Novela 'Renascer' 2024: saiba quem é quem no remake da Globo! Conheça a história e veja fotos da versão de Bruno Luperi
Publicado em 22 de janeiro de 2024 14:13
Por Rafael Munhos | Novelas e TV
Jornalista apaixonado por novelas, filmes, séries e música eletrônica. Também adoro fazer corrida de rua.
'Renascer' estreia remake nesta segunda-feira, 22. Conheça detalhes da história e quem são os personagens da novela de Bruno Luperi. Veja fotos!
José Inocêncio ( Marcos Palmeira ), Maria Santa ( Duda Santos) e José Inocêncio (Humberto Carrão) na primeira fase de Renascer João Pedro (Juan Paiva) é o filho caçula de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) e Maria Santa (Duda Santos), terá de lutar contra o amor que sente por Mariana (Theresa Fonseca), quando a jovem escolher ficar com seu pai, José Inocêncio. José Bento (Marcello Melo Jr) é o advogado avesso ao trabalho e adepto a lei do mínimo esforço, filho de Maria Santa (Duda Santos) e José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), na novela Renascer Cândida (Maria Fernanda Cândido) é viúva honesta e gentil, acolhe o jovem José Inocêncio (Humberto Carrão) entre a vida e a morte em sua fazenda com a ajuda de Inácia (Edvana Carvalho). Depois de entregar suas terras ao forasteiro misterioso, ela decide recomeçar a vida longe dali, na novela Renascer Eriberto (Pedro Neschling) é melhor amigo e sócio de José Venâncio (Rodrigo Simas) na agência de publicidade no Rio de Janeiro, é apaixonado por Eliana (Sophie Charlotte), na novela Renascer
Veja + após o anúncio

A novela 'Renascer ' ganha um remake a partir desta segunda-feira, 22 de janeiro, no horário das nove. Com o objetivo de seguir a história original, de 1993, de Benedito Ruy Barbosa, a trama irá girar em torno de José Inocêncio (Humberto Carrão / Marcos Palmeira ), fazendeiro que tem dificuldade de lidar com os quatro filhos: José Venâncio (Rodrigo Simas ), José Bento (Marcello Melo Jr. ), José Augusto (Renan Monteiro ) e João Pedro (Juan Paiva ), o caçula, o único que não conviveu com a mãe, que morre ao dar à luz.

Qual é a história de 'Renascer'?

A história começa com José Inocêncio fazendo um pacto com o Jequitibá, ficando seu facão aos pés da árvore. José Inocêncio fica conhecido como uma figura mítica ao se tornar o fazendeiro mais bem-sucedido da região por seus êxitos como produtor de cacau.

Ainda jovem, ele conquista o amor de Maria Santa (Duda Santos), levando ao nascimento dos quatro filhos. João Pedro (Juan Paiva ), o único que não teve a oportunidade de conviver com a mãe, que morre ao dar à luz ao caçula. A fatalidade provoca a revolta em José Inocêncio, que culpa João Pedro pela morte de seu grande amor.

A indiferença e a mágoa marcam a relação entre o patriarca e o caçula ao longo da vida. Como se não bastasse o passado, anos mais tarde, a chegada da misteriosa Mariana (Theresa Fonseca ) colocará à prova todas essas emoções quando pai e filho se apaixonam pela mesma mulher. A situação faz renascer sentimentos que estavam adormecidos ou que até então eram desconhecidos para ambos.

Como será a segunda fase de 'Renascer'?

O segundo momento da história ocorrerá a partir do 13° capítulo, que marcará a chegada de novos personagens.

Mariana (Theresa Fonseca) aparece sorrateiramente na família de José Inocêncio impactando o cotidiano da fazenda Jequitibá Rei, mas as verdadeiras intenções da neta de Belarmino (Antonio Calloni ), coronel morto na primeira fase, ninguém sabe ao certo. O que fica claro é que nada será como antes, seja na vida de Inocêncio, quanto na de João Pedro, que se apaixonam pela mesma mulher.

