O funeral de Ozzy Osbourne acontece nesta quarta-feira (30), oito dias após a morte da lenda do heavy metal. 14 anos antes de seu falecimento, o astro escreveu uma coluna onde falava sobre seu próprio velório. Entre pedidos, no mínimo, irreverentes, prevalecia uma única vontade: a de que não fosse um evento triste.
O texto foi publicado na coluna “Dear Ozzy”, que o artista assinava na revista inglesa The Times of London. O artigo foi resgatado pelo jornal americano New York Post e viralizou na web.
“Para ser sincero, não me importo com o que toquem no meu funeral; podem colocar um medley de Justin Bieber, Susan Boyle e ‘We Are the Diddymen’ [música de Ken Dodd], se isso os fizer felizes. Mas quero ter certeza de que será uma celebração, não um festival de lamúrias”, pediu.
Ozzy também não descartou pregar peças nos convidados. “Também gostaria de algumas pegadinhas: talvez o som de batidas vindo de dentro do caixão; ou um vídeo meu pedindo uma segunda opinião ao médico sobre o diagnóstico de ‘morte’. Nada de ficar remoendo os tempos ruins”, reforçou.
O funeral de Ozzy será em Birmingham, no Reino Unido. O cortejo passará por ruas da cidade que foram importantes para a carreira do artista e do Black Sabbath.
A morte de Ozzy foi confirmada em um comunicado assinado por sua família e publicada no perfil oficial do rockeiro no Instagram. “É com mais tristeza do que meras palavras podem expressar que temos que informar que nosso amado Ozzy Osbourne faleceu esta manhã. Ele estava com sua família e cercado de amor”, diz o texto.
Ozzy morreu 17 dias depois de um show de despedida com o Black Sabbath, que reuniu 40 mil fãs em um estádio lotado e mais 5 milhões que acompanharam mundialmente pela internet.
Nos últimos anos, o roqueiro passou por três operações, procedimentos com células-tronco e o tratamento Cybernics (HAL), que usa da inteligência artificial para ajudar pacientes com dificuldades motoras a realizar movimentos. Além de lidar com os efeitos do Parkinson, Ozzy também fez uma cirurgia na coluna em 2022, três anos após lesões provocadas por uma queda. No ano seguinte, cancelou uma turnê na Europa por conta do estado de saúde debilitado.