Em 'História de Amor', Neusa (Mônica Carvalho) sempre foi o braço direito de Zuleika (Eva Wilma), e mais do que isso, o xodó da patroa, que a considera como uma filha. Na novela escrita por Manoel Carlos, ela sofre nas mãos de Mariana (Monique Curi) por conta do ciúme e preconceito.
Após várias humilhações, a bela moça conseguirá dar a volta por cima. Nos últimos capítulos da novela exibida na Faixa Especial da Globo, a empregada se casa com Mendonça (Fernando Wellington) e ainda dá o castigo que merece na mulher de Léo (Hugo Gross).
Finalmente, Zu descobre que Mariana vinha destratando sua empregada e cria um plano de vingança que beneficia Neusa. Ela a convida para ser sua governanta, com direito a aumento de salário. Inicialmente, Neusa demora a aceitar, mas gosta da proposta, para a ira de Mariana, que imaginou nunca mais vê-la por perto.
A patricinha engole o orgulho ao ver a empregada, agora com um visual repaginado. Neusa assume a chefia dos empregados, volta a estudar e se prepara para contrair matrimônio com o motorista, inclusive, convida os antigos patrões para padrinhos.
Antes do casório, a personagem de Mônica Carvalho desmaia ao ver o vestido em pedaços. Isso porque Mariana picota o figurino com tesoura, mas Paula (Carolina Ferraz) aparece com um modelo ainda mais bonito.
Problema resolvido, Neusa entra lindíssima ao lado de Rômulo (Cláudio Corrêa e Castro). Depois do 'sim', o casal comemora com um churrasco na mansão dos patrões e parte para a lua de mel. Mariana, por sua vez, será expulsa da mansão com sua mãe, além de amargar pela separação do filho de Zu e Rômulo.