Dona de uma mansão à beira-mar e de um apartamento luxuoso em Salvador, Ivete Sangalo está prestes a inaugurar o grande sonho de sua vida quando o assunto é imóvel: uma casa em Juazeiro, município do interior da Bahia onde nasceu. A cantora construiu uma residência às margens do Rio São Francisco, o maior totalmente brasileiro, com 2.914 km de extensão.
A mansão foi projetada pelo arquiteto Gabriel Lutosa, que ganhou da cantora uma árdua missão: criar a mesma atmosfera acolhedora e de contato com a natureza que ela tinha na casa onde cresceu nos anos 1970.
“Sai muito pequena daqui, fui para Salvador, me tornei cantora, mas sempre tive esse sonho de voltar pra Juazeiro, querer ficar perto do Rio e viver nesse lugar que eu amo tanto. Uma coisa que eu queria muito era ter uma casa onde eu pudesse ter uma relação direta com a casa que eu tinha quando eu era criança”, declarou Ivete, que terá uma agenda intensa no Carnaval 2026.
Para criar o ambiente rústico, a casa foi construída com materiais como pedra e madeira, que dialogam com a estética do sertão. O quintal, que traz diversas casinhas, conta com um grande pé de seriguela.
A sala da mansão foi ambientada com grandes janelas, que, além de garantir a ventilação, deixam o rio em evidência. O objetivo de Gabriel era “emoldurar a paisagem". “A arquitetura foi desenhada para ser coadjuvante da paisagem exuberante do Rio São Francisco”, explicou o profissional. “De qualquer lugar sala, você vê o rio”, disse Ivete ao conhecer o espaço durante a obra.
Outro toque especial que garantiu que Ivete fosse transportada para suas memórias de infância foi a escolha do piso da varanda e do jardim. A estética remete ao revestimento estilo tijolinho, em tom quente alaranjado.
O piso, todo feito de cerâmicas naturais, é da Lepri e foi fornecida pela Staccato Revestimentos. “A primeira memória é a do chão frio, com tijolinhos de cerâmica, exatamente como este da Lepri. E quando eu chego aqui, este piso me abraça”, derreteu-se Ivete, que, recentemente, deu um festão para comemorar os 8 anos das filhas gêmeas.
Gabriel define o conceito do projeto como um “luxo de propósito”, que valoriza a simplicidade do interior, sem perder a elegância. Confira registros na galeria de fotos acima!
player2