A patinação artística nas Olimpíadas de Inverno Milão-Cortina 2026 segue emocionando o público e dando o que falar. Depois de um resultado polêmico na final da dança no gelo, que acabou em abaixo-assinado, a final individual masculina nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, trouxe um ex-ator de doramas entre os competidores.
Quem acompanhou o trabalho espetacular do norte-americano Ilia Malinin e do japonês Yuma Kagiyama no topo da tabela, também se emocionou com a apresentação impecável do sul-coreano Cha Jun-hwan entre os membros do grupo final, que trouxe os melhores classificados.
Com um estilo clássico e apresentações limpas, o jovem de apenas 24 anos costuma levar o público à loucura por seu talento na patinação. Mas o que poucos imaginam é que o esporte só entrou na sua vida quando ele sentiu que precisava melhorar suas habilidades de atuação e movimentação em frente às câmeras.
E sim, ele era ator de doramas.
Muitas pessoas não imaginam, mas antes de se tornar patinador, ainda na infância, Cha Jun-hwan começou como ator de k-dramas. O primeiro projeto do currículo curto como ator mirim foi o dorama 'Miracle', em 2006, mas o jovem também esteve no elenco de sucessos da TV coreana como 'Romance Papa' (2007) e 'The Return of Iljimae' (2009).
Em entrevista ao Olympics, o atleta revelou que começou a patinar por precaução, pensando em algum futuro papel em que essa habilidade fosse útil para estar mais 'elástico' em cena. Embora ele também tenha feito aulas de natação, piano e violino, o primeiro contato com o gelo já foi uma paixão à primeira vista - e não demorou para que ele trocasse o set pelo esporte, se tornando um atleta profissional.
"A última coisa que aprendi foi patinação artística. Pode ser que ajude na atuação, por isso aprendi, mas quando comecei a patinar, senti... a liberdade , e isso foi tão impactante que depois disso continuei aprendendo a patinar e então decidi ser atleta", disse Cha Jun-hwan.
Ainda muito jovem, o patinador já conquistou medalhas importantes a nível mundial. No ano passado, ele bateu o japonês Yuma Kagiyama, um dos favoritos das Olimpíadas de Inverno 2026, e venceu a medalha de ouro no programa livre dos Jogos Asiáticos de Inverno.
Depois da estreia nas Olimpíadas de PyeongChang 2018, onde terminou em 15º lugar na competição individual, e da glória nas Olimpíadas de Pequim 2022, na China, que garantiu um quinto lugar, Cha Jun-hwan chegou em sua terceira participação olímpica com status de estrela (do esporte, não dos doramas).
Cha Jun-hwan poderia ter sido um dos grandes atores de doramas que hoje conhecemos e que boa parte vem de trabalhos na infância, mas escolheu trocar o glamour das telas para ser feliz na patinação artística. Para o Olympics, ele revelou que sua carreira é uma verdadeira glória, mas que também gosta de fazer coisas diferentes, como modelar.
"É um lado completamente diferente da patinação no gelo. Sessões de fotos para revistas ou programas de TV são uma experiência muito diferente. E às vezes eu gosto muito e sinto que é revigorante para mim, porque está fora do mundo da patinação e é totalmente diferente, então esse tipo de coisa também é muito divertido", disse o patinador sul-coreano.
Por fim, Cha Jun-hwan, que é amigo de infância do idol de K-POP Sunghoon, só tem um recado a dar: "A patinação é o único esporte em que podemos criar nossa própria história. Esse é um momento muito especial".