Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos Web Stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Império
Novela A Vida da Gente
Novela Gênesis
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Nos Tempos do Imperador
Novela A Viagem
Resumo de novelas
TV
Power Couple
BBB21
Domingão do Faustão
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Streaming
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Juliette
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Dieta

Descubra como perucas para mulheres com câncer de mama são feitas

Você sabia que é possível fazer uma peruca com máquina de costura? Durante o Outubro Rosa, o Purepeople entrevistou a peruqueira Ester Santos para saber como elas são feitas e qual é a melhor maneira de mantê-las. A professora do 'Força na Peruca', projeto da Fundação Laço Rosa, revela o passo a passo e esclarece como a higienização dos fios deve ser realizada

Conhecido como Outubro Rosa, o mês é marcado pela conscientização mundial contra o câncer de mama e, muitas vezes, recuperando a autoestima de mulheres que estão enfrentando a doença. Uma das maneiras mais eficazes de reconquistar o amor-próprio é por meio de doações de perucas de cabelo humano, mas poucos conseguem confeccionar uma apenas juntando as mechas com tecimento dos fios doados. Em entrevista ao Purepeople, a peruqueira e professora do projeto "Força na Peruca" da Fundação Laço Rosa, Ester Santos, explica alguns passos do procedimento, além de ensinar como cuidar das perucas: "Alguém experiente leva 2 dias para fazer uma peruca, dependendo da habilidade, mas demora menos de um dia só para costurar e tecer o cabelo médio de 20 a 25 centímetros."

Primeiro passo: 'Separamos o cabelo por meio de uma triagem'

Após receber os fios doados por todo o Brasil, as voluntárias do projeto, que costumam ser mulheres que já venceram o câncer, fazem uma seleção dos cabelos. "Primeiramente, separamos o cabelo por meio de uma triagem que vai avaliar tamanho, espessura, textura e cor", declara a especialista ao esclarecer: "Tentamos igualar o máximo possível um fio do outro, porque não tem como fazer uma peruca só com uma mecha de cabelo." Depois disso, é preciso ver se será possível confeccionar a peruca com as mechas arrecadadas. "Pesamos o cabelo e gastamos em média 130 gramas para fazer uma de cabelo médio", revela a profissional ao acrescentar: "A quantidade de mechas varia de 3 a 5 doações, dependendo do volume do cabelo de quem doou."

Tecimento com máquina de costura: 'Do menor para o maior'

O cabelo é costurado igual muitas roupas como os estilos de jeans para a temporada verão 2019. "Depois da separação, iniciamos o tecimento com uma máquina de costura", conta Ester ao descrever parte da confecção: "Depois vemos o tamanho do cabelo, porque começamos do menor para o maior na hora de montar a peruca. Isso, porque é de acordo com a altura que o cabelo ficará na peruca." Depois de selecionar os fios pequenos para a parte de baixo e os grandes para a parte de cima da peruca, chegou a hora de unir os cabelos: "Mediante a isso, começamos a montagem da peruca com as mechas já tecidas."

Saiba mais: entenda todos os detalhes da mamografia

Higienização e finalização: 'Hora da lavagem'

Para finalizar o procedimento, a fundação também cuida da parte da limpeza do cabelo. "A higienização é a hora da lavagem, que é feita como se fosse um cabelo normal, mas em uma bacia", orienta a especialista ao informar: "Uma bacia com shampoo e outra com condicionador. Eles devem ser dissolvidos na água e, nunca, colocados diretamente na peruca." Para a lavagem funcionar, é essencial se atentar a quantidade de produto na água. "São 3 litros de água pra 100ml de shampoo e condicionador", recomenda a profissional ao contar o próximo passo: "Às vezes secamos com o secador, mas, quando é cacheado, a gente deixa secar naturalmente. Quando a paciente quer um cabelo mais modelado, a gente escova."

Cuidados com a peruca: 'Não deixar exposta a poeira'

Para manter a peruca por mais tempo, é preciso seguir as recomendações da Ester. "Não deixar exposto a poeira, tentar formar uma base ou deixar pendurada sempre tampada com uma toca para não ter contato com a poeira", aconselha a especialista, citando algo que também é combatido com o cronograma capilar, ao explicar: "Não precisa lavar toda vez que usa, mas o adequado é limpar uma vez na semana ou de 15 em 15 dias para não ficar com o cheiro de suor na tela de renda.Deixe secar normalmente." A duração da peruca vai depender dos cuidados estabelecidos com ela: "Quando usada diariamente e tratada conforme a orientação, ela costuma durar em média uns 6 meses. Além de lavar, a paciente pode secar, escovar, fazer babyliss e chapinha, porque é um cabelo humano."

(Apuração por Carol Borges e texto por Fernanda Casagrande)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.