Não é de hoje que o público tem percebido mudanças minuciosas no texto de Manuela Dias em relação à versão de 1988 de ‘Vale Tudo’. No último sábado, 12 de julho, foi ao ar um momento bastante esperado pelos telespectadores: a chegada de Maria de Fátima e Afonso ao Brasil.
Após uma longa viagem à Paris, o casal retornou em grande estilo para o país de origem, a contragosto da vilãzinha. A nova versão surpreendeu ao apresentar a personagem de Bella Campos forma mais sóbria e contida, deixando de lado o texto pejorativo, debochado e provocador que marcou a exibição original de 1988, criada por Gilberto Braga.
Na adaptação, Afonso (Humberto Carrão) aparece na sala da mansão de forma isolada, o que leva a entender a entrada triunfal de Maria de Fátima (Bella Campos), na sequência. Quando Eugênio (Luís Além) pergunta pela filha de Raquel (Taís Araújo), Fátima aparece e solta apenas um breve e marcante ‘bon jour’.
A escolha de Manuela Dias foi apostar na força do silêncio e no olhar altivo de Fátima, transmitindo arrogância e frieza sem recorrer ao excesso de palavras.
Já na versão original, exibida em 1988, o tom era completamente diferente. Maria de Fátima (Glória Pires) e Afonso (Cássio Gabus Mendes) chegavam juntos, de mãos dadas. Os abraços aconteceram entre os familiares, e, adiante, sentaram-se no sofá para contar as novidades.
Nesse momento, Fátima destila seu veneno ao perceber a felicidade do marido quando Celina avisa que o almoço é rabada. "Não acredito! Uma pessoa que mora em Paris tem saudade de rabada. Brasileiro nem imagina o prato que existe.”, diz ela, e Afonso responde: "Só que essa rabada com agrião e arroz solto não existe mesmo."
A conversa não para por aí. Questionada por Heleninha (Renata Sorrah) sobre o que sentiu falta do Brasil, a megera não hesitava em disparar: "Só da família. Até achei que ficaria no aeroporto, mas quando vi aquela gente horrenda...", fazendo com que a personagem de Renata Sorrah a observe impactada com a soberba.
O contraste revela como, em 2025, a vilã surge mais madura, fria e calculista, mantendo sua soberba sem precisar falar demais, uma escolha que deu novo tom à personagem sem perder a essência.