Silvio de Abreu faz balanço de 'Guerra dos Sexos':'Audiência só foi baixa em SP'
Publicado em 25 de abril de 2013 18:15
Por Purepeople
Nesta sexta-feira (26), vai ao ar o último capítulo de "Guerra dos Sexos", nova versão do sucesso homônimo de Silvio de Abreu, exibido em 1983, também no horário das sete na TV Globo. Em entrevista ao Purepeople, o autor faz um balanço e comenta a experiência de reescrever uma obra própria, as dificuldades do processo, as críticas à audiência da novela e os novos talentos que se destacaram na trama. Confira: Purepeople: Silvio, é inusitado que um autor escreva a nova versão de uma história própria. Ao chegar ao fim da empreitada, que avaliação você faz ?! Silvio de Abreu: Não acho tão inusitado. Ivani Ribeiro reescreveu para a Globo todas as novelas que já tinha escrito para a Excelsior e Tupi. A única trama original que ela fez em todos os seus anos de Globo foi "Final Feliz". Benedito Rui Barbosa também supervisionou as filhas Edmara e Edilene Barbosa nos remakes de "Sinhá Moça" e "Paraíso". No meu caso adorei ter feito esse remake. Acho os personagens incríveis, a história super div
Em entrevista ao Purepeople, Silvio de Abreu declara estar com sensação de dever cumprido ao chegar ao fim da nova versão de 'Guerra dos Sexos', em 25 de abril de 2013
Em clima de despedida, Silvio de Abreu e o diretor Marcelo Zambelli são clicados ao final das gravações de 'Guerra dos Sexos'
Para Silvio de Abreu, a escalação do elenco foi mais do que acertada na nova versão de 'Guerra dos Sexos'; Irene Ravache e Tony Ramos encarnam os protagonistas da trama
A o final da vilã Carolina (Bianca Bin) é um dos que mudaram da primeira versão para o remake de 'Guerra dos Sexos'
Nando (Reynaldo Gianecchini), Juliana (Mariana Ximenes), Felipe (Edson Celulari) e Roberta (Gloria Pires) formam formaram triângulos amorosos que deram o que falar e dividiram opiniões em 'Guerra dos Sexos'
Manoela (Guilhermina Guinle) surta e põe fogo no estúdio de Fábio em 'Guerra dos Sexos', seu final será em um manicômio
Vânia (Luana Piovani) e Ulisses (Eriberto Leão) não se casam, mas continuarão se relacionando sem compromisso, no fim de 'Guerra dos Sexos'
Irene Ravache e Tony Ramos encarnaram as novas versões de Charlô e Otávio, vividos em 1983 por Fernanda Montenegro e Paulo Autram em 'Guerra dos Sexos'
Veja + após o anúncio

Nesta sexta-feira (26), vai ao ar o último capítulo de "Guerra dos Sexos", nova versão do sucesso homônimo de Silvio de Abreu, exibido em 1983, também no horário das sete na TV Globo. Em entrevista ao Purepeople, o autor faz um balanço e comenta a experiência de reescrever uma obra própria, as dificuldades do processo, as críticas à audiência da novela e os novos talentos que se destacaram na trama. Confira:

Purepeople: Silvio, é inusitado que um autor escreva a nova versão de uma história própria. Ao chegar ao fim da empreitada, que avaliação você faz ?!

Silvio de Abreu: Não acho tão inusitado. Ivani Ribeiro reescreveu para a Globo todas as novelas que já tinha escrito para a Excelsior e Tupi. A única trama original que ela fez em todos os seus anos de Globo foi "Final Feliz". Benedito Rui Barbosa também supervisionou as filhas Edmara e Edilene Barbosa nos remakes de "Sinhá Moça" e "Paraíso". No meu caso adorei ter feito esse remake. Acho os personagens incríveis, a história super divertida e tudo me motivou durante o processo, principalmente o elenco impecável, com vários personagens mais bem escalados do que os da primeira versão.

Arriscaria fazer o mesmo com alguma outra novela sua, ou de outro autor?

Não seria um risco, mas não tenho planos para isso no momento

Por já ter a história anterior "pronta", houve algum desafio maior em escrever a nova versão?

A dificuldade de fazer um remake me pareceu bem maior do que a de fazer uma novela original. Primeiro todos os diálogos tiveram que ser reescritos, depois cada mudança que imaginava para uma trama tinha de se encaixar em outra trama que já existia e que eu não queria modificar. O desafio era manter o tom e a coerência dos personagens e não deixar a imaginação muito solta para não atrapalhar as boas idéias que já existiam no texto e ao mesmo tempo ter imaginação suficiente para dar um novo frescor à novela.

Quanto aos finais dos personagens, você já sabia desde início quais manteria e quais mudaria, ou foi mudando de ideia durante o desenrolar da trama?!

Alguns eu já tinha planejado desde o início e torci a trama original para atingir o novo final com coerência. Outros foram surgindo de acordo com o carisma dos intérpretes.

A opinião do público exerce alguma influência nesse sentido? Você chegou a ficar na dúvida sobre quem deveria ficar com quem, ou não?!

A opinião do público no caso dos triângulos amorosos é muito diversificada e fatalmente uma grande parte vai se decepcionar com os finais, mas é inevitável, é impossível agradar a todo mundo. A opinião do público sempre me interessa, porque é para ele que eu trabalho, mas prefiro oferecer a ele o que me parece ser o melhor e não o que ele gostaria que acontecesse.

Sobre a escalação do elenco, você se arrepende de alguma escolha? Algum ator ficou aquém das suas expectativas?

Os personagens principais foram tão bem defendidos quanto na primeira versão, não houve perda. Outros foram muito melhores do que os originais. Não me arrependo de nenhuma escalação, muito pelo contrário. Sabia o que cada um poderia render e tenho a impressão de ter acertado em cheio.

Por outro lado, quais foram as grandes surpresas que superaram as suas expectativas?!

Acho que "Guerra dos Sexos" deixa um belo painel de novos talentos que podem ser muito bem aproveitados em outras produções: Raquel Bertani, Johnny Massaro, Marianna Armellini, Jesus Luz, Antonia Morais, Thalita Lippi e Maria Carol. Para quem vive reclamando da falta de caras novas, é uma bela safra.

Como fica para você questão da audiência, que foi tão comentada durante a novela?! Dentro da sua perspectiva de autor, qual o peso dos números do Ibope?!

O Ibope é sempre importante. Nenhum autor quer fazer uma novela que fracasse no Ibope, porque a nossa obrigação é fazer sucesso. Comentou-se muito a baixa audiência da novela em São Paulo, como se este fosse o único estado do Brasil e esqueceram de registrar que em todos as outras cidades do país a novela teve um ótimo desempenho. Houve uma grande má vontade da mídia, em particular dos internautas, com relação à novela. "Guerra dos Sexos" foi lançada em uma época péssima, em pleno horário eleitoral, a três semanas do horário de verão. "Lado a Lado", excelente novela das seis, sofreu o mesmo mal. A subida da nossa audiência nessas últimas semanas não tem a ver só com uma maior aceitação da novela, mas também com os ótimos índices de "Flor do Caribe". Tanto com relação à "Lado a Lado", como com relação à "Flor do Caribe", "Guerra dos Sexos" sempre subiu 5/7 pontos, o que é muito bom. A maior prova do aceitamento da novela é o recorde que foi batido por ela em merchandisings, ou alguém acredita que as agências de publicidade vão pagar para ter os seus produtos em algum fracasso?

Existe ainda alguma coisa que você queria ter feito nessa nova versão, mas não deu?!

Não. Fiz tudo o que queria e saio realizado.

Agora que a novela chega ao fim, você já tem outra história em mente, algum projeto, ou vai direto para as férias?

Vou direto para as férias, com uma boa sensação de dever cumprido, e não quero nem pensar em trabalho.

(Por Samyta Nunes)

Sobre
Novela Guerra dos Sexos
Novela Guerra dos Sexos
'Guerra dos Sexos' se despede com surpresas e criatividade no último capítulo
26 de abril de 2013 21:25
Elenco de 'Guerra dos Sexos' se reúne para gravação de festa no último capítulo
26 de abril de 2013 15:09
'Guerra dos Sexos': Charlô e Otávio se casam; Nando pode ficar com Ju ou Roberta
25 de abril de 2013 15:26
'Guerra dos Sexos': Revelação do mistério do bigode preto movimenta Twitter
23 de abril de 2013 21:06
Todos os itens
Palavras-chave
TV Novelas
Sobre o mesmo tema
Zé Paredão x Oh Polêmico: vídeo de sexo vazado, ameaça nas redes e tudo sobre a 'guerra' entre os artistas baianos
Zé Paredão x Oh Polêmico: vídeo de sexo vazado, ameaça nas redes e tudo sobre a 'guerra' entre os artistas baianos
26 de janeiro de 2024
'BBB 24': Nizam desiste de Alane por falta de sexo; Bruna Marquezine do Pará só quer ficar de "beijinho"
'BBB 24': Nizam desiste de Alane por falta de sexo; Bruna Marquezine do Pará só quer ficar de "beijinho"
10 de janeiro de 2024
Notícias similares
Antes do 'BBB 24', Yasmin Brunet surgiu sem roupa em 'Verdades Secretas' e você já pode rever a novela da Globo!
Antes do 'BBB 24', Yasmin Brunet surgiu sem roupa em 'Verdades Secretas' e você já pode rever a novela da Globo!
17 de janeiro de 2024
FINAL da novela 'Renascer': morte emocionante, assassino revelado e mais: o que aconteceu no fim da trama para saber já!
FINAL da novela 'Renascer': morte emocionante, assassino revelado e mais: o que aconteceu no fim da trama para saber já!
25 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Talk show de Fernanda e Pitel, do 'BBB 24', no Multishow é confirmado pela Globo e tem data para estrear. Aos detalhes!
Talk show de Fernanda e Pitel, do 'BBB 24', no Multishow é confirmado pela Globo e tem data para estrear. Aos detalhes!
24 de abril de 2024
Representatividade em 'A Grande Conquista 2'! Anahí Rodrighero fala sobre ser a primeira mulher trans no reality: 'Fico muito feliz'
Representatividade em 'A Grande Conquista 2'! Anahí Rodrighero fala sobre ser a primeira mulher trans no reality: 'Fico muito feliz'
24 de abril de 2024
Últimas Notícias