Confira quem é quem em 'Renascer' e veja fotos na galeria!

José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira)- De origem desconhecida, sem posses e sozinho no mundo, chega ao sul da Bahia aos 25 anos, munido somente de coragem, um facão e um diabinho dentro de uma garrafa, que o fecha o corpo e protege das tocaias. Depois de ficar entre a vida e a morte, acaba assumindo as terras de Cândida (Maria Fernanda Cândido) e começa uma revolução na maneira de se plantar aquele fruto precioso.

1ª fase:

Maria Santa (Duda Santos) – Filha de Venâncio (Fabio Lago ) e Quitéria (Belize Pombal) e irmã mais nova de Marianinha, Santinha, como também é conhecida, vive sob as rédeas do pai e da moral conservadora do seu entorno. Maria Santa morre logo após dar à luz o filho caçula, João Pedro.

Venâncio (Fabio Lago ) – Capataz do Coronel Belarmino (Antonio Calloni), é pai de Maria Santa (Duda Santos) e marido de Quitéria (Belize Pombal). O jagunço expulsou de casa a filha Marianinha grávida, história que se repete anos mais tarde ao largar a outra filha, Maria Santa, na 'casa das quengas', quando ela acredita ter engravidado por obra de um beijo de José Inocêncio (Humberto Carrão). O 'pai boi' some no mundo com Quitéria.

Quitéria (Belize Pombal) – Mulher de Venâncio (Fabio Lago) e mãe de Marianinha e Maria Santa (Duda Santos), é submissa e leal ao marido.

Cândida (Maria Fernanda Cândido) – Viúva honesta e gentil, acolhe o jovem José Inocêncio (Humberto Carrão) entre a vida e a morte em sua fazenda com a ajuda de Inácia (Edvana Carvalho). Depois de entregar suas terras ao forasteiro misterioso, ela decide recomeçar a vida longe dali.

Inácia (Edvana Carvalho) - Guardiã e devota de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), é uma cozinheira de mão cheia. Mãe de Ritinha (Mell Muzzillo), a quem cria sempre nas rédeas curtas.

Deocleciano (Adanilo /Jackson Antunes ) - Braço-direito de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), é fiel ao patrão a quem tem muita admiração e respeito. Casado com Morena (Uiliana Lima/ Ana Cecilia Costa), é padrinho de João Pedro (Juan Paiva ) a quem considera como o filho que nunca teve.

Morena (Uiliana Lima/ Ana Cecilia Costa ) – Mulher de Deocleciano (Adanilo Reis/Jackson Antunes), é como uma segunda mãe para João Pedro (Juan Paiva), de quem cuidou e o amamentou após a morte de Maria Santa (Duda Santos). Ela carrega consigo a dor de ter perdido seu único filho em um aborto espontâneo.

Jupará (Evaldo Macarrão) - Mateiro conhecedor das plantas e árvores, trabalha na fazenda do jovem José Inocêncio (Humberto Carrão). Ao lado de Deocleciano (Adanilo) ajudou também no manejo que tornou próspera a roça de cacau do patrão. É um homem trabalhador e tímido, que conquistou Flor (Julia Lemos), uma das moças da casa de Jacutinga (Juliana Paes ), com quem teve Zinha (Samantha Jones).

Coronel Belarmino (Antonio Calloni) – Influente e poderoso, tem inveja da riqueza de José Inocêncio (Humberto Carrão), conhecido por armar tocaias para se livrar de seus desafetos. Casado com Nena (Quitéria Kelly) é avô de Mariana (Theresa Fonseca).

Dona Nena (Quitéria Kelly) – Mulher de Belarmino (Antonio Calloni), Nena carrega as marcas de uma vida ao lado de um homem rude e implacável. Ao ficar viúva e sem rumo, ela aceita a oferta do jovem José Inocêncio (Humberto Carrão) por suas terras e vai embora com os filhos. A sede de vingança pela derrocada de sua família, fez com que Nena criasse a neta, Mariana (Theresa Fonseca), curtida no ódio que ela sentia dos Inocêncio.

