‘Terra Nostra' está de volta nesta segunda-feira, 1º de setembro, fazendo o telespectador viajar pela imigração italiana e a sofrida história de amor de Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio).
Com elenco primoroso, a novela de Benedito Ruy Barbosa foi campeã de audiência no ano 2000 e agora retorna substituindo ‘História de Amor’, na Faixa Especial da Globo. Entre os nomes que despontaram na trama estão duas crianças que conquistaram o público e seguiram carreira: Nicolas Prattes e André Luiz Miranda.
Nicolas Prattes, hoje com 28 anos e marido de Sabrina Sato, tinha apenas 3 anos quando estreou na TV como Francesquinho, filho do casal de protagonistas.
Apesar da pouca idade, o ator guarda lembranças inusitadas dos bastidores. “Esse é o último capítulo de 'Terra Nostra'. E tem uma curiosidade! Nesse dia eu tinha saído pra brincar pelos Estúdios Globo e sentei num formigueiro, daquela formiga vermelha, quente”, contou no 'Caldeirão com Mion' em 2024.
Ele recorda que a avó, responsável por acompanhá-lo nas gravações, foi quem o socorreu. “Minha avó estava comigo, cuidando de mim. Ela tirou toda minha roupa, eu estava todo picado, ela me levou pro camarim, eu estava aos prantos. Eu lembro dessa sensação, um bando de gente preocupado”, disse o ator.
De lá para cá, Nicolas construiu uma carreira sólida, participando de produções como ‘Malhação’, ‘Rock Story’, ‘Éramos Seis’, ‘Fuzuê’ e ‘Mania de Você’, na qual viveu o injustiçado Rudá.
Já André Luiz Miranda foi revelado em ‘Terra Nostra’ ao interpretar Tiziu, aos 12 anos de idade. No folhetim, ele se tornou um grande amigo de Matteo, quando o italiano chegou ao Brasil. “Era tudo novo para mim. Lembro da primeira vez em que fui ao Projac [hoje Estúdios Globo], aquela fábrica de sonhos. Vou carregar o Tiziu para minha vida”, declarou o ator, hoje com 38 anos.
Depois da novela, André emendou trabalhos no cinema e na TV, incluindo ‘Floribella’, ‘Avenida Brasil’ e ‘Malhação’ (2018 e 2019). Ao contrário de muitos artistas mirins que abandonaram os holofotes por conta própria ou não tiveram outras oportunidades, ele seguiu na carreira e também atuou em ‘Gênesis’, da Record, e na série de humor ‘Galera FC’, do Grupo Turner, ao lado de Maicon Rodrigues.
Atualmente casado e pai de uma menina, André também usa sua voz para discutir a importância da representatividade: “Essa falta de representatividade do negro na TV influencia a constituição da identidade da população. A arte tem um poder transformador e, por meio dela, podemos conscientizar. Precisamos ter uma forte campanha para o protagonismo negro, inclusive com autores, produtores e diretores negros".