Um dos momentos mais marcantes de 'Tieta' será exibido no ar nos próximos capítulos. Tonha (Yoná Magalhães) se rebelará contra a beata após a morte de Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos).
Após anos de humilhação em um casamento mal-sucedido, a dona de casa decidiu se rebelar e se tornar uma nova mulher, mas Perpétua fará a questão de acabar com os planos de liberdade dela.
A irmã de Tieta (Betty Faria) tentará impor suas regras severas e controlar a vinha de Tonha, exigindo que ela vista luto eterno, mas a personagem de Yoná Magalhães decidirá se transformar, e, assim, se recusará a acatar os mandos da beata.
Perpétua ficará extremamente furiosa com os objetivos de Tonha, e lançará uma série de insultos para tentar humilhá-la, alegando que ela é "frouxa demais".
Durante o embate, Tonha exigirá respeito, mas Perpétua a expulsará da casa de Tieta, insistindo para que se vista de preto.
Irritada, Tonha agarra a religiosa pelos braços e revida com dois tapas certeiros, que a fazem perder o equilíbrio. “Por mim e por Elisa (Tássia Camargo). A de Tieta eu fico devendo”, diz ela, avisando Perpétua de uma nova surra.