Mais rotina e tensão afetam o sexo? Médico dá dicas de como recuperar a libido e cita importância de dieta
Publicado em 21 de fevereiro de 2022 15:20
Por Patrícia Dias
Como aumentar a libido de maneira prática e simples? Em conversa com o Purepeople, o médico Marcos Staak Jr explica como resgatar o amor e o sexo em tempos de isolamento social. Confira!
Mais rotina e tensão afetam o sexo? Médico dá dicas de como recuperar a libido e cita importância de dieta
Libido é o desejo sexual que sentimos e que, por diversos motivos, se acentua ou diminui
Como recuperar a libido derrubada pela pandemia
Libido: médico Marcos Staak Jr. ensina como resgatar o amor e o sexo em tempos de isolamento social
A alimentação inadequada pode interferir na libido
A pandemia alterou a rotina sexual das pessoas
Veja como recuperar a vida sexual na pandemia
Saiba como redescobrir o erotismo em um mundo pós-pandêmico
Libido é o nome que se dá ao desejo sexual, que faz parte do instinto do ser humano
Vários fatores podem ocasionar a falta de libido
Veja + após o anúncio

A libido faz parte do instinto do ser humano, mas é influenciada por questões físicas ou emocionais. Por isso, pode estar aumentado ou diminuído em algumas pessoas em determinadas fases da vida. Durante a pandemia, medo, incertezas, divórcios e isolamento fizeram sumir o desejo sexual de muita gente. Foi nesse contexto que a masturbação voltou a figurar entre os assuntos mais falados e os brinquedos sexuais tiveram crescimento enorme em suas vendas.

Vários fatores podem ocasionar a falta de libido, como conta o médico Marcos Staak Jr. ao Purepeople. "Problemas sexuais são altamente prevalentes em mulheres. Nos Estados Unidos, aproximadamente 40% das mulheres têm preocupações sexuais e 12% relatam problemas sexuais angustiantes", relata o especialista.

"A disfunção sexual feminina assume diferentes formas, incluindo falta de desejo sexual, excitação prejudicada, incapacidade de atingir o orgasmo, dor durante a atividade sexual ou uma combinação desses problemas. Aspectos psicológicos estão intimamente envolvidos com a saúde sexual e o desejo, tanto em homens, quanto em mulheres", explica.

Dicas para aumentar a libido

É importante identificar a causa para que possam ser tomadas atitudes que tenham como objetivo aumentar o interesse sexual.

"Apenas o fato de compartilhar uma preocupação e querer melhorar é um bom primeiro passo. Problemas sexuais geralmente são multifatoriais. O plano de manejo sempre deve ser revisto e as tomadas de decisão compartilhadas entre paciente e profissional assistente", comenta Staak.

"A paciente deve saber que a maioria dos problemas sexuais não tem um tratamento fácil ou imediato e que pode haver um período de tentativa e erro com as abordagens de gerenciamento antes que a função sexual melhore. Os principais fatores associados a uma vida sexual satisfatória são o bem-estar físico e psicológico e a qualidade do relacionamento com o parceiro", afirma.

Como resgatar amor e sexo em tempos de isolamento social?

Staak diz que há como mudar o jogo e dá dicas de como recuperar o desejo dentro de casa. "As medidas que uma mulher toma para melhorar sua saúde e relacionamento provavelmente terão um impacto positivo em sua vida sexual. Mudanças no estilo de vida que aumentam o bem-estar físico e emocional, reduzem a fadiga e o estresse e fortalecem a parceria geralmente resultam em efeitos positivos na função sexual", pontua.

"Para mulheres com parceiros sexuais, o parceiro deve ser considerado no plano de tratamento. Isso pode incluir o tratamento da disfunção sexual do parceiro, se presente. Se for identificado conflito de relacionamento, o aconselhamento de casais pode ser útil", opina.

Como recuperar a libido um mundo pós-pandêmico?

Esta condição, segundo Staak, tem inúmeras causas que precisam ser investigadas com cuidado para que se possa adotar o tratamento adequado.

"A terapia sexual com um terapeuta certificado também é uma intervenção eficaz para muitas mulheres e casais, fornecendo educação sobre sexualidade, melhorando a comunicação e prescrevendo exercícios e intervenções específicos para ajudar os casais a se concentrarem em maior intimidade e prazer", destaca.

"Muitas vezes, uma mulher está satisfeita com seu nível atual de interesse e resposta, mas angustiada pela discórdia decorrente de níveis discrepantes de interesse dentro de um relacionamento. Para algumas mulheres, problemas de função sexual as impedem de procurar relacionamentos. Outras mulheres podem estar insatisfeitas com sua função sexual durante a masturbação ou outras atividades independentes do parceiro", observa.

"Muitas condições físicas e psicológicas estão associadas à disfunção sexual. Às vezes, um problema sexual pode ser melhorado pelo diagnóstico e tratamento de um problema subjacente ou pelo ajuste da terapia para minimizar os efeitos colaterais sexuais", alerta.

Alimentação influencia a libido

De acordo com Staak, a alimentação inadequada pode interferir na libido. "Obesidade e imagem corporal ruim podem afetar negativamente a função sexual feminina. Nenhum alimento isoladamente terá a capacidade e melhorar o desejo sexual por si só, porém, um conjunto de bons hábitos de vida, incluindo uma alimentação equilibrada, favorece para a manutenção do desejo sexual de forma adequada", declara.

Palavras-chave
Saúde Entrevista Principais notícias
Sobre o mesmo tema
'BBB 24': Nizam desiste de Alane por falta de sexo; Bruna Marquezine do Pará só quer ficar de "beijinho"
'BBB 24': Nizam desiste de Alane por falta de sexo; Bruna Marquezine do Pará só quer ficar de "beijinho"
10 de janeiro de 2024
Petra acusa Irene sobre morte de Agatha e Aline recupera terras na guerra intermitável contra Antônio: resumo de 'Terra e Paixão' de 08/01 a 13/01
Petra acusa Irene sobre morte de Agatha e Aline recupera terras na guerra intermitável contra Antônio: resumo de 'Terra e Paixão' de 08/01 a 13/01
8 de janeiro de 2024
Notícias similares
Fotos de Maiara magra chocam internautas após mudança radical: veja como o corpo da cantora mudou ao longo da carreira
Fotos de Maiara magra chocam internautas após mudança radical: veja como o corpo da cantora mudou ao longo da carreira
3 de abril de 2024
Maiara, criticada por magreza extrema, exibe corpo esbelto em biquíni rosa e mostra o que come para manter o peso. Veja fotos!
Maiara, criticada por magreza extrema, exibe corpo esbelto em biquíni rosa e mostra o que come para manter o peso. Veja fotos!
1 de abril de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias