Ultrapassadas! Remake de 'Vale Tudo' deixa de fora 2 profissões comuns nos anos 80 que hoje não fazem mais sentido
Publicado em 4 de abril de 2025 às 13:58
Por Rafael Munhos | Novelas e TV
Jornalista apaixonado por novelas, filmes, séries e música eletrônica. Também adoro fazer corrida de rua.
Já era! Duas profissões da 'Vale Tudo' original não seria importantes nessa nova versão; saiba quais!
Raquel, na versão original d 'Vale Tudo', lutava por um empreso de datilografia, mas não sabia mexer em máquina de escrever Ivan Meireles (Renato Góes), vivido por Antonio Fagundes na primeira versão, fez teste para trabalhou como operador de Telex Bartolomeu (Luís Melo) - Pai de Ivan (Renato Góes). É casado com Eunice (Edvana Carvalho). Jornalista das antigas, exala credibilidade e sempre tem bons conselhos para dar, especialmente para o filho, que sempre recorre a ele quando precisa. Está com Eunice há dez anos, e trata Fernanda (Ramille), sua enteada, como se fosse sua filha. Quando o jornal em que trabalha fecha, Bartolomeu se vê sem emprego e sem esperança de se recolocar no mercado por conta da idade. A estreia de Débora Bloch na Globo foi em 1981, na novela 'Jogo da Vida'. Em 'Vale Tudo', Débora retorna como a poderosa Odete Roitman, uma das vilãs mais icônicas da teledramaturgia brasileira A primeira novela de Taís Araújo na Globo foi 'Tocaia Grande', em 1995. Em 2025, Taís Araújo brilha como Raquel, a protagonista de 'Vale Tudo'
Veja + após o anúncio

Desde segunda-feira, 31 de março, é possível acompanhar as mudanças feitas no remake de 'Vale Tudo' em comparação à versão original de 1988. 

Para quem assistiu à primeira exibição, é fácil notar mudanças significativas nos figurinos, gírias, hábitos sociais e até mesmo nas ambições dos personagens, refletindo a transformação da sociedade ao longo de quase quatro décadas.

Exibida entre 1988 e 1989, a novela escrita por Aguinaldo Silva, Gilberto Braga e Leonor Basséres retratava profissões que estavam em evidência na época, mas que hoje se tornaram obsoletas.

Veja + após o anúncio

Um exemplo marcante é o grande sonho de Maria de Fátima (Glória Pires): tornar-se uma modelo de sucesso. Na trama antiga, a vilã usou César (Carlos Alberto Riccelli) para chegar ao apogeu. 

Já na nova versão assinada por Manuela Dias , esse desejo foi atualizado. Agora, Maria de Fátima (Bella Campos) luta para ser uma influenciadora, profissão que movimenta milhões nas redes sociais e publicidade, ainda que o mundo da moda seja o sonho de muita gente. 

No entanto, o Purepeople traz duas profissões que geraram muitas oportunidades de emprego, mas que hoje são apenas boas lembranças.

Veja + após o anúncio
Operador de Telex

Em 1988, Ivan (Antônio Fagundes) começa feliz com a oportunidade de ser um grande empresário na TCA, empresa do Grupo Almeida Roitman. 

Demitido no primeiro dia, ele aceita um emprego como operador de telex na TCA. O sistema de comunicação que foi substituído pelo fax e, atualmente, pela internet, deixou de ser utilizado no final dos anos 90. 

Evidentemente, esse não será o cargo que Ivan, de Renato Góes, assumirá ao ingressar na TCA. 

Veja + após o anúncio
Datilografia

Protagonista da novela de 1988, Raquel (Regina Duarte) chegou ao Rio de Janeiro sem um emprego fixo após levar um golpe de Maria de Fátima.

Antes de começar a vender sanduíches na praia, a batalhadora tentou um emprego de datilógrafa no jornal onde Bartolomeu (Cláudio Corrêa e Castro) trabalhava. O grande problema da mocinha era que ela não sabia bater a máquina rapidamente, como se pedia na época. 

Obviamente, a máquina de escrever já não faz mais parte do cotidiano profissional como ocorreu nos anos 80 e 90. No remake de 'Vale Tudo', a autora deve adicionar outro obstáculo na vida da mocinha, como, por exemplo, a lentidão ou insegurança ao lidar com notebook, computador ou softwares, servindo como justificativa para rejeitá-la na função. 

Sobre
Palavras-chave
Entretenimento Novelas TV TV Globo Resumo de novela novela vale tudo
Sobre o mesmo tema
Notícias similares
Últimas Notícias
Últimas Notícias