Preta Gil, que morreu neste domingo (20) em decorrência de complicações do câncer, deixa um único filho, Francisco, hoje com 30 anos. O cantor é fruto do relacionamento da mãe com o ator Otávio Müller. Em sua última aparição na TV, no “Domingão com Huck”, a artista confessou que se interessou pelo ex graças à novela “Vale Tudo”
Otávio estreou na televisão como o personagem Sardinha, melhor amigo de Solange Duprat. "Me apaixonei pelo pai do meu filho assistindo à ‘Vale Tudo’. O Otavio fazia o Sardinha, eu era apaixonada pelo Sardinha. Fui atrás de ficar com o Sardinha e fiquei com o Sardinha. Temos um filho juntos. Novela também faz isso com a gente, desperta desejos, vontades", revelou Preta.
Na ocasião, Preta foi convidada para entoar a música “Brasil”, tema de abertura da novela. Foi no mesmo programa que ela confirmou a ida para os Estados Unidos para tentar um tratamento alternativo.
Preta e Otávio engataram um namoro no início dos anos 1990. "Na época, estava me separando de uma namorada e aí a Preta veio e me tomou. Ela me pegou e botou no colo. A gente ficou muito amigo inicialmente. Dali a pouco, a gente se apaixonou”, contou ele em depoimento publicado na revista Quem. A separação aconteceu no mesmo ano do nascimento de Francisco, mas os dois se mantiveram amigos até a partida da cantora.
Preta foi diagnosticada com um câncer colorretal em janeiro de 2023 e passou por quimioterapia nos meses seguintes. No mesmo ano, o tratamento precisou ser interrompido após um choque séptico, que quase a levou a óbito.
A primeira cirurgia aconteceu em agosto de 2023, para a retirada do tumor no intestino. Em meio à recuperação, Preta usou provisoriamente uma bolsa de ileostomia e posava orgulhosa com o objeto nas redes sociais. Ela dizia que não tinha vergonha, pois aquilo a ajudava rumo à cura do câncer.
Após a cirurgia, o câncer de Preta entrou em remissão e a cantora voltou à sua rotina de trabalho dentro da normalidade possível. Fez shows, curtiu o Carnaval de Salvador, lançou um livro, comandou o programa “TVZ”, no Multishow. Até que, em agosto de 2024, ela anunciou a volta da doença já em metástase em quatro pontos: dois linfonodos, um nódulo no ureter e no peritônio.
Preta passou por uma cirurgia de 21 horas em dezembro do ano passado, onde retirou os tumores e parte do intestino grosso. Com isso, ela adotou uma bolsa de colostomia definitiva.
Em maio, Preta embarcou para os Estados Unidos. Ela revelou que as possibilidades de cura já haviam se esgotado no Brasil e, por isso, buscaria tratamentos alternativos lá fora. “Tem muita coisa pra fazer aqui nessa vida, então, eu me recuso a aceitar que se findou pra mim agora. Acho que ainda tenho aí uma caminhada.”