






Nesta quarta-feira (29), uma nova dinâmica agitou a casa mais vigiada do Brasil. Durante o programa "Mais Você", apresentado por Ana Maria Braga, o Big Fone tocou e foi atendido por Eva, dupla de Renata, que recebeu um verdadeiro presente de grego. As duas ganharam um almoço especial e puderam convidar mais duas duplas: Guilherme e Vilma, Maike e Gabriel.
No entanto, a recompensa veio acompanhada de uma responsabilidade: em consenso, o grupo precisou definir consequências para os demais participantes.
Entre as escolhas feitas pelo grupo, Daniele Hypólito, que dormia no quarto Anos 50, teve que trocar de lugar com Mateus, que estava no quarto Nordeste. Gracyanne Barbosa foi escolhida para ficar trancada na casa durante o show de Rodriguinho. Já Diego Hypólito e Thamiris ficarão amarrados um ao outro por tempo indeterminado.
A dinâmica foi transmitida ao vivo, com imagem e som, para toda a casa sem que os participantes soubessem, o que causou grande repercussão. Um dos momentos mais tensos aconteceu quando uma fala sobre Camilla gerou desconforto, levando-a às lágrimas.
Durante o almoço especial, as duplas tiveram que escolher dois participantes para ficarem "grudados" por tempo indeterminado. Renata sugeriu que Diego Hypólito fosse amarrado a Camilla, mas Maike interrompeu: "A Camilla cozinha". Renata complementou: "A gente que está na Xepa, ela cozinha para a gente".
A fala gerou desconforto imediato. Na sala, Camilla caiu no choro ao ouvir os brothers. Consolada por Aline, ela desabafou:
"Cara, sério... Tô chocada, papo reto! A leitura que elas tão fazendo do jogo eu acho que é covardia, papo reto"
Nas redes sociais, a fala foi interpretada por muitos internautas como racismo, e a equipe de Camilla se posicionou por meio de uma nota oficial repudiando as declarações.
Giovanna, em uma conversa na cozinha com a irmã, Gracyanne Barbosa, comentou sobre os comentários feitos por Maike e Renata durante o almoço: "Tô p*ta, eu ainda quero falar esse bagulho da Camilla..."
Nas redes sociais, muitos internautas apontaram uma contradição no discurso de Giovanna, já que, dias antes, ela havia dito algo semelhante sobre Dona Vilma, mãe de Diogo:
"Engraçado que quando a Giovanna falou a mesma coisa que a Renata sobre a Camilla cozinhar, ficou todo mundo caladinho né? Vocês são tão seletivos", escreveu um usuário no X (antigo Twitter).
Na volta para casa, Eva e Giovanna protagonizaram uma discussão acalorada na cozinha. O motivo foi o pedido de Giovanna para que guardassem comida para ela, que havia sido convidada para o cinema.
"Queria falar com vocês. Vocês sabem que cinema não é almoço, então toda vez que eu for pro cinema eu vou sim pedir pra guardar proteína pra mim. A gente sente fome, proteína é importante", argumentou.
Durante a discussão, Giovanna acusou as amigas de não se posicionarem na frente dela e de serem falsas:
"A gente se posiciona, a gente tinha nosso voto muito bem claro. A gente sempre se posicionou sobre isso. Vocês que criaram um grupo, e mesmo assim votaram na gente. E na hora que a gente quer devolver, a gente que tá pagando de falsa", rebateu Renata.
A fala sobre Camilla continuou repercutindo na casa. Diogo, que também assistiu à transmissão da refeição para o resto da sala, chamou Eva e Renata para explicar como elas poderiam ser interpretadas de maneira errada:
"Sobre a questão de cozinhar. Eu acredito, na verdade eu sei, porque a gente já conversou várias vezes, que vocês não pensam dessa maneira. Mas a forma de se expressar na hora ali soou mal."
Diogo seguiu explicando:
"Quando fala: 'Ah, ela cozinha', ficou parecendo... Como é que eu posso dizer? 'A gente precisa dela porque ela cozinha', tá entendendo? Vai para um lugar, Eva e Renata, de subserviência, da mulher preta nesse lugar de quem cozinha, de quem serve."
Renata tentou justificar seu ponto de vista, mas o ator insistiu em sua explicação, e Eva acabou concordando com ele.
Enquanto Thamiris comentava sobre as consequências escolhidas durante o almoço e as justificativas de Eva e Renata, Gracyanne Barbosa apontou que todas as consequências foram para os participantes do grupo deles. Diego Hypólito questionou por que a dupla não escolheu juntar amigos, e Thamiris explicou:
"Não podia ser desse jeito. Tinha que ser de um jeito que incomodasse a gente. Para elas não fazia sentido juntar duas amigas."
Diego então concluiu:
"Ela só não queria a Camilla por conta da questão da cozinha. A Camilla tem que, então, não cozinhar."
Thamiris concordou com a decisão:
"Ela não vai cozinhar mais. Camilla não mexe mais na cozinha."
Em conversa com Mateus, Vitória Strada comentou sobre o comportamento de Renata durante o almoço pós-Big Fone:
"A Renata é a pessoa que esculacha os outros na brincadeira o tempo inteiro. Elas escolheram não gostar de mim."
A atriz relembrou um episódio em que fez uma brincadeira e foi criticada:
"A grande patada foi: 'Alguém vai entrar pela casa, por onde que entra?' Eu falei: 'Pela porta'. Essa foi a grande patada. Eu virei uma pessoa má porque eu brinquei? Desde então, elas não me deram nenhuma abertura."
Com as reações intensas dentro e fora da casa, a polêmica do almoço pós-Big Fone promete seguir movimentando o jogo nos próximos dias.