Shantal Verdelho opta por não falar mais sobre a violência obstétrica sofrida. Entenda o caso
Publicado em 14 de dezembro de 2021 16:03
Por Nathalia Duarte | Notícias dos famosos, celebridades do esporte e TV
Fã de música pop e latina. Gosta de filmes e séries 'escondidas' na Netflix e de memes de subcelebridade.
Um áudio vazado nas redes sociais mostra Shantal Verdelho acusando o médico que realizou o parto de sua filha Domênica, de três meses, de violência obstétrica. Nas redes sociais, a empresária e o ginecologista se pronunciaram sobre o assunto. Entenda todo o caso:
Shantal Verdelho opta por não falar mais sobre a violência obstétrica sofrida. Entenda o caso
Entenda o que aconteceu com Shantal Verdelho durante o parto
No fim de semana, um áudio de Shantal Verdelho falando sobre o parto vazou nas redes sociais
No áudio, Shantal Verdelho relatou que foi vítima de violência obstétrica
Shantal Verdelho acusa o ginecologista de seu parto de disparar xingamentos a ela durante o nascimento da filha
Shantal Verdelho também acusa o médico Renato Kalil de não cumprir com o sigilo médico
Shantal Verdelho também revelou que ela foi exposta ao marido, Mateus Verdelho pelo médico
Violência obstétrica são abusos e desrespeitos sofridos pelas gestantes durante o parto por profissionais e instituições de saúde
Shantal Verdelho revelou que vai tomar as medidas cabíveis ao médico
Em nota, Renato Kalil negou as acusações de Shantal
Shantal e Mateus Verdelho são pais de Felippo, de 2 anos e Domênica, de 3 meses
Veja + após o anúncio

No último fim de semana, Shantal Verdelho chocou a todos ao ter áudios nos quais narrava o parto de sua filha, Domênica, vazado nas redes sociais. Segundo a empresária, o ginecologista e obstetra Renato Kalil disparou palavrões e xingamentos à influenciadora digital enquanto ela dava à luz. Nesta terça-feira (14), Shantal fez um desabafo e explicou que prefere não falar mais sobre a violência obstétrica que sofreu.

"Essa história me pegou. Aqui é meu ambiente de trabalho, do qual eu já fiquei afastada muito tempo por conta do meu repouso na gestação. E eu queria voltar fingindo que nada aconteceu e entreter vocês, e fazer os meus trabalhos, mas eu acho que seria meio estranho", disse Shantal, em vídeos no Instagram.

A empresária também pediu para que os seguidores entendessem e respeitassem o momento pelo qual ela está passando. "Então, queria pedir compreensão porque é um assunto que me constrange, é íntimo, que era para ser íntimo. Não era para ter saído do âmbito familiar, das minhas amigas mais próximas. E que envolve a minha filha, o rostinho dela em todas as notícias, de uma bebezinha de três meses. Então, daqui pra frente o assunto vai ser outro", desabafou.

© Reprodução, Instagram/ @shantal

Entenda o que aconteceu com Shantal Verdelho

Em um áudio de uma conversa pessoal para um grupo de amigas, que foi vazado nas redes sociais, Shantal Verdelho acusa o obstetra de usar palavrões contra ela durante o parto.

"Quando a gente assistia ao vídeo do parto, ele me xinga o trabalho de parto inteiro. Ele fala 'Porr*, faz força. Filha da mãe, ela não faz força direito. Viadinha. Que ódio. Não se mexe, porr*'... depois que revi tudo, foi horrível", conta a influencer. O vídeo em questão foi um material gravado por Mateus Verdelho para guardar de recordação do parto da filha, que aconteceu em setembro.

Segundo Shantal, Renato Kalil também expôs sua intimidade, de forma pejorativa, ao marido dela, Mateus Verdelho, durante o parto, que durou 48 horas.

"Ele chamou meu marido e falou: 'Olha aqui, toda arrebentada. Vou ter que dar um monte de pontos na perereca dela'. Ele falava de um jeito como 'olha aí, onde você faz sexo, tá tudo fodid*'. Ele não tinha que fazer isso. Ele nem sabe se eu tenho tamanha intimidade com meu marido", contou a moça.

