Intérprete de Teca na primeira versão de 'Renascer', Palomma Duarte fez Benedito Ruy Barbosa reescrever alguns capítulos e inventou um acidente para sua personagem depois que ela viveu um na vida real. "Criei um acidente na rua para a Teca. Quando ela voltar para casa, já estará com o pé engessado", disse o autor, em 1993.
Na época com 16 anos, Palomma Duarte, que está no ar na série de sucesso "Pedaço de Mim", sofreu acidente de carro na Rodovia dos Tamoios, em São Paulo, quando viajava em um Opala para o Rio de Janeiro, na companhia de mais dois amigos. A atriz foi socorrida na Santa Casa de Paraibuna e, em seguida, no Pronto Socorro da Vila Industrial, em São José dos Campos.
Já pelo Hospital das Clínicas, na capital, a filha atriz Débora Duarte foi diagnosticada com uma fratura em três partes do pé direito. Depois de alguns exames, foi operada para implantar um pino no pé e colocou uma bota de gesso. "Ela só reclama que sente muita dor", disse a irmã, Daniela, na época pós-acidente. Inclusive, brincou que a atriz sofria do que podia se chamar de "maldição do pé direito": "Já quebrou o mesmo pé outras vezes".
Ainda na época do acidente, Palomma Duarte ficou preocupada com o destino que dariam para sua personagem em 'Renascer'. O autor Benedito Ruy Barbosa tranquilizou os fãs que ela não ia sair da novela:
"Não vou mudar nada da história inicial. Sei que essas coisas atrapalham o desenvolvimento da novela, mas vou manter a Teca. Em nenhum momento pensei em tirar a Paloma. Só faço questão que ela evite se esforçar durante as gravações".