Avaliar a mente humana de um assassino não é algo extremamente fácil, quer exames, pesquisas e avaliações que apontem as distorções do comportamento de um indivíduo. A partir disso, é possível perceber se uma pessoa envolvida em crimes pode ou não ser um perigo para a sociedade.
O Teste de Rorschach, também conhecido como 'teste do borrão', foi um dos elementos essenciais para a rejeição da progressão de pena de Suzane Von Richthofen, em 2018. Na época, o exame foi feito a pedido do Ministério Público para corroborar a decisão de permitir ou não à reintegração da criminosa à sociedade.
Quem assistiu aos primeiros episódios da série ‘Tremembé', da Prime Vídeo, acompanhou o teste realizado em Suzane von Richthofen, Alexandre Nardoni, Elize Matsunaga e Anna Carolina Jatobá.
Com a repercussão da produção protagonizada por Marina Ruy Barbosa, o Teste de Rorschach tornou-se um dos termos mais procurados pela internet.
O Teste de Rorschach consiste na exibição de imagens borradas em preto e branco, ou coloridas, que devem ser analisadas sobre o comportamento de um indivíduo. A pessoa testada deve informar o que enxerga nas figuras abstratas. A interpretação das respostas pode revelar traços de personalidade e funcionamento emocional.
"Basicamente, trata-se de um teste de personalidade que visa avaliar questões próprias do funcionamento psíquico, questões de cognição, competências sociais, dinâmicas afetivas e emocionais. Ou seja, são diversos traços e diversos funcionamentos da personalidade que são avaliados por meio desse teste", afirma Elise Trindade, psiquiatra forense e jurídica à CNN Brasil.
No caso de Suzane, o exame detectou que ela apresenta comportamento egocêntrico e narcisista, ou seja, alguém que não sente culpa ou remorso por suas ações. Além disso, a análise comprovou comportamento infantil, imaturo e falta de capacidade de autocrítica.
Em 2014, quatro anos antes do teste para progressão de pena, a criminosa havia sido submetida para progressão ao semiaberto. Naquele ano, os resultados foram semelhantes.
'Tremembé' pode ser assistida na Prime Vídeo, por assinatura de R$ 19,90. A produção brasileira conta o que aconteceu com Suzane e os demais criminosos no dia a dia da unidade penitenciária Doutor Augusto César Salgado, conhecida como 'presídios dos famosos'.
player2