Saiba o que é violência obstétrica

Segundo o site do Ministério da Saúde, "um quarto das brasileiras que vivem partos normais referem ter sido vítimas de violência e/ou maus-tratos nas maternidades, a chamada violência obstétrica".

De acordo com o Conselho Nacional de Saúde, "violência obstétrica" são abusos e desrespeitos sofridos pelas gestantes durante o parto por profissionais e instituições de saúde.

O termo é reconhecido por entidades de saúde em todo o mundo e é utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Médico do parto de Shantal Verdelho nega acusações

Quando os áudios de Shantal foram vazados, a empresária lamentou o ocorrido e contou, através de uma nota, que iria tomar as medidas cabíveis ao caso. Renato Kalil, o obstetra acusado de violência durante o parto, também enviou uma nota. Nela, o ginecologista se mostrou surpreso e negou as acusações.

"O Dr. Renato Kalil é médico obstreta ginecologista há 36 anos, sendo um dos médicos mais reconhecidos do Brasil. Ao longo de sua carreira, já efetuou mais de 10 mil partos, sem nenhuma reclamação ou incidente. O parto da Sra. Shantal aconteceu sem qualquer intercorrência e foi elogiado por ela em suas redes sociais durante trinta dias após o parto. Surpreendentemente, o Dr. Renato Kalil começou a receber, nos últimos dias, ataques com base em um vídeo editado, com conteúdo retirado de contexto. A íntegra do vídeo mostra que não há nenhuma irregularidade ou postura inapropriada durante o procedimento. Ataques à sua reputação serão objeto de providências jurídicas, com a análise do vídeo na íntegra", diz a nota enviada à revista Quem no sábado (11).

Shantal Verdelho diz que médico 'rasgou' ela com a mão

Shantal desejava um parto humanizado para Domênica, assim como a filha de Lorena Improta e Léo Santana. Em vez disso, a empresária teria sofrido diversos tipos de agressões por parte do médico. Em outro momento do áudio que foi vazado, Shantal disse que Renato também havia informado o sexo do bebê nas redes sociais, quebrando, assim, o sigilo médico (a influenciadora desejava descobrir a informação somente na hora do parto).

"Esperei meses pra saber o sexo da minha bebê e ele me tirou o direito de contar isso pra minha família. Minha irmã ficou sabendo antes pelo Instagram dele e, na hora, disfarçou uma reação", disse Shantal, que completou:

"Descobri que ele falou da minha vagina para outras pessoas. Tipo: 'Ficou arregaçada, se não tiver episiotomia [procedimento cirúrgico que consiste em uma incisão no períneo - a região entre o ânus e a vagina - para facilitar a passagem do bebê], você vai ficar igual'", disse a empresária, que revelou que o médico teria 'rasgado' ela com a mão, só para que ela ficasse com a região mais aberta.

Conselho Regional de Medicina irá apurar as denúncias de Shantal Verdelho

Na segunda-feira (13), o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) informou que abriu um processo interno para apurar as denúncias da influencer contra Renato Kalil. O órgão não deu detalhes da apuração do caso. Devido à repercussão, Renato desativou seu perfil nas redes sociais.

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Famosos brasileiros Entretenimento Principais notícias Polêmica
Sobre o mesmo tema
Caso Daniel Alves sofre mudança que pode influenciar no resultado do julgamento. Entenda!
Caso Daniel Alves sofre mudança que pode influenciar no resultado do julgamento. Entenda!
6 de outubro de 2023
Neymar sofre duras críticas após pronunciamento sobre assalto à casa de Bruna Biancardi: 'Frieza que assusta'
Neymar sofre duras críticas após pronunciamento sobre assalto à casa de Bruna Biancardi: 'Frieza que assusta'
7 de novembro de 2023
Notícias similares
Ana Hickmann vai parar no Conselho Tutelar após 'denúncia anônima' com relação às visitas do filho a Alexandre Correa
Ana Hickmann vai parar no Conselho Tutelar após 'denúncia anônima' com relação às visitas do filho a Alexandre Correa
8 de janeiro de 2024
À beira da falência, Ana Hickmann está revoltada após descobrir que Alexandre Correa deixou a família afundada em dívidas
À beira da falência, Ana Hickmann está revoltada após descobrir que Alexandre Correa deixou a família afundada em dívidas
22 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias