Mito ou verdade: pintar frequentemente os cabelos deixa o fio propenso à queda?
Publicado em 30 de maio de 2020 06:43
Por Purepeople
O maior problema das colorações é tornar o cabelo quebradiço, aponta terapeuta capilar. Especialista destaca alguns cuidados necessários entre um retoque e outro da tinta para evitar o enfraquecimento dos fios e, desta forma, a queda de cabelo.
Quem tem queda de cabelo pode pintar os fios? Tintura causa queda de cabelo? Expert tira suas dúvidas!
Terapeuta capiliar esclarece que o maior dano de pintar constantemente os fios é tornar o cabelo quebradiço
'A coloração constante no cabelo pode alterar propriedades do fio como a queratina, que é uma proteção natural', diz tricologista
Cuidados com o cabelo é fundamental entre um retoque da tinta e outro
É importante fazer um cronograma capilar antes de pintar o cabelo para que os fios fiquem saudáveis e fortes
Como lavar o cabelo corretamente? Higienizar os fios da maneira certa ajuda a mantê-los saudáveis
Veja se é verdade que o cabelo cai mais quando se pinta constantemente os fios
'Quem tem problemas de cabelos quebradiços, é importante acompanhar no exame de sangue como estão os componentes de ferro e ferritina'
Veja + após o anúncio

Quem tem queda de cabelo pode pintar os fios? Tintura causa queda de cabelo? Essas questões são muito comuns entre as mulheres quando a pauta é mitos e verdades sobre a saúde dos cabelos e os fios frágeis e quebradiços na pós-coloração estão entre as maiores preocupações. As mais antenadas no universo capilar já devem ter ouvido falar que a mudança de estação e o retoque constante da cor deixam os fios mais propensos à queda. Para saber se isso é verdade, o Purepeople entrevistou a terapeuta capilar Viviane Coutinho, que atende na Clínica Juliana Neiva e Dermais.

Maior dano das colorações frequentes é cabelo quebradiço

O retoque da cor com frequência torna o cabelo mais quebradiço, mas não significa que vá provocar queda dos fios: "A coloração constante no cabelo pode alterar algumas propriedades do fio, como a queratina, que é uma proteção natural. Por isso, com o tempo, os fios podem ficar mais afinados. Mas o seu principal dano são as quebras porque ela causa o ressecamento e proporciona a opacidade. Isso acontece porque a tinta trabalha em cima da fibra do cabelo."

Cuidados da fibra capilar nos intervalos de retoque da tinta

A profissional alerta que entre os espaçamentos de uma tintura e outra, o cabelo receba cuidados específicos: "É sempre bom cuidar da fibra capilar entre os intervalos de um retoque para outro. Existe um tratamento que repõe as fibras, os aminoácidos que são perdidos com essas agressões que fazem parte do nosso cotidiano, principalmente no pós-verão, período necessário para recuperar os fios das agressões causadas pela exposição constante dos fios ao mar e na piscina. Cabelos coloridos ou quimicamente tratados requerem mais cuidados e manutenções com bons profissionais e produtos específicos para o seu tipo de fio".

Faça um cronograma capilar!

Viviane também destaca que nem sempre os fios caem por conta da tintura: "Quem tem problemas de cabelos quebradiços, é importante acompanhar no exame de sangue como estão os componentes de ferro e ferritina para saber se há a deficiência. Se a parte clínica estiver ok e não precisar suplementar, então a questão é sempre seguir um cronograma de cuidados." Ela explica a importância do cronograma capilar: "O objetivo desse programa é preparar o cabelo, repor os nutrientes que foram perdidos para que ele fique saudável para a próxima coloração."

Outros fatores essenciais para a saúde dos cabelos

Outros itens devem ser levados em conta para cabelos mais fortes e saudáveis. "A alimentação, a prática de exercícios físicos e diminuição do stress ajuda muito na saúde capilar. Bons hábitos de higienização - como no simples fato de lavar os fios corretamente - e a escolha correta de produtos é imprescindível. Os fios das mulheres com cabelo cacheado, por exemplo, ficam mais bonitos quando são utilizados produtos de tratamento específico para esse tipo de fio", acrescenta.

Cuidadar da saúde dos cabelos nos intervalos da tintura é essencial para fortalecer e evitar fios quebradiços © Shutterstock

(Por Helena Marques)

Matéria publicada em 30 de março de 2018.

Palavras-chave
Lifestyle Beleza & Estilo Beleza Cabelo
Sobre o mesmo tema
Notícias similares
Formatura: 3 ideias de penteados para cabelo cacheado para você arrasar no grande dia!
Formatura: 3 ideias de penteados para cabelo cacheado para você arrasar no grande dia!
1 de novembro de 2023
Skin care noturna: 5 produtinhos de beleza para usar enquanto dorme!
Skin care noturna: 5 produtinhos de beleza para usar enquanto dorme!
25 de outubro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias