Para fechar a semana com “chave de ouro”, o capítulo da trama de “Tieta” - vale mencionar que a novela está com algumas cenas cortadas pela emissora -, produção que estreou recentemente no "Vale a Pena Ver de Novo", reserva grandes emoções com diversos atores conhecidos, e outros que já deixaram saudades.
Os noveleiros de plantão vão poder conferir que Modesto (Armando Bógus) vai fazer uma proposta ousada para Perpétua (Joana Fomm): em troca dela não contar nada para Aída (Bete Mendes) sobre Carol (Luiza Tomé), ele não vai falar para ninguém o que ela guarda na misteriosa caixa branca.
Veja todos os detalhes a seguir.
Logo no início do capítulo, Elisa (Tássia Camargo) escuta Timóteo (Paulo Betti) reclamar das dívidas. Dando continuidade, Aída fala para seu marido que Perpétua queria lhe contar algo a respeito de Carol. No entanto, ela foi impedida pelo padre.
Depois, Ricardo (Cássio Gabus Mendes) sonha com Zuleika (Maria Helena Dias), Carol e outras mulheres. Em seguida, se ajoelha no milho. Para completar, Elisa some. Perpétua recebe a visita de Modesto para saber o que ela queria falar, mas Timóteo interrompe o papo.
Modesto aguarda Perpétua e vai descobrir a caixa misteriosa que a mulher guarda no armário. Em outra sequência, atônita, Elisa passa pelo circo onde Bafo de Bode (Bemvindo Siqueira) dorme.
O pessoal se organiza e parte em busca de Elisa. Milu (Miriam Pires) e Carmosina (Arlete Salles) confrontam Tonha (Yoná Magalhães). Desta forma, Tonha vai se deparar com Elisa na praia. A moça fala para a mãe que não entende o motivo pelo qual faz essas coisas, e Tonha a consola. Sendo assim, Elisa retorna para casa.
Tonha defende Elisa quando Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos) ameaça bater na mulher. Tieta (Betty Faria) é criticada por Perpétua, e Carmosina a defende. Timóteo recebe pedido de desculpas de Elisa. Perpétua recebe proposta de Modesto para que ela não comente com Aída sobre Carol, e ele assim não vai contar à todos o que ela guarda na caixa.
Ascânio (Reginaldo Faria) vê Carmosina mostrar que sua propaganda sobre Santana do Agreste saiu no jornal. Por este motivo, ele e os amigos ficam felizes. O cheque de Tieta não vai chegar no dia certo. Carmosina e Perpétua brigam, já que ela não deixa ver as cartas que chegaram. Por sua vez, Carmosina acredita que algo tenha contecido com Tieta.
Elisa vai se arrepender de ter mentido para Tieta a respeito da morte de seu filho. Na continuação, todos na cidade comentam sobre como era Tieta. Logo, Ricardo fala que não conheceu a tia. Em outro momento, Perpétua, em segredo, pede a ajuda do filho. Ela e o rapaz partem à Esplanada. Carol escuta Modesto falar de Tieta.
Quando Perpétua retorna, ela acusa Timóteo de ter desviado o cheque, com o objetivo de pagar a promissória do banco. Então, Osnar (José Mayer) intervém e defende Timóteo, falando que ele lhe emprestou o dinheiro.
Toda a família escreve cartas à Tieta. Após um mês sem notícias de Tieta, Perpétua comenta que a irmã morreu e que tem como provar isto.