As roupas estarão mais caras em 2022, afirma o especialista em mercado têxtil e de confecções, Eduardo Cristian, CEO da Costurando Sucesso, empresa que oferece capacitação a empreendedores do ramo. "Seguindo a tendência de mercado, por conta da inflação, do dólar e dos fatores exteriores, estão com preços maiores", alerta.
O empresário detalha que há diversos fatores envolvidos. No caso da matéria-prima, que são commodities, são taxadas em dólar. Portanto, já há o primeiro fator de peso. O especialista destaca que há também as taxas tributárias diretas e indiretas, que impactam no preço final de uma peça de roupa, um problema antigo no país, a elevada carga tributária. Por isso, para quem planeja dar uma atualizada no guarda-roupa, é importante preparar o bolso.
Eduardo explica que o preço de uma peça de roupa é mais complexo do que muitos imaginam. Tecido, mão de obra das costureiras, custos do lojista, muito está envolvido no preço final da sua blusinha:
"Essa carga tributária está em cerca de 35%, variando de produto para produto. Existem também as questões das taxas trabalhistas, que levam muitas confecções para a informalidade. Um ponto que precisamos levar em consideração é o coeficiente da produção, que varia de fábrica para fábrica, por isso, no mercado é possível encontrar os mesmos produtos com valores diferentes".
O processo em si de fazer roupas no Brasil são os mesmos que o de qualquer outro lugar do mundo, segundo Eduardo Cristian. São utilizadas as mesmas máquinas e matérias-primas. No entanto, o que difere são as questões trabalhistas, que são rígidas e burocráticas, além das questões tributárias, fiscalizações e inflação, que em outros países não existem ou são muito menores.
Apesar do preço elevado, o ideal é o consumidor sempre optar por peças produzidas nacionalmente, principalmente em tempos de crise e de desemprego.
"Comprando uma peça produzida aqui, você está ajudando um segmento da cadeia de emprego do país, são mais de 7 milhões de pessoas diretamente envolvidas. É um segmento que gera emprego e renda para os brasileiros, então quando você opta por adquirir uma peça feita aqui, você está ajudando desde a plantação do algodão, até uma loja", observa.