Em 'Dona de Mim', Sofia (Elis Cabral) será obrigada a voltar a morar na mansão após Filipa (Cláudia Abreu) ganhar na justiça a sua guarda. Na disputa judicial, a menina até fará a proposta de fugir da cidade com Leo (Clara Moneke), mas a protagonista será consciente de que essa não é a melhor opção.
Mesmo assim, a ex-babá deixará o número do seu telefone caso ela precise de apoio. Na mansão, o retorno será pacífico, com o carinho de Rosa (Suely Franco) e de Filipa. Inicialmente, Sofia desprezará o novo quarto, preparado para recebê-la como uma princesa, e irá preferir dormir com a avó. Filipa não negará o pedido da ‘furacãozinho’.
Na primeira noite, a criança terá um pesadelo com Jaques (Marcello Novaes). Ao se aproximar da criança, o maquiavélico será acusado de ter feito mal a Abel (Tony Ramos).
Outro momento nada agradável para Sofia será quando Jaques entregar uma guitarra de presente. Ela até aceitará o instrumento musical, mas não se conformará. O personagem de Marcello Novaes ameaçará bater na criança, mas Samuel (Juan Paiva) não deixará e ainda enfrentará o próprio tio para defendê-la.
Mas o clima pesará de vez no dia seguinte quando Sofia flagrar Jaques e a atriz aos beijos. A atitude da irmã de Davi (Rafael Vitti) será correr pela mansão, pois não acreditará na relação em que lembra o amor de Abel por Filipa.
Além disso, ela entenderá que o músico, ao se relacionar com sua nova mãe, assumirá o lugar de pai, o que a deixa completamente arrasada.