A Revista Exame acabou pagando um grande mico jornalístico de 2025. A publicação feita pela empresa apresentava as 10 maiores vilãs de todos os tempos de novelas brasileiras.
À primeira vista, o conteúdo parecia interessante, já que o telespectador tem curiosidade em saber assuntos relacionados às novelas brasileiras, e quando se trata sobre as carismáticas vilãs, a informação se torna mais relevante.
Nomes como Carminha (Adriana Esteves), de 'Avenida Brasil', Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), de 'Senhora do Destino', e Odete Roitman (Beatriz Segall), de 'Vale Tudo', são unanimidades entre os fãs de folhetins e dificilmente ficariam de fora de qualquer seleção séria.
Até aí tudo bem! O problema surgiu quando os leitores mais atentos perceberam que metade da lista simplesmente não fazia sentido. No conteúdo criado por um sistema de inteligência artificial, cinco dos nomes mencionados não existem, e muito menos foram checados pela Exame.
As personagens fictícias, adicionadas a tramas existentes, foram notadas pelos leitores, que rapidamente criticaram o escrachado erro nas redes sociais.
Para se ter uma ideia, na lista existem nomes como Morgana, da novela 'A Indomada', interpretada por Patrícia Pillar, assim como Vilma, de Malu Galli, na novela 'Mulheres Apaixonadas'. Ou seja, um misto de informações errôneas que não foram avaliados pelo jornalista responsável pelo conteúdo.
Diante da repercussão negativa, após quase 24 horas no ar, a reportagem foi retirada do site sem explicações públicas. Do mesmo modo, não houve comunicado sobre a origem da lista, muito menos sobre correção da falha ou pedido de desculpas.