Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Amor de Mãe
Novela Bom Sucesso
Novela Éramos Seis
Malhação - Toda Forma de Amar
As Aventuras de Poliana
Novela Amor Sem Igual
Novela Salve-se Quem Puder
Resumo de novelas
TV
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Leonardo Dicaprio
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Tirar a cutícula realmente faz mal? Especialista revela se é mito ou verdade

Compartilhe no Facebook
Toda mulher que tem o costume de fazer as unhas já se perguntou isso pelo menos uma vez! Mas será que tirar a cutícula realmente faz mal ou é apenas um boato? Para desvendarmos esse mistério, entrevistamos a dermatologista Giuliana Bottino que explicou se isso é verdade ou mentira. Além disso, a médica ensina maneiras de cuidar da pele que envolve a unha em entrevista para o Purepeople

Diversos mitos rondam a nossa rotina de beleza diariamente seja nos cuidados com o cabelo, com a pele e até mesmo com as unhas, que conquistaram as passarelas da Semana de Moda de Nova York ao serem incrementadas com pedras e pingentes. Depois de desvendar se pintar os fios frequentemente realmente proporciona à queda de mechas, o Purepeople entrevistou a dermatologista Giuliana Bottino para descobrir se retirar as cutículas das unhas é efetivamente um hábito negativo. No Brasil, é comum remover a parte sem vida da epiderme que envolve a base das unhas na hora de pintá-las, principalmente se for a uma manicure, mas será que isso faz mal? "Sim", aponta a especialista.

Tirar a cutícula faz mal? 'Facilita o surgimento de unhas encravadas'

Assim como outras partes do corpo humano, as unhas podem ser fortalecidas com a ajuda da alimentação. Algumas frutas podem colaborar para que elas cresçam mais rápido e não quebrem com tanta facilidade. Com a cutícula é diferente, já que a essa pele já está morta e precisa de certos cuidados especiais, mas o que será que acontece ao retirá-la? "A cutícula é uma barreira natural, que protege o aparelho ungueal, impedindo a entrada de vírus, fungos e bactérias", esclarece a profissional ao explicar a decorrência desse costume: "A consequência desse hábito é o surgimento de infecções periungueais como paroníquia, além de facilitar o surgimento de unhas encravadas e granuloma piogênico, que é a carne esponjosa ao redor da unha."

Remover com alicate faz muito mal: 'Provoca um trauma'

Normalmente, a retirada dessa pele é feita com o auxílio de um alicate, mas isso só piora a situação das unhas. "A retirada da cutícula com alicate remove a pele protetora", aponta a médica ao enumerar outros pontos negativos de utilizar o objeto com essa finalidade: "Além disso, também provoca um trauma que propicia o surgimento de inflamações na região ao redor da unha, como carne esponjosa e até mesmo unhas encravadas."

Saiba como cuidar das cutículas: 'Cremes ou ceras diariamente'

Para quem se incomoda ou não gosta das unhas com essa pele, a solução é bem prática e não deve ocupar muitos minutos do dia. "É preciso tratar as cutículas", revela a dermatologista ao descrever como deve ser feito esse cuidado: "Hidratando as cutículas com cremes ou ceras, diariamente." Além disso, é possível diminuir a vontade de removê-las como a Giuliana ensina: "As cutículas também podem ser empurraras com espátula de forma delicada, sem retirá-las." Apesar disso, não existe nenhum método para deixar a unha sem cutícula sem fazer mal à saúde delas: "A cutícula é importante para a proteção do aparelho ungueal. Ela pode ser empurrada delicadamente e hidratada, porém a sua retirada pode ocasionar problemas já comentados acima."

(Por Fernanda Casagrande)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.