Como começar a vender on-line: expert revela estratégia para criar e-commerce e 5 dicas para não errar no básico
Publicado em 26 de novembro de 2022 11:03
Por Purepeople Brasil | Redação
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Se você chegou aqui é porque está buscando estratégias de venda on-line que realmente sejam eficazes, correto? Pois bem, saiba que o primeiro passo é correr atrás do seu objetivo, e isso você já está fazendo.
Contudo, é importante saber que não existe uma forma imediata e exata de vender. O que existem são estratégias que vão te guiar ao seu objetivo final: vender o seu produto.

Referência no mercado de vendas e maior empresa de envios no Brasil, o empresário Paulo Socatellidicas importantes para quem deseja criar estratégias on-line e vender cada vez mais. Vem com a gente!

1. Invista em bom atendimento

Para oferecer a melhor experiência, não basta ter um preço competitivo e oferecer vantagens diversas, é essencial que sua empresa ou negócio tenha um bom relacionamento com clientes como parte da estratégia de venda on-line.

Quem busca uma boa comunicação com o cliente também deve estar disposto a investir em sua equipe de colaboradores, pois é ela que deverá ficar responsável por executar esse serviço da melhor forma possível, sendo a ponte entre a expectativa do cliente e a decisão efetiva de compra.

2. Não ofereça o que você não pode cumprir

Muitas empresas acreditam que, para aumentar seu número de vendas online, é necessário aplicar um valor milionário em campanhas de marketing digital e, com isso, acabam negligenciando a estrutura base de seus projetos: entregar o que promete.

Realizar manutenções periódicas em suas páginas, principalmente quando perto de temporadas de grandes ofertas de suas páginas online e ao suporte ao cliente são aspectos indispensáveis na hora de visionar grandes números de acesso e compras no seu site. Afinal, ninguém fica satisfeito com uma experiência de compra falha em um site lento ou que fica frequentemente fora do ar.

Outra dica importante ligada a esse assunto e às vendas online é estabelecer metas de prioridade de suas demandas, adaptando-as à administração e logística e garantindo que o fluxo de saída de seu produto seja compatível com o de entrada. Dessa forma, seus clientes não só terão uma ótima visita ao seu ambiente virtual, como ficarão satisfeitos com o recebimento de seus produtos.

3. Valorize seu produto

O que define o valor de um produto, serviço ou marca não é necessariamente o preço especificado na etiqueta, mas uma soma de ações de valorização do produto que melhoram a percepção do consumidor. É isso que determina se um produto possui valor ou apenas preço alto nas vendas on-line.

Essas práticas devem levar em consideração o nicho de mercado e concorrência que você deseja se aproximar, abrir concorrência com uma marca de valor inferior, por exemplo, não é uma estratégia válida para quem deseja ser percebido por uma qualidade excepcional.

Da mesma maneira, não é aconselhável subir (ou abaixar) o preço de seus produtos como uma simples forma de agregar valor, isso pode fazer com que seus consumidores fiéis enxerguem na sua marca um posicionamento que mais se assemelha a um desespero de crescer no mercado.

O valor está na identificação da necessidade de seus consumidores pelo seu produto e no serviço individualizado, assimilando as preferências, o comportamento e atuação de cada tipo de cliente diante da exposição da sua marca.

4. Up-selling: o que é isso?

O termo upsell é uma estratégia de venda online para aumentar o ticket médio do seu cliente.
É o que chamamos de upgrade de compra: após uma sugestão do vendedor ou algoritmo, o cliente otimiza a sua compra através da aquisição de outro produto, que talvez não tivesse sido considerado por ele espontaneamente.

Esse recurso deve ser utilizado tendo em vista o timing certo, já que o objetivo não é uma venda forçada ou casada, mas uma melhoria de compra rápida – que pode expandir suas vendas on-line, como consequência direta.

Para isso, é preciso conhecer o perfil daquele comprador para identificar quando e como é possível executar o upselling. Fazer o follow up, ou seja, manter o contato com o cliente após a sua experiência de compra e fazer pesquisas de avaliação de satisfação são algumas práticas que podem facilitar o processo de Upselling do seu serviço de venda on-line.

5. Invista em Marketing Digital

O meio digital tem crescido de forma constante nos últimos anos. Hoje em dia, é comum optarmos por procurar qualquer produto ou serviço diretamente na internet através de dispositivos digitais. Isso facilita na hora de comparar preços, buscar informações ou despertar ideias.

Essas ações, que parecem muito sutis, são ações básicas dos usuários da internet e relacionam-se diretamente com o marketing digital. A prática surgiu nos anos 90, e atualmente delineia os passos do mercado. À medida que as pessoas utilizam o ambiente online como principal facilitador de processo de compra, as empresas devem fazer uso dessa tecnologia para promover os seus serviços.

Se você pretende alavancar suas estratégias de venda online, não pode temer esse recurso. O Marketing Digital é a melhor oportunidade de fortalecer sua marca e expandir sua receita por meio das vendas online, isso porque é possível trabalhar com múltiplas frentes de atuação, como e-mail marketing, redes sociais, marketing de conteúdo digital, entre outras.

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