Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Sertanejo
Últimos Web Stories
Carnaval
Famosos do esporte
Instagram dos famosos
Gravidez das famosas
Look de famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Pantanal
Novela Cara & Coragem
Novela Quanto Mais Vida, Melhor
Novela Além da Ilusão
Novela Carinha de Anjo
Novela Poliana Moça
Novela Reis
Novela A Favorita
Resumo de novelas
TV
Power Couple Brasil
Masterchef Brasil
A Fazenda
BBB 23
Reality Show
Domingão com Huck
Caldeirão
Mais Você
Encontro com Fátima
Séries
Filme 365 Dias
Cinema
Séries e filmes
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Virginia Fonseca
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Paolla Oliveira
Wanessa
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Jade Picon
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Beleza Madura
Dieta
Astrologia
Coluna É Trend!

Roupas mais caras em 2022: expert dá dicas para quem planeja renovar o closet. Confira!

9 fotos
Veja as fotos!
Especialista em mercado têxtil e de confecções, Eduardo Cristian aponta a alta do dólar como um dos fatores que encarecem estes ítens.

As roupas estarão mais caras em 2022, afirma o especialista em mercado têxtil e de confecções, Eduardo Cristian, CEO da Costurando Sucesso, empresa que oferece capacitação a empreendedores do ramo. "Seguindo a tendência de mercado, por conta da inflação, do dólar e dos fatores exteriores, estão com preços maiores", alerta.

O empresário detalha que há diversos fatores envolvidos. No caso da matéria-prima, que são commodities, são taxadas em dólar. Portanto, já há o primeiro fator de peso. O especialista destaca que há também as taxas tributárias diretas e indiretas, que impactam no preço final de uma peça de roupa, um problema antigo no país, a elevada carga tributária. Por isso, para quem planeja dar uma atualizada no guarda-roupa, é importante preparar o bolso.

Como calcular o custo da peça de roupa?

Eduardo explica que o preço de uma peça de roupa é mais complexo do que muitos imaginam. Tecido, mão de obra das costureiras, custos do lojista, muito está envolvido no preço final da sua blusinha:

"Essa carga tributária está em cerca de 35%, variando de produto para produto. Existem também as questões das taxas trabalhistas, que levam muitas confecções para a informalidade. Um ponto que precisamos levar em consideração é o coeficiente da produção, que varia de fábrica para fábrica, por isso, no mercado é possível encontrar os mesmos produtos com valores diferentes".

Como é o processo de fazer roupas no Brasil?

O processo em si de fazer roupas no Brasil são os mesmos que o de qualquer outro lugar do mundo, segundo Eduardo Cristian. São utilizadas as mesmas máquinas e matérias-primas. No entanto, o que difere são as questões trabalhistas, que são rígidas e burocráticas, além das questões tributárias, fiscalizações e inflação, que em outros países não existem ou são muito menores.

Apesar do preço elevado, o ideal é o consumidor sempre optar por peças produzidas nacionalmente, principalmente em tempos de crise e de desemprego.

"Comprando uma peça produzida aqui, você está ajudando um segmento da cadeia de emprego do país, são mais de 7 milhões de pessoas diretamente envolvidas. É um segmento que gera emprego e renda para os brasileiros, então quando você opta por adquirir uma peça feita aqui, você está ajudando desde a plantação do algodão, até uma loja", observa.

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.