Coronel Firmino (Enrique Diaz ) – Homem ardiloso que não deixa transparecer suas reais pretensões. O filho, Egídio (Vladimir Brichta), assumirá os negócios depois que Firmino for morto num ajuste de contas que jamais foi esclarecido.

Padre Santo (Chico Diaz) – Sábio, bondoso e erudito, estabelece uma grande amizade com o jovem Pastor Lívio (Breno da Matta), com quem caminhará lado a lado, ajudando toda a gente da região.

Norberto (Matheus Nachtergaele ) – Dono da única venda da vila, é língua solta. Dono de um grande coração e, na intimidade, carrega dores do amor e da saudade de dona Jacutinga (Juliana Paes), sua eterna amante, desde o dia em que ela foi embora.

Jacutinga (Juliana Paes ) – Dona da 'casa das damas', é uma mulher de grande força e sabedoria. Acolhedora, torna-se uma segunda mãe para Maria Santa (Duda Santos) quando a jovem é abandonada à sua porta pelos pais.

Juliete (Flavia Barros) – Ambiciosa, é uma das damas da casa de Jacutinga (Juliana Paes). Sempre tentando se colocar em vantagem em relação às demais.

Flor (Julia Lemos) – Ela se dedica aos trabalhos da casa de Jacutinga (Juliana Paes). Mais jovem que as colegas, Flor é sempre alvo das brincadeiras por conta de seu recato e inocência. Se apaixona por Jupará (Evaldo Macarrão), e se torna mãe de Zinha (Samantha Jones).

Rachid (Gabriel Sater / Almir Sater) – Anjo da guarda do jovem José Inocêncio (Humberto Carrão), é quem costura sua pele de volta ao corpo e o salva da primeira tocaia.

2ª fase:

José Augusto (Renan Monteiro) - Primogênito de Maria Santa (Duda Santos) e José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) e único dos quatro filhos que guarda memórias da mãe. É formado em Medicina, mas é impedido de exercer sua profissão, ao mesmo tempo passou por uma separação traumática.

José Bento (Marcello Melo Jr) – Boa praça, o advogado é avesso ao trabalho e adepto à lei do mínimo esforço. Vive às custas do dinheiro do pai sem a menor crise, e dos trambiques em que se enfia. Também é financeira e afetivamente dependente de Kika (Juliane Araujo), sua eterna namorada.

José Venâncio (Rodrigo Simas) - Publicitário bem-sucedido, ele é casado com Eliana (Sophie Charlotte ), com quem tenta ter filhos há algum tempo, apesar do relacionamento conturbado. Se apaixona perdidamente por Buba (Gabriela Medeiros ).

João Pedro (Juan Paiva) – Filho caçula de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) e Maria Santa (Duda Santos), sofre com a indiferença do pai e a sina de ter tirado a vida da mãe, que morreu no parto. Ao contrário dos irmãos, nunca saiu da fazenda, onde aprendeu todos segredos do pai na lida com o cacau. João terá de lutar contra o amor que sente por Mariana (Theresa Fonseca), quando a jovem escolher ficar com seu pai, José Inocêncio (Marcos Palmeira).

Mariana (Theresa Fonseca) – Jovem que arrebata o coração de João Pedro (Juan Paiva), mas seduz José Inocêncio (Marcos Palmeira), que também acaba se encantando por ela, por quem escolhe ficar. Neta de Belarmino (Antonio Calloni) e Dona Nena (Quitéria Kelly), Mariana chega ao sul da Bahia, com o ímpeto de querer vingar a morte do avô e recuperar as terras que ela acha que tem direito.

Zinha (Samantha Jones) – Filha de Jupará (Evaldo Macarrão) e Flor (Julia Lemos), a jovem foi criada como uma irmã para João Pedro (Juan Paiva). Ao lado do melhor amigo, domina a lida do cacau, e tem em Morena (Uiliana Lina/Ana Cecilia Costa) e Deocleciano (Adanilo/Jackson Antunes), seus padrinhos, suas grandes referências depois da morte de seu pai. Vive a tristeza eterna deste luto e atribui a tragédia à falta de competência do médico José Augusto (Renan Monteiro).

