Em 'Vale Tudo', o casamento de Maria de Fátima (Bella Campos) e Afonso (Humberto Carrão) se concretizou após uma longa estratégia da vilã das nove. Criada em Foz do Iguaçu, a filha de Raquel (Taís Araújo) usou seu poder de comunicação para fragilizar as pessoas ao seu redor. Desse modo que ela reconquistou a confiança da mãe após deixá-la sem moradia, seduziu César (Cauã Reymond), seu amante, e cativou seu atual marido.
Criador do recém-lançado livro 'Como Falar Bem e Ficar Rico', Giovanni Begossi, destaca que a personagem de Bella Campos utilizou suas ferramentas de comunicação para ascender socialmente: “Ela conquistou o bilionário porque sabe como ajustar as palavras, os gestos e criar uma conexão emocional que parece autêntica”.
Entre as artimanhas, a personagem identificou o ponto fraco do triatleta: a carência e a dependência emocional de sua antiga namorada, Solange (Alice Wegmann). “Depois, o passo seguinte foi construir com precisão a imagem de uma jovem simples e que, aparentemente, não se importa com dinheiro, sempre com um comportamento despretensioso, falas suaves, gestos contidos e uma postura ingênua. Com isso, ela criou no bilionário a sensação de pureza e autenticidade, e despertou a ideia de proteção e confiança”, pontua Begossi.
O especialista ressalta que, além do discurso planejado, Fátima empresa reforçou sua linguagem não verbal, marcada por olhares e gestos. “Ao manter contato visual prolongado, ela transmite segurança e cria intimidade. O sorriso contido, por exemplo, usado em momentos específicos, é proposital e fortalece a sensação de proximidade. Os gestos de Fátima são sempre calculados para gerar empatia e transmitir confiança”, avalia.
“Ela transformou a conquista em um projeto meticuloso, onde cada detalhe foi estudado para manter Afonso dependente. Fátima vem mostrando em cada cena como a comunicação não se limita às palavras, mas também está presente no olhar calculado, no tom de voz, na postura, no posicionamento, na forma de ocupar o espaço e até no silêncio, tudo isso faz parte do jogo”, finaliza Begossi.
Resumindo, Maria de Fátima usou quatro estratégias:
- Identificou a carência de Afonso;
- Construiu uma imagem de jovem simples;
- Investiu no afeto;
- Usou linguagem não verbal marcante.
player2