Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Malhação - Viva a Diferença
Novela Totalmente Demais
Novela Laços de Família
Novela Flor do Caribe
Novela A Força do Querer
As Aventuras de Poliana
Novela Amor Sem Igual
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Amor de Mãe
Novela Nos Tempos do Imperador
Resumo de novelas
TV
A Fazenda 12
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Streaming
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

O que você precisa saber sobre harmonização facial? Dermato responde!

Compartilhe no Facebook
Está curiosa para saber mais sobre a harmonização facial, procedimento queridinho das famosas e influenciadoras digitais? O Purepeople conversou com a dermatologista Simone Stringhini, com mais de 30 anos de experiência na área, para tirar todas as suas dúvidas a respeito da técnica. Confira os detalhes!

Você certamente já deve ter ouvido falar em harmonização facial. O procedimento, em alta entre as famosas e influencers, melhora a textura da pele, minimiza rugas e flacidez, além de deixar o visual mais jovial e fresh. No entanto, o aumento pela procura da técnica pode trazer uma busca por uma beleza inalcançável. Por isso, o Purepeople conversou com a dermatologista Simone Stringhini, que explicou em detalhes como funciona a harmonização facial, seus benefícios, riscos e os cuidados necessários ao investir no procedimento estético. Confira!

O que é a harmonização facial?

Antes de mais nada, você precisa saber que a harmonização facial é, na verdade, uma combinação de dois procedimentos: toxina botulínica e preenchimento. "A toxina botulínica (botox) vai relaxar a musculatura, agir mais nas rugas de expressão, principalmente em terço superior, e pode ser utilizada também no pescoço e em alguns pontos da face para contorno. Já o preenchimento irá dar sustentação, volumizar, preencher as rugas, estimular a produção de colágeno e melhorar a textura da pele", explica a dermatologista. O preenchimento é feito preferencialmente com ácido hialurônico, por ser biodegradável e mais seguro.

A harmonização facial deve respeitar as características da paciente

É tentador ver o resultado da harmonização facial em uma celebridade e querer ficar igual a ela, mas a dermatologista Simone enfatiza: não existe um padrão de face a ser seguido, combinado? "Muitas pessoas vem ao consultório com alguma foto de exemplo e nós sempre alertamos que os procedimentos devem respeitar o formato natural do rosto do paciente e visar melhorar a saúde da pele, evitando naturalmente a flacidez".

Existem diferentes técnicas quando se trata de harmonização facial

Por isso, embora existam estudos e técnicas-padrão que são utilizadas para atingir o melhor resultado, o procedimento é individualizado, considerando formato do rosto, idade, a queixa do paciente, entre outros aspectos. "Dependendo do caso, pode ser necessário um preenchimento mais profundo; em outros, um preenchimento mais superficial já traz o resultado esperado. Isso vai depender da finalidade do procedimento, que é definida com base no que o paciente almeja e o que o médico acha que é saudável para aquela pessoa", conta a especialista. "Com a aplicação da toxina botulínica é a mesma coisa, existem pontos-chave para a aplicação, mas não são todas as pessoas que necessitam de aplicação em todos os pontos".

Dermato fala sobre vantagens e riscos da harmonização facial

Diferentemente de outras cirurgias plásticas, a harmonização facial é pouco invasiva, com baixos riscos de complicações e os resultados aparecem rapidamente, muitas vezes, já na primeira aplicação. Porém, assim como todo procedimento, é preciso ficar atenta. "Com a toxina botulínica, há o risco de acontecer uma ptose palpebral, que é a queda da pálpebra superior. É raro, mas pode acontecer quando a técnica não é feita corretamente. Já o preenchimento apresenta o risco de causar equimoses (roxinhos), edemas, nódulos, isquemia e a pior complicação que pode acontecer é a necrose, caso o procedimento não seja bem feito". Por isso, procure sempre um profissional capacitado e de confiança, para não ter problemas com a técnica.

O que é preciso fazer antes e depois da harmonização facial?

Os cuidados são bem simples para quem vai fazer a harmonização. O primeiro passo é estar com a pele completamente limpa e nada de maquiagem, para evitar infecções. "Depois dos procedimentos, no caso da toxina botulínica, é recomendado que a pessoa não deite por 3 horas e, em ambos os procedimentos, é indicado que o paciente não faça exercícios físicos por 24 horas. No caso de ficar um pouco arroxeado na área da aplicação, pode ser feita uma compressa com gelo", orienta Simone.

Em alguns casos, dá para reverter o procedimento feito

Como já foi dito, os resultados da harmonização facial são bem rápidos. Alguns pacientes precisam apenas de uma sessão ou, em alguns casos, os procedimentos são feitos mais de uma vez até chegar ao objetivo. Mas, se você fez e se arrependeu da técnica, é possível contornar a situação. "Depende dos produtos utilizados. No caso do preenchimento, ele pode ser retirado completamente com uma enzima chamada hialuronidase. Já a toxina botulínica, é necessário esperar o efeito acabar. Ele dura em média de 3 a 4 meses", finaliza a dermatologista.

(Por Marina Couto)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.