Damião (Xamã) – Sujeito misterioso que carrega um rastro de mortes em suas costas. Contratado para dar fim em José Inocêncio (Marcos Palmeira), o matador desiste da ideia e acaba virando um de seus funcionários. Apaixona-se por Ritinha (Mell Muzzillo), mas perderá o rumo quando Eliana (Sophie Charlotte) chegar à fazenda.

Ritinha (Mell Muzzilo) – Filha única de Inácia (Edvana Carvalho), a jovem não quer saber de compromisso até conhecer Damião (Xamã). Funcionária da fazenda vive sob a criação rigorosa da mãe e a rédea curta do pai.

Chico (Mac Suara) – Pai de Ritinha e marido de Inácia, ele é funcionário da fazenda de José Inocêncio e rígido na criação da filha.

Lu (Eli Ferreira) - Professora na escola da fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira). Paciente e bondosa chegou na região e logo conquistou todos à sua volta, especialmente João Pedro (Juan Paiva) de quem se tornará grande amiga. Com um passado misterioso, Lu não revela suas origens.

Egídio (Vladimir Brichta ) – Filho único e herdeiro do pai, Coronel Firmino (Enrique Diaz),é casado com Dona Patroa (Camila Morgado ) e pai de Sandra. Inimigo declarado de José Inocêncio (Marcos Palmeira).

Iolanda, a Dona Patroa (Camila Morgado ) – Mulher de Egídio (Vladimir Brichta) e mãe de Sandra. Conservadora e submissa, busca nas orações e na fé converter Egídio e endireitar seus tortuosos caminhos.

Tião Galinha (Irandhir Santos ) – Catador de caranguejo, deseja oferecer uma vida de rainha para Joana (Alice Carvalho), sua esposa. Será acolhido na fazenda do Coronel Egídio (Vladimir Brichta), de quem vira empregado e por quem é sumariamente explorado. Ali na fazenda ganha o apelido de Tião Galinha, por andar com uma galinha embaixo dos braços pra cima e pra baixo na intenção de proteger aquela que irá chocar o ovo que lhe dará um diabinho igual ao de José Inocêncio (Marcos Palmeira).

Joana (Alice Carvalho) – Mulher de Tião Galinha (Irandhir Santos), é uma mulher bondosa e trabalhadora. Ela sofre com os delírios do marido, que sonha em enriquecer para tirar a família daquela miséria de vida. Joana chama a atenção do Coronel Egídio (Vladimir Brichta), que a leva para trabalhar dentro de sua casa, sob as ordens de sua esposa, Dona Patroa (Camila Morgado).

Pastor Lívio (Breno da Matta) – Com uma vida dedicada à vocação religiosa, Pastor Lívio cresceu em um lar evangélico batista. Desde muito cedo percorre o caminho da fé dentro da Igreja, até que seus questionamentos falassem mais alto e o levassem para as estradas em busca de Deus. Foi nessa via-sacra que os seus caminhos e os de Padre Santo (Chico Diaz) se cruzaram.

Eliana (Sophie Charlotte) - Mulher de José Venâncio (Rodrigo Simas) é sofisticada. Modelo de sucesso, abriu mão da carreira para viver ao lado do marido no Rio de Janeiro. Eliana não vai aceitar a separação amigavelmente nem perder o marido para Buba (Gabriela Medeiros).

Buba (Gabriela Medeiros) – Obstinada e competente, formou-se em Psicologia e está cotada para assumir um cargo de liderança numa multinacional. Se apaixona por José Venâncio (Rodrigo Simas) e sonha em formar uma família com ele e ser mãe. Mas o preconceito por ser uma mulher trans acaba sendo um grande obstáculo para o casal.

