A Globo anunciou a estreia de um novo reality show original que promete unir o universo do agronegócio com o glamour das socialites do Centro-Oeste brasileiro. O programa, batizado de "Poderosas do Cerrado", será exibido pelo canal GNT a partir do dia 6 de outubro, com exibição simultânea no Globoplay. A primeira temporada terá dez episódios, indo ao ar até o dia 8 de dezembro.
A proposta de "Poderosas do Cerrado" remete diretamente ao estilo do reality "Mulheres Ricas", exibido pela Band em 2012, que mostrava a vida de milionárias brasileiras, como Val Marchiori e Narcisa Tamborindeguy, em meio a compras, festas e viagens. Criado por Diego Guebel e inspirado no formato americano "The Real Housewives", o programa original fez sucesso inicial com altos índices de audiência e forte repercussão nas redes sociais.
Apesar da popularidade, "Mulheres Ricas" também foi alvo de críticas por supostamente escancarar a desigualdade social brasileira em tom de deboche. Mesmo assim, o reality teve uma segunda temporada em 2013 e chegou a ter seu retorno cogitado em 2019, sem sucesso.
De acordo com o colunista Gabriel Vaquer, do site F5, o novo reality da Globo vai além da ostentação e busca "humanizar essas mulheres", revelando dramas e desafios pessoais por trás da vida de luxo. A ambientação no Centro-Oeste, com forte presença do mundo sertanejo e agropecuário, é um diferencial em relação aos realities anteriores focados em grandes capitais.
Entre os nomes confirmados no elenco está Andréa Mota, viúva do cantor sertanejo Leandro, que fez dupla com Leonardo e morreu em 1998. Andréa teve dois filhos com o artista: Leandro Costa e Lyandra Costa. Além dela, participam do programa a influencer Layla Monteiro, a pecuarista Roseli Tavares e as empresárias Tana Lobo e Cristal Lobo.
Com uma programação que já investe em atrações como "Viver Sertanejo", que contou com a participação de cantores como Daniel e Michel Teló; a série do Globoplay "Rensga Hits!", uma ficção que mistura drama e comédia no mercado da música sertaneja feminina; e a futura novela das sete "Coração Acelerado", que, segundo a colunista Carla Bittencourt, do portal LeoDias, será uma homenagem à memória de Marília Mendonça, a Globo reforça sua conexão com o mundo sertanejo e rural.
A nova aposta é o reality show "Poderosas do Cerrado", que estreia no GNT com a proposta de cativar uma audiência ampla e fiel, unindo o luxo das socialites à força do agronegócio.
player2