Jacqueline Sato aponta desafios da representatividade asiática: 'É urgente'
Publicado em 20 de abril de 2021 16:03
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
Com ascendência japonesa, Jacqueline Sato faz coro por uma representatividade cada vez mais ampla no meio artístico. Em papo com o Purepeople, ela aponta conquistas, desafios e também suas inspirações na carreira. Veja mais a seguir!
Jacqueline Sato aponta desafios da representatividade asiática: 'Cada vez mais urgente'
Jacqueline Sato cresceu com poucas referências asiáticas na carreira
Jacqueline Sato aponta a atriz Sandra Oh como inspiração
Jacqueline Sato atuou em 'Sol Nascente'
Jacqueline Sato valoriza a representatividade asiática em suas redes sociais
Jacqueline Sato lista inspirações nacionais e internacionais em sua carreira
Jacqueline Sato atuou em tramas de sucesso, como 'Orgulho e Paixão'
Jacqueline Sato atualmente apresenta o 'Encantadores de Pet'
Jacqueline Sato comemora maior representatividade de asiáticos, mas aponta desafios
Veja + após o anúncio

A representatividade asiática é uma pauta recorrente nas redes sociais de Jacqueline Sato: com 10 anos de carreira na TV, a atriz de 32 anos conta ao Purepeople como busca colocar em foco a busca por uma maior diversidade e também empoderamento de mulheres com a mesma ascendência que a sua. "Estamos vivendo um momento de mudança positiva em relação a isso. São ações e manifestações que vão desde o público que vem criticando quando não vê esta representatividade na tela, ou nas páginas", aponta.

No exterior, um exemplo veio no Globo de Ouro deste ano, por exemplo, quando a chinesa Chloé Zhao venceu pela 1ª vez na categoria Melhor Diretor. Já no Brasil, a mudança acontece a passos mais lentos. "A primeira novela brasileira foi ao ar em 1951, somente 35 anos depois houve a presença da primeira mulher amarela (Cristina Sano) em uma telenovela ("Roda de Fogo - 1986), e somente 31 anos depois surgiu a primeira protagonista (Ana Hikari) na TV aberta brasileira ("Malhação - Viva a diferença" - 2017). Até que essa mudança expressiva em relação à representatividade acontecesse se passaram 66 anos", revela sobre a colega de trabalho que também se destacou em "As Five".

Jacqueline alerta sobre generalização do termo 'oriental': 'É errado'
Jacqueline aponta também que o preconceito acontece, muitas vezes, de modo naturalizado. "Algumas pessoas não entendem que ao se referirem à alguém nascida no Brasil, como oriental, ou como japonesa, elas estão reforçando preconceitos. A palavra 'oriental' se refere a pessoas nascidas em todo o Oriente, onde temos quase toda a Europa, a Ásia e a maior parte da África e da Oceania, e metade da Antártica. Então é errado se satisfazer com uma nomenclatura assim tão generalizada, ainda mais se a atriz que estejam buscando seja nascida no Brasil, como é o caso na maioria das vezes", explica a artista.
Jacqueline Sato comemora maior representatividade asiática, mas alerta: 'É urgente' © Divulgação, Roger Mac/Crop Studio

Ela ainda alerta: "Já houve muito menos oportunidades, está melhor, mas o caminho precisa ser crescente e é cada vez mais urgente. A cada dia que passa, essa urgência e as consequências desta falta se multiplicam. Temos que estar atentos para não permitirmos retrocessos. E é muito importante que cada vez mais se fale sobre, se cobre, e mais e mais pessoas se manifestem para ampliarmos esta consciência, uma vez que você se conscientiza de algo, não tem como voltar atrás."

Atriz viu falta de referências como gás na carreira

E se atualmente o debate contra o racismo e em prol da representatividade é mais amplo, no passado Jacqueline quis ir além do seu fenótipo e não se limitou àqueles que eram voltados especificamente para atrizes com ascendência asiática. "Diversos papéis meus não vieram até mim por conta das minhas características étnico-raciais e, sim, pelo meu trabalho consistente como atriz. Desde minha primeira novela no SBT, em que lembro nitidamente de ficar extremamente feliz em ver que pessoas com diversas características fenotípicas estavam sendo testadas para o mesmo papel", analisa.