Eriberto (Pedro Neschling ) - Melhor amigo e sócio de José Venâncio (Rodrigo Simas) na agência de publicidade no Rio de Janeiro, é um profissional talentoso, porém invejoso. Ao saber que Eliana (Sophie Charlotte) e o sócio não vivem uma boa fase, ele aproveita a situação para se aproximar da modelo.

Kika (Juliane Araujo) – Namorada de José Bento (Marcello Melo Jr) desde os tempos de faculdade, vive uma relação instável de idas e vindas. Advogada, é ela quem assume os casos e participa das audiências no lugar dele, que até hoje não tem licença para atuar na área. Depois de tanto tempo, ela ainda tenta fazer com que o namorado saia da inércia e faça o certo ao menos uma vez na vida.

Teca (Livia Silvia) – Moradora de rua no Rio de Janeiro que tem em Neno (Gabriel Lima da Silva) e Pitoco (Juan Queiroz) seus únicos amigos e em Du (José Duboc), o amor da juventude. Ao se descobrir grávida e sozinha, a jovem entra em desespero, até o destino colocar Buba (Gabriela Medeiros) em seu caminho.

Neno (Gabriel Lima da Silva) – Jovem que vive em situação de rua, aprendeu desde cedo a se virar para garantir a sobrevivência. Amigo de Teca (Livia Silva), Pitoco (Juan Queiroz) e Du (José Duboc) com quem forma uma aliança para sobreviver.

Pitoco (Juan Queiroz) – Apaixonado por Teca (Livia Silvia), vive em situação de rua ao lado de Neno (Gabriel Lima da Silva), seu companheiro inseparável. Tem Du (José Duboc) como maior referência e aceita embarcar nos planos do líder mais por necessidade do que outra coisa.

Du (José Duboc) – Líder do grupo de jovens que em situação de rua, é o grande amor de Teca (Livia Silvia). Se desespera ao saber da gravidez. Ele não está preparado para assumir essa responsabilidade nem disposto a deixar que aquela criança sofra tudo que ele sofreu.

Sobre
Palavras-chave
Entretenimento Novelas Novela Renascer TV Globo
Sobre o mesmo tema
Globo de Ouro 2024: famosas esbanjam ousadia e elegância com looks no tapete vermelho da premiação. Veja seleção de fotos!
Globo de Ouro 2024: famosas esbanjam ousadia e elegância com looks no tapete vermelho da premiação. Veja seleção de fotos!
8 de janeiro de 2024
Quem é Flor da novela 'Renascer'? Atriz de Recife estreia na Globo em bordel de Jacutinga; Conheça Julia Lemos
Quem é Flor da novela 'Renascer'? Atriz de Recife estreia na Globo em bordel de Jacutinga; Conheça Julia Lemos
4 de janeiro de 2024
Notícias similares
Com quem Mariana fica no final de 'Renascer': João Pedro ou José Inocêncio? Saiba o que acontece com a jovem
Com quem Mariana fica no final de 'Renascer': João Pedro ou José Inocêncio? Saiba o que acontece com a jovem
6 de fevereiro de 2024
Onde está Flor em 'Renascer'? Mãe de Zinha teve destino semelhante à de personagem na versão de 1993; entenda
Onde está Flor em 'Renascer'? Mãe de Zinha teve destino semelhante à de personagem na versão de 1993; entenda
9 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Quem é a esposa de Henrique Fogaça, do 'MasterChef Brasil'? Conheça Carine Ludvic e a história de amor do casal que está junto há quase 10 anos
Quem é a esposa de Henrique Fogaça, do 'MasterChef Brasil'? Conheça Carine Ludvic e a história de amor do casal que está junto há quase 10 anos
22 de maio de 2024
Após matar a família, adolescente fingiu ser o pai no WhatsApp e inventou justificativa inacreditável para faltar o trabalho
Após matar a família, adolescente fingiu ser o pai no WhatsApp e inventou justificativa inacreditável para faltar o trabalho
22 de maio de 2024
Últimas Notícias