Nem a novela 'A Viagem', nem 'Tieta'. Embora essas duas novelas estejam sempre no topo da lista de pedidos do público quando o assunto é remake, outro clássico da Globo começa a despontar com força para ganhar uma nova versão e fora da Vênus Platinada. Trata-se de 'Pai Herói', exibida originalmente em 1979 e protagonizada por Tony Ramos, um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira.
A novela de Janete Clair pode entrar na grade da TV Brasil, emissora pública mantida pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação), controlada pelo governo federal.
Segundo o site Resumo das Novelas, o folhetim está entre os três projetos do gênero que se encontram na fase final da chamada Seleção TV Brasil.
Isso significa que a última fase, chamada de pitching, será o momento em que a empresa escolherá os projetos vencedores.
Logo, a etapa final com a decisão sobre os vencedores está marcada para acontecer entre 26 de janeiro e 6 de fevereiro de 2026. Ou seja, a definição está cada vez mais próxima e o interesse do mercado é alto.
A concorrência direta será com outras duas produções: 'Império do Sul', da Mira Filmes, e 'Vambora', da Nova Triniti Comunicação.
Apenas um projeto será selecionado e contará com um orçamento robusto de R$ 15 milhões, valor significativo para os padrões da TV pública e que demonstra a ambição da emissora em investir em dramaturgia de peso.
Vale ressaltar que 'Pai Herói', uma das novelas mais bem-sucedidas pela Globo, quase foi produzida pela HBO Max, a mesma que popularizou o streaming com 'Beleza Fatal', no início de 2025.
A produtora adquiriu os direitos sobre o texto com a família da autora. Neta de Janete Clair, Renata Dias Gomes deve assumir a adaptação da obra.
Se confirmada, a nova versão de 'Pai Herói' pode marcar não apenas o retorno de um clássico, mas também um novo momento para a dramaturgia fora do eixo tradicional da Globo.