A última semana de 'Vale Tudo' chega com diversas mudanças na trajetória da maioria dos personagens da novela. Tratando-se de Maria de Fátima (Bella Campos) importantes da versão de 1988 foram esquecidas no remake de Manuela Dias.
Nas semanas finais de 'Vale Tudo', a personagem de Gloria Pires cometeu um dos maiores crimes: vender o bebê para uma família de estrangeiros por 25 mil dólares. A transação foi feita com a ajuda de Olavo (Paulo Reis). A sorte é que Raquel (Regina Duarte) descobriu o plano e conseguiu resgatar a criança do aeroporto antes de ir embora de vez do Brasil.
Antes da descoberta de traição, Fátima roubou uma joia valiosa de Celina (Nathalia Timberg). Marina (Ana Lúcia Monteiro), empregada dos Roitman, levou a culpa e foi presa.
Desconfiada, Celina ouviu uma conversa de Fátima com César (Carlos Alberto Riccelli). Assim, ela tomou a atitude de liberar a empregada, e deu um tapa na cara de Fátima após recuperar o objeto.
No folhetim de Gilberto Braga, houve um suspense em torno da paternidade do filho de Fátima, o que culminou em cenas de suspense, diferente do remake. Vale ressaltar que, na época, o teste de paternidade era novidade e só poderia ser feito após o nascimento da criança.
Para se reaproximar da mãe, Maria de Fátima promete a Raquel ajudar Ivan (Antonio Fagundes) contra as provas que o incriminam sobre as contas ilegais da TCA.
Sorrateiramente, a jovem entra no apartamento de Odete (Beatriz Segall), mas é pega em flagrante, tornando-se, então, suspeita pela morte da toda-poderosa.
Raquel vai à delegacia e assume a culpa pelo assassinato de Odete. Porém, para acabar com a farsa, Ivan revela toda a verdade, sendo preso pelo crime de suborno.