Zé Maria (Lázaro Ramos) desafia e vence lutador de jiu-jítsu em 'Lado a Lado'
Publicado em 29 de janeiro de 2013 19:40
Por Purepeople
Nesta quarta-feira (30), um importante confronto vai acontecer em "Lado a Lado": a capoeira X o jiu-jítsu. Zé Maria (Lázaro Ramos) fica revoltado quando a Marinha traz um estrangeiro para ensinar a arte marcial para seus oficiais e decide ir com Guerra (Emílio de Mello), Edgar (Thiago Fragoso) e Jonas (George Sauma) à apresentação do lutador japonês. Corajoso e disposto a mostrar que a proibição da prática da capoeira não passa de puro preconceito, o ex-marinheiro aceita desafiar Jun Murakami no ringue. Mesmo tendo presenciado o futuro oponente derrotar todos os outros desafiantes. Quando vê o noivo se prontificando a lutar, Isabel (Camila Pitanga) tenta fazer com que ele mude de ideia. "Se você me ama, não vai", ela pede. "Se você me ama, vai entender que eu preciso ir", devolve Zé. Diante de toda a plateia, o capoeirista vence Murakami com um rabo de arraia, famoso golpe da luta dos escravos. A cena é inspirada em um momento histórico verdadeