Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela A Dona do Pedaço
Novela Bom Sucesso
Novela Órfãos da Terra
Malhação - Toda Forma de Amar
As Aventuras de Poliana
Novela Topíssima
Novela Éramos Seis
Resumo de novelas
TV
Domingão do Faustão
The Voice Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza e estilo agosto 2019
Cabelo
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética
Especial Arezzo valendo

Su Tonani explica por que não seguiu com denúncia contra José Mayer: 'Inibida'

Compartilhe no Facebook
A figurinista falou pela primeira vez sobre o assédio sofrido pelo ator da TV Globo na palestra 'Mulher no Trabalho', realizada pela OAB-RJ, nesta terça-feira (14). A profissional explicou por que não prosseguiu com a denúncia contra o veterano: 'Se em algum momento pensei em entrar com um processo e ir para vias jurídicas fui extremamente inibida por um delegado'

Su Tonani discutiu o assédio no trabalho na palestra Mulher no Trabalho, realizada na OAB-RJ, nesta terça-feira (14). A figurinista falou pela primeira vez a respeito do assédio sofrido por José Mayer, exposto no blog "Agora É Que São Elas" em março do ano passado, e explicou por que não formalizou a denúncia contra o ator da TV Globo. "Se em algum momento pensei em entrar com um processo e ir para vias jurídicas fui extremamente inibida por um delegado logo após a minha denúncia. Ele me intimou cinco vezes no meu endereço residencial com dois policiais querendo me forçar a depor na delegacia dele. Tive que ir até a defensoria pública que emitiu um ofício dizendo que caso eu fosse entrar com uma ação eu iria até uma delegacia da mulher. Esse cara jogou esse oficio na mídia que foi distorcendo, distorcendo e mudando o foco da história".

Figurinista foi perseguida por delegado

Para Tonani, expor o caso na imprensa foi uma forma de denunciar o veterano: "Então, imagina, mesmo sendo tão bem recebida e tendo toda essa rede de apoio ainda teve um delegado que me perseguiu, imagina tendo que passar mais seis anos da minha vida tendo que falar para um judiciário machista o que havia acontecido. Sendo que no caso o assediador já havia admitido em rede nacional, a TV Globo pediu desculpa e tudo mais. Foi muito difícil para mim tomar a decisão para ir a público. Na época, julguei socialmente que uma pessoa que é famosa merecia o julgamento do público e pronto".

José Mayer não procurou profissional após denúncia

O ator ou seus representantes não entraram em contato com a figurinista após a exposição do assédio: "Em nenhum momento ele me procurou ou os advogados dele me procuraram. Mas isso não é o foco da questão que é: as empresas não estão preparadas. A TV Globo fez na época o que havia para ser feito, do que eles tinham de experiência. Fui ouvida por vários departamentos dentro da empresa. Fui ouvida pela emissora, mas não havia um protocolo, uma forma de lidar com o assédio. Acredito que isso está mudando".

Tonani não foi prejudicada na profissão ao expor assédio

Segundo a figurinista, a carreira não sofreu com a denúncia contra Mayer: "Não sofri com o mercado depois. Meu lugar como figurinista, o lugar que exerço meu trabalho, que construo, vem do meu trabalho e não fui prejudicada profissionalmente". Porém, a profissional precisou lidar recentemente com um comentário inapropriado no trabalho: "Esses dias ouvi uma piada em um set de filmagem. Um cara virou para mim e comentou com outra pessoa: 'Não abraça essa não porque essa denuncia'. Eu respondi: 'Querido, você não precisa ter medo, só respeito'".

(Com apuração de Patrick Monteiro e texto por Tatiana Mariano)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.