Os fãs brasileiros mal podem esperar: o Oasis volta aos palcos em 2025, com duas apresentações no Estádio MorumBis, em São Paulo, nos dias 22 e 23 de novembro. Os ingressos se esgotaram ainda em 2024, poucas horas após o anúncio da turnê Oasis Live ‘25.
A expectativa é enorme, mas não há como falar do retorno da banda sem lembrar do tempero que sempre acompanhou os shows: as brigas lendárias entre os irmãos Liam Gallagher, que neste domingo (21) completa 53 anos, e Noel Gallagher, que ja criticou Miley Cyrus. Para marcar esse momento especial, o Purepeople reuniu 25 momentos que entraram para a história como as maiores tretas dessa dupla explosiva.
A rivalidade começou em casa, muito antes da fama. No documentário Oasis: Supersonic (2016), Liam contou: “Saí para beber quando tinha uns 15 anos e também fumei um baseado. Quando voltei, tudo estava girando e eu não consegui achar o interruptor de luz [do banheiro], então urinei em cima do novo aparelho de som de Noel. Acho que ele ainda sente rancor”.
Durante o primeiro show do Oasis nos Estados Unidos, no Whisky A Go-Go, Liam debochou do irmão alterando a letra de Live Forever: “Talvez eu não queira saber por que você cutuca o nariz”, cantou. Depois, arremessou um pandeiro em Noel, que deixou o palco. No dia seguinte, anunciou sua saída da banda, mas voltou pouco depois, como recordou o UOL/Splash.
Durante uma turnê, uma discussão terminou com Noel deixando a banda temporariamente depois de ser atingido por Liam com um taco de críquete, segundo a Rolling Stone Brasil.
Enquanto Noel trabalhava no álbum (What’s the Story) Morning Glory?, Liam levou estranhos de um pub para o estúdio. O guitarrista perdeu a paciência e o acertou com um taco de críquete. “O estúdio ficou destruído, tudo ficou em pedaços”, contou Liam mais tarde. O objeto foi até leiloado anos depois, relatou o UOL/Splash.
Liam subiu bêbado no palco com um haltere na mão, provocando Noel. O irmão abandonou temporariamente a turnê, de acordo com a Rolling Stone Brasil.
Liam faltou ao especial alegando problemas na garganta, mas foi filmado bebendo e vaiando Noel da plateia. Um produtor até tentou juntar os dois, mas Noel recusou e disparou: “Manda ele se f****”, relembra o UOL/Splash.
Em outra briga, Liam atingiu Noel no rosto com um pandeiro, quebrando seus dentes, segundo a Rolling Stone Brasil.
Uma entrevista de 15 minutos, em que os dois trocam ofensas como “cala a boca” e “vai se f****”, foi lançada como single com o nome Oas*s e chegou às paradas britânicas. O episódio é detalhado pelo UOL/Splash.
Liam apareceu bêbado em um show de Noel e precisou ser retirado pelos seguranças, conforme a Rolling Stone Brasil.
Após uma bebedeira, Liam questionou se Noel era realmente pai de sua filha Anaïs. O The Guardian relatou que Noel partiu para cima do irmão e o agrediu fisicamente. Em entrevista à Q Magazine em 2005, Noel desabafou: “Eu nunca o perdoei porque ele nunca pediu desculpas”.
Noel acusou Liam de inventar uma laringite para cancelar um show. Liam negou e chegou a processar o irmão por difamação, como registrou a Rolling Stone Brasil.
Liam deu peças de sua marca Pretty Green para os colegas de banda, mas Noel as doou para uma instituição de caridade em Londres. “Fui direto para a loja de caridade e deixei as roupas na porta. Liam ficou maluco e disse: ‘Se você não queria, p****, deveria apenas ter dito que não queria, seu filho da p***’”, contou Noel ao tabloide The Sun em 2021.
Em Paris, uma discussão terminou com guitarras destruídas e o anúncio oficial de Noel: “É com alguma tristeza e com muito alívio que digo que deixei o Oasis hoje. Eu simplesmente não aguentava trabalhar mais um dia com Liam”, relembra o UOL/Splash.
Ao receber um prêmio, Liam ignorou Noel e jogou o troféu e o microfone para a plateia, segundo a Rolling Stone Brasil.
Liam processou Noel por declarações públicas, mas desistiu após um pedido de desculpas, relatou a Rolling Stone Brasil.
Liam comparou a nova banda de Noel: “Parece um Westlife sem carisma”, de acordo com a Rolling Stone Brasil.
Noel se casou com Sara MacDonald, mas não convidou Liam, o que gerou novas mágoas, lembra a Rolling Stone Brasil.
Liam começou a chamar Noel de “potato” no Twitter. O apelido viralizou entre os fãs e virou piada mundial, segundo a Rolling Stone Brasil.
Noel recusou-se a participar do documentário sobre a banda. Liam aproveitou sua presença no filme para provocar o irmão, registrou a Rolling Stone Brasil.
Liam atacou Noel chamando-o de “covarde”, “careta” e outros insultos em dezenas de publicações, de acordo com a Rolling Stone Brasil.
Liam criticou Noel por não participar do show beneficente One Love Manchester. “Noel está fora da p**** do país. Quem de nós não estava? Querido, entre em um p**** de um avião e toque suas músicas para as crianças, seu m**** deprimente”, escreveu Liam, segundo o UOL/Splash.
Liam acusou Sara MacDonald de ser a responsável pela separação da banda e pela distância entre os irmãos, aponta a Rolling Stone Brasil.
Liam afirmou que Noel o afastou da mãe deles, Peggy Gallagher, e que ela apoiava sua versão da história, segundo a Rolling Stone Brasil.
Noel não convidou Liam para a comemoração. O irmão respondeu com provocações, mas também mandou um irônico “feliz aniversário”, relembra a Rolling Stone Brasil.
Após Noel incluir uma mulher tocando tesoura no palco, Liam ironizou dizendo que levaria um “descascador de batatas” a seus shows. Um fã levou a sério e descascou batatas durante uma apresentação, recebendo o elogio de Liam: “Para o descascador que descascou com todo seu coração no show da última noite: você, meu amigo, é realmente especial. Psicodélico até”, contou ele em entrevista lembrada pelo UOL/Splash.
player2