Em 'História de Amor', Xavier (Ricardo Petráglia) é um homem do bem que sempre enfrentou dificuldades ao lado da esposa, Marta (Bia Nunnes). Durante o tratamento do câncer da esposa, o apoio dele foi fundamental para sua recuperação, como, por exemplo lidar com os cuidados da casa, do trabalho, a falta de dinheiro, e a educação de Ritinha (Ingrid Fridman), a filha do casal.
No entanto, Xavier sempre teve uma queda por jogos, o que lhe fez perder muito dinheiro e deixar a família endividada. Até Assunção (Nuno Leal Maia) o ajudou financeiramente durante os grandes problemas.
Mas as coisas mudarão no final da novela de Manoel Carlos. Após meses de desemprego, ele começa a trabalhar em uma lanchonete fazendo o maior sucesso com seus sanduíches e alto astral.
Em determinado momento, ele impede um assalto no estabelecimento ao usar a paciência para lidar com os assaltantes. Sua bravura e determinação o fez terminar tudo de forma pacífica, e ainda por cima, ganhou reconhecimento na mídia, deixando a filha orgulhosa do pai.
No final da novela, Xavier conseguirá um novo emprego, melhorando sua vida e a de sua família. Além disso, ele compra bilhetes para uma rifa, e, sobretudo, conquista um carrão que sempre sonhou em ter para passear com a mulher e a filha.