribui bastante para o surgimento de problemas oculares.

Ele ainda acrescenta: "Se até mesmo produtos dermatologicamente testados e aprovados podem desencadear reações alérgicas, causando vermelhidão, irritação, inchaço e até mesmo infecção, imagine o risco de se usar um produto de origem duvidosa". A seguir, Renato Neves lista sete dicas para se maquiar com segurança:

1. Reserve tempo para se maquiar

A maquiagem mais básica possível inclui produtos para a região dos olhos, seja lápis, rímel ou sombra (ou todos juntos).

"Sendo assim, é importante dedicar alguns minutos antes de sair de casa para se maquiar num ambiente bem iluminado e prestar atenção na hora de aplicar lápis ou delineador. O uso deve ser externo, jamais na parte interna do olho", orienta.

2. Todo cuidado é pouco com glitter e purpurina

Quem ama uma dose extra de brilho nos olhos, precisa de atenção multiplicada. "O uso deles requer cuidado dobrado para que nenhuma partícula inadvertidamente atinja a parte interna do olho", diz.

"A festa sempre acaba mais cedo para quem se descuida e o glitter acaba arranhando a córnea. Nestes casos, é fundamental procurar um serviço de pronto-atendimento em oftalmologia", alerta Dr. Renato.

3. Lentes de contato e maquiagem: fique atenta à essa combinação

Segundo o médico, usuários de lentes de contato são bem mais suscetíveis a problemas oculares relacionados ao uso de maquiagem.

"Isto porque alguns produtos podem acidentalmente entrar em contato com a lente e contaminá-la, podendo causar até mesmo uma infecção. Sendo assim, uma escolha se faz necessária: ou a maquiagem pesada nos olhos, ou as lentes", sugere.

4. Evite compartilhar maquiagem

Para o oftalmologista, é importante, até mesmo quando se recorre a um salão de beleza para fazer cabelo e make de forma profissional, carregar consigo seus próprios itens de maquiagem.

"Principalmente aqueles usados nos olhos. Esse cuidado é fundamental para evitar contaminação por bactérias. Nem mesmo entre amigas ou irmãs esse hábito deve ser estimulado", afirma.

5. Substitua produtos duas ou três vezes ao ano

A maquiagem utilizada nos olhos deve ser substituída, segundo o médico, a cada quatro meses, no máximo seis. Isto porque, com o uso, as características do produto vão se modificando e aumentam as chances de contaminação.

"O ideal, então, é não esperar que o rímel comece a apresentar grumos ou forte odor para só então descartá-lo. A essa altura, os riscos já são consideráveis. Também é fundamental descartar a maquiagem logo depois de uma infecção ocular, a fim de evitar que as bactérias se espalhem e continuem a representar um risco para a saúde ocular", afirma.

6. Cílios postiços devem ser retirados no fim da festa

Quando o assunto é moda festa, muitas mulheres optam por um adicional de volume aos olhos com cílios postiços. Segundo Dr. Renato, o recurso de make deve ser usado com moderação. "A curvatura dos cílios é naturalmente programada para que eles se toquem, durante mais de 20 mil piscadas diárias, sem que um interfira no outro", explica o médico.

"Quando os cílios são obrigados a 'suportar' o peso dos fios artificiais, isso faz com que eles se toquem de forma diferente, podendo grudar, entortar e até arranhar a visão. Há também o risco de uma conjuntivite química e inclusive de lesões de gravidade variável em função do contato com a cola utilizada. Sendo assim, nada de passar o dia inteiro de cílios postiços e muito menos dormir com eles. Eles podem ser usados com cautela para ir a uma festa e devem ser retirados logo depois", assegura.

7. Dormir de maquiagem pode causar irritações no olho

Além de ser prejudicial para a pele, dormir com maquiagem aumenta as chances de problemas oculares.

"Os olhos são extremamente sensíveis e não é raro que, no contato com o travesseiro, a maquiagem acabe entrando em contato com a parte interna da pálpebra ou ainda com a córnea, podendo no mínimo causar uma irritação", indica o oftalmologista.

Já sabia de todas essas dicas ou vai passar a aplicá-las de agora em diante no seu dia a dia?!

Palavras-chave
Beleza Beleza & Estilo Saúde Principais notícias Maquiagem Galeria Vertical
Sobre o mesmo tema
Larissa Manoela dona de casa! Sem maquiagem, atriz pega no rodo e ajuda o marido em faxina pesada: 'Rodrigo Hilbert que se cuide'
Larissa Manoela dona de casa! Sem maquiagem, atriz pega no rodo e ajuda o marido em faxina pesada: 'Rodrigo Hilbert que se cuide'
27 de fevereiro de 2024
Skincare no Outono: Saiba quais cuidados são essenciais para cuidar da pele na nova estação
Skincare no Outono: Saiba quais cuidados são essenciais para cuidar da pele na nova estação
23 de março de 2024
Notícias similares
Angélica, aos 50 anos, esbanja beleza natural em cliques sem maquiagem e detalhe chama atenção: 'O tempo só valoriza'
Angélica, aos 50 anos, esbanja beleza natural em cliques sem maquiagem e detalhe chama atenção: 'O tempo só valoriza'
31 de janeiro de 2024
BBB 24: Como ter a 'pele de boneca' de Raquele, assunto na casa e nas redes sociais!
BBB 24: Como ter a 'pele de boneca' de Raquele, assunto na casa e nas redes sociais!
29 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias