
Após mais de quatro décadas de parceria, a renomada autora de novelas Gloria Perez deixou oficialmente a TV Globo. A decisão veio após a emissora considerar "inadequado" o tema central de sua próxima trama. A autora, que tem uma trajetória marcada por abordar assuntos sociais complexos, usou suas redes sociais para esclarecer os motivos da saída e reforçar que a rescisão foi feita de comum acordo.
Em publicação feita em seu Instagram, Gloria foi elegante, mas não deixou de dar aquela alfinetada de leve.
“Meu último contrato foi para fazer a novela que entraria depois de "Vale Tudo". Sinopse aprovada, capítulos iniciais escritos, a direção considerou que o assunto ‘aborto’ era inadequado para as novas diretrizes que se pretende dar às novelas”, explicou Gloria em publicação no Instagram.
Veja + após o anúncio
Ela também explicou que, diante da decisão da emissora, preferiu não renovar o contrato, que era por obra, e optou pela rescisão:
“Não questiono a decisão. É normal que uma empresa decida de acordo com sua conveniência. Mas, como meu contrato era por obra, considerei mais conveniente não aceitar a renovação e solicitar a rescisão. Tudo de comum acordo.”
Gloria aproveitou o post para corrigir uma informação que circulava na mídia: não foram “40 anos de Globo”, mas 42, já que ela começou como colaboradora de Janete Clair em 1983. Aliás, ela deixou claro que a saída foi sem briga:

“As portas continuam abertas, as minhas e as da Globo também. Mas nesse momento prefiro assim. Quero viver esse tempo no ‘deixa a vida me levar’.”
De acordo com o portal Contigo!, a Globo confirmou que a autora não tem mais contrato fixo com a emissora e agora atua no modelo de acordo por obra. Em nota oficial, a empresa afirmou:
“Nossa parceria com Gloria Perez foi renovada por obra. E como já falamos, foi combinado que a autora teria mais tempo para desenvolver uma nova novela para a TV Globo.”
Veja + após o anúncio
Traduzindo: o primeiro projeto não agradou, mas a porta da esperança ainda está entreaberta — embora o botão de "não perturbe" pareça estar ativado.
Ainda segundo o site, Gloria Perez está livre para negociar com outras plataformas, incluindo streamings ou até emissoras concorrentes. E sejamos sinceros: se alguém tem currículo para isso, é ela.
Segundo informações do Notícias da TV e Splash UOL, Gloria teve sua primeira passagem pela Globo nos anos 1980, como pupila de Janete Clair. Saiu brevemente para escrever “Carmem” (1987) na extinta Rede Manchete, mas retornou à Globo em 1990 com a inesquecível "Barriga de Aluguel".

De lá pra cá, emplacou sucessos como:
- “De Corpo e Alma” (1992)
- “Explode Coração” (1995)
- “O Clone” (2001) — o fenômeno
- “América” (2005)
- “Caminho das Índias” (2009)
- “Salve Jorge” (2012)
- “A Força do Querer” (2017)
Sua última novela na casa foi "Travessia" (2022), que não foi exatamente uma explosão de audiência — ficou mais para sinal de ocupado no Ibope.
Segundo o portal F5, da Folha de S.Paulo, Gloria estava escalada para ocupar o horário nobre logo após o remake de “Vale Tudo”. Porém, com o veto à sua trama, a Globo promoveu “Três Graças”, projeto de Aguinaldo Silva, ao posto.

E como a fila da dramaturgia não para, depois dele vem Walcyr Carrasco. Ou seja: no momento, o camarote do horário nobre é só para os boys.
Pois é, enquanto uns fazem a linha "não fui demitido, só não me escalaram", Gloria sai com classe, currículo de peso e a liberdade de quem pode escrever para onde (e quem) quiser.