Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Malhação - Viva a Diferença
Novela Totalmente Demais
Novela Êta Mundo Bom!
Novela Novo Mundo
Novela Fina Estampa
As Aventuras de Poliana
Novela Amor Sem Igual
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Amor de Mãe
Novela Nos Tempos do Imperador
Resumo de novelas
TV
BBB20
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Leonardo Dicaprio
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Chega de estigma: como lidar com a menstruação de forma leve e sem medo

Compartilhe no Facebook
Você conversa sobre menstruação com as amigas e pessoas mais próximas? Já teve vergonha de comprar absorvente? Deixou de fazer alguma coisa porque estava menstruada? Essas e outras situações são muito comuns na vida das mulheres, já que a menstruação ainda é um assunto cheio de estigmas. Vamos falar sobre eles?

A menstruação é um processo natural que acontece com as mulheres todos os meses. No entanto, a discussão sobre o tema ainda é carregada de estigmas, não é verdade? Já parou para pensar em todas as frases que você já ouviu ou nas situações que passou por estar menstruada? Em parceria com a Intimus, o Purepeople te convida a refletir sobre alguns desses estigmas e te mostra como a menstruação pode ser mais tranquila e sem neuras.

Informação é tudo! Não tenha medo de falar sobre menstruação

As mulheres menstruam com diferentes idades, inclusive algumas de nós passam por essa experiência ainda bem novas. Por isso, é importante saber e falar sobre a menstruação com meninas e mulheres desde cedo, ainda que de forma mais básica, dependendo do momento. Ao se esconder ou evitar o assunto, o estigma de que a menstruação é algo vergonhoso continua se fortalecendo. Por isso, não tenha medo! Fale mais sobre isso em casa, na escola, com as amigas ou com quem mais você se sentir confortável.

A menstruação não acontece da mesma maneira para todas - e está tudo bem!

Assim como a menstruação pode ocorrer em idades variadas, ela também não funciona da mesma forma para todo mundo. É por isso que muitas mulheres podem não sentir nada, enquanto outras podem ter cólicas, TPM, passar por mudanças no corpo e está tudo bem, ok? O importante é você conhecer o seu corpo e de que maneira o seu ciclo menstrual pode interferir ou não.

Menstruação não é sinônimo de vergonha

Vergonha de estar menstruada, de comprar absorventes em público, de sujar a roupa, de praticar exercícios... Quantas coisas já deixamos de fazer ou nos disseram que não poderíamos fazer por estar menstruada? Chega de estigma! Menstruação não precisa ser sinônimo de vergonha, nem deve ser parâmetro para nos impedir de algo. Esqueça os julgamentos alheios.

'Está triste, irritada e sensível? Só pode estar menstruada!'

Além de ser uma das frases mais ouvidas entre as mulheres, ela só reforça o estigma de que a menstruação automaticamente nos transforma em pessoas agressivas e muito frágeis. Cada ciclo menstrual é de um jeito e a TPM, apesar de ser muito comum, não é uma regra. Além disso, todas as pessoas, homens e mulheres, passam por situações difíceis na vida e nem sempre estão em um bom dia - estando menstruadas ou não - não é mesmo?

Menstruação não prova capacidade nem competência

Nós, mulheres, podemos fazer o que quisermos, antes, durante e depois da menstruação. Por isso, fique atenta se disserem que você está mais ou menos apta para trabalhar ou fazer qualquer coisa por conta do seu ciclo menstrual. Esse papo de que menstruação diminui a nossa capacidade ou invalida a nossa competência é puro estigma. Vale reforçar que estar menstruada é natural e que a menstruação pode ser diferente em cada caso, mas somos nós que determinamos do que somos capazes.

Alô, rapazes! Apoie esse movimento com suas irmãs, amigas e companheiras

Parece simples, mas se mostrar disponível para falar - e ouvir! - sobre menstruação com suas amigas, companheiras e outras mulheres do seu convívio é um caminho essencial para deixá-las mais confortáveis e seguras para lidar com os estigmas que ainda persistem no dia a dia. E o melhor! Vocês, rapazes, têm tudo a ganhar ao compreenderem o que acontece no corpo da mulher durante os períodos menstruais. Com empatia, sensibilidade e troca de conhecimento, vocês serão nossos fortes aliados nessa importante trajetória de naturalização da menstruação. Vamos nessa?

(Por Marina Couto)

*Conteúdo patrocinado por Intimus. Esse aviso representa nosso comprometimento e transparência com você.

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.