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Marcha atlética na passarela: grife tem performance inusitada em fashion week

Marca finlandesa AALTO coloca modelos em ritmo de marcha atlética em desfile que aconteceu no último dia 18 de junho, na Semana de Moda de Milão
Estilista justifica atuação como representação da força e do poder feminino e mostra da mulher com uma rotina corrida. Sua intenção era representar mulheres praticando esportes considerados tradicionalmente masculinos. Tecidos fluidos e um constraste com a moda esportiva deram o tom da apresentação, que foi bem mais rápida que os desfiles tradiconais da semana de moda francesa.

Para celebrar o poder feminino e a força da mulher em sua rotina agitada, a marca finlandesa AALTO apresentou seu desfile da coleção Primavera/verão 2019 em ritmo de marcha atlética. Inusitada, a performance aconteceu no último dia 18, na semana de moda de Milão, da qual também participou a Dolce & Gabbana. Nela modelos e atletas profissionais atravessaram a passarela como se estivessem em uma competição esportiva ao invés do tradicional caminhar de desfile. O show mostrou o oposto do glamour que costuma permear o universo fashion. Tênis no lugar dos saltos altos e looks práticos em vez de vaporosos.

Desfile com ritmo acelerado

O show foi considerado o mais rápido já apresentado em uma semana de moda, durando apenas quatro minutos e meio. Diretor criativo da marca, Tuomas Merikoski afirma ter se inspirado no livro "Strong Is the New Pretty", da fotógrafa americana Kate T. Parker, com fotos de garotas atléticas e praticando esportes tradicionalmente masculinos e competitivos. Segundo ele, seu olhar se voltou para os esportes pouco praticado por mulheres.

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Poder da mulher em alta

Na coleção, tecidos fluidos e em tons pastel contrastavam com o mood esportivo representado, não só pela performance, mas através dos tênis de corrida em tons flúor e itens típicos do estilo sporty,favorito entre as cantoras pop, como leggings, bodys e tops em lycra, parkas e casacos de moletom com capuz. Arrematando a ideia da "mulher pé no chão", a alfaiataria tradicional em looks práticos e adróginos reforçam o conceito apresentado para uma cliente que trabalha e tem a vida corrida. Nada de salto alto, desconforto e acessórios over. Tudo bem contido, prático, mas igualmente feminino. A feminilidade aliás se revelou nos tons lavados, de lavanda a amarelo limão, nas estampas geométricas e nos decotes inusitados, além das luvas, que complementaram o styling em alguns dos looks.

Contraste entre materiais

Baseada em Paris, a grife foi criada em 2014 pelo designer finlandês Tuomar Merikoski, que já passou pelas equipes da maisons francesasLouis Vuitton (marca que vestiu modelo russa que participou da abertura da copa) e na Givenchy (grife usada por Meghan Markle no último evento real). Merikoski afirma que seu objetivo com a grife própria é mostrar o jovem finlandês fora do estereótipo. A marca aposta nos contrastes, como foi apresentado em sua Primavera/Verão 2019. Os contrapontos entre tecidos, como o algodão dos trajes típicos da Finlândia, por exemplo, em oposição a materiais tecnológicos como os das roupas esportivas fazem parte do DNA da marca.

(Por Deborah Couto)

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