Desde que se consolidou como a plataforma pioneira do streaming, a Netflix tem se destacado por adaptar histórias clássicas em minisséries, documentários, séries e filmes. Uma dessas produções, lançada em 2023, voltou a ganhar destaque recentemente: trata-se de uma adaptação inspirada nas obras de Edgar Allan Poe.
A minissérie de oito capítulos é “A Queda da Casa de Usher”, criada por Mike Flanagan — o mesmo responsável por sucessos como "A Maldição da Residência Hill" e "Missa da Meia-Noite".
Disponível na Netflix desde 12 de outubro de 2023, a produção não se limita ao famoso conto homônimo de Poe, mas também faz referência a outros textos do autor, como "O Coração Delator", "O Gato Preto", "A Máscara da Morte Rubra" e "O Corvo".
Apesar das histórias diferentes, as produções de Flanagan têm algo que as conecta: a presença da personagem Verna, interpretada por Carla Gugino. A própria atriz descreveu sua figura como uma espécie de representação do destino e do karma, de acordo com o portal LM Nequen: “Pode-se dizer que ela é a manifestação do karma. É uma loucura — no melhor sentido possível”.
“Dois irmãos ambiciosos, obcecados por fama e fortuna, constroem uma dinastia familiar que começa a ruir quando seus herdeiros passam a morrer, um a um, de forma misteriosa”, descreve a sinopse oficial da série.
- Carla Gugino – Verna
- Bruce Greenwood e Zach Gilford – Roderick Usher
- Mary McDonnell e Willa Fitzgerald – Madeline Usher
- Lulu Wilson – Madeline Usher (adolescente)
- Kate Whiddington – Madeline Usher (criança)
- Henry Thomas – Frederick Usher
- Kate Siegel – Camille L’Espanaye
- Rahul Kohli – Napoleon Usher
- Samantha Sloyan – Tamerlane Usher
- T’Nia Miller – Victorine LaFourcade
- Michael Trucco – Rufus Griswold
- Katie Parker – Annabel Lee
O elenco ainda conta com Sauriyan Sapkota (Prospero Usher), Matt Biedel (William Usher), Crystal Balint (Morella Usher), Ruth Codd (Juno Usher), Kyliegh Curran (Lenore Usher), Carl Lumbly (C. Auguste Dupin), Malcolm Goodwin (C. Auguste Dupin jovem) e Mark Hamill (Arthur Pym).
Mesmo tendo estreado em 2023, a série foi indicada e premiada ao longo de 2024 e 2025:
- 29º Critics Choice Awards
- Willa Fitzgerald – indicada como Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Filme para TV
- Mary McDonnell – indicada na mesma categoria
- 52º Saturn Awards
- Henry Thomas – vencedor como Melhor Ator Coadjuvante (TV)
- Indicação a Melhor Apresentação Televisiva
- Mark Hamill – indicado como Melhor Ator Convidado (TV)
player2
player2
player2