A paulistana também aponta alguns estereótipos equivocados que ainda vê no mundo atual. "Já passei por algumas situações em que a pessoa brinca que era pra eu fazer a conta porque certamente eu seria boa com exatas, onde na real, sempre fui muito fraca, tirava as piores notas na escola nessa área, por exemplo", relembra.

Jacqueline Sato enfrentou preconceitos por origem nipônica © Divulgação, Roger Mac/Crop Studio

Outro ponto recorrente é a fetichização: "De um modo simples e direto, como exemplificar? 'Sempre quis namorar uma asiática' é uma das frases mais manjadas para identificar o recorte racial da fetichização. E esta é uma frase que quase toda asiática ou descendente já ouviu uma ou muitas vezes na vida".

Jacqueline aponta inspirações na carreira

Para a artista, neta de avô japonês, não faltam nomes e exemplos que a inspiram profissionalmente. "Quando eu vejo a Sandra Oh arrasando na série 'Killing Eve', ganhando o Globo de Ouro pela segunda vez, e sendo a primeira mulher amarela a apresentar este evento de prestígio, quando eu a vejo ser nomeada ao Emmy de melhor atriz novamente em 2020, ou quando vejo a Awkafina ganhar o prêmio de melhor atriz no Globo de Ouro, e também quando vejo o filme coreano 'Parasita' ganhar o Oscar, isso bate em mim, fico feliz de um jeito diferente, por que, de alguma forma, eu vejo a diversidade e representatividade étnico-racial conquistando seu espaço e isto me inspira, e muito", comemora.

"Aqui no Brasil temos também excelentes artistas, como a Miwa Yanagizawa, que conheci pessoalmente quando ela interpretou minha mãe na novela, e tem um trabalho expressivo e consistente no Teatro, é também diretora, premiadíssima, dá cursos, uma mulher multitalentosa e inspiradora. A Cristina Sano, pioneira sendo a primeira mulher amarela presente em telenovelas na nossa TV brasileira, é também diretora, e abriu muitos caminhos - e olha que engraçado, também a conheci pessoalmente quando ela interpretou minha mãe, na série ainda a ser lançada, 'Os Ausentes'. É claro que tenho diversas outras referências não-amarelas, mas escolho, desta vez, focar nestas", acrescenta.

(Por Marilise Gomes)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Sobre
Jacqueline Sato
Jacqueline Sato
De água com limão a vitamina C: Jacqueline Sato compartilha rotina de beauté. Contamos tudo aqui!
10 de março de 2022 16:12
Jacqueline Sato exalta par com Marcello Melo em 'Sol Nascente': 'Temos química'
27 de novembro de 2016 07:36
Jacqueline Sato, em 'Sol Nascente', revela rotina de dieta e exercício:'Natural'
26 de agosto de 2016 20:29
Palavras-chave
Entretenimento Famosos brasileiros Entrevista Principais notícias Mulher
Sobre o mesmo tema
Ana Hickmann aponta indícios do envolvimento da ex-assessora nas supostas fraudes milionárias de Alexandre Correa
Ana Hickmann aponta indícios do envolvimento da ex-assessora nas supostas fraudes milionárias de Alexandre Correa
5 de janeiro de 2024
Guerra entre Ana Hickmann e Alexandre Correa ganha nova personagem e ex-assessora é apontada como cúmplice em fraudes
Guerra entre Ana Hickmann e Alexandre Correa ganha nova personagem e ex-assessora é apontada como cúmplice em fraudes
5 de janeiro de 2024
Notícias similares
Luan Santana assume ficada com Yasmin Brunet e entrega preferência na hora do sexo: 'Delicioso'
Luan Santana assume ficada com Yasmin Brunet e entrega preferência na hora do sexo: 'Delicioso'
15 de outubro de 2023
Ana Hickmann era chamada de 'velha' e 'gorda' por Alexandre Correa: 'Me perseguia pra fazer plástica'
Ana Hickmann era chamada de 'velha' e 'gorda' por Alexandre Correa: 'Me perseguia pra fazer plástica'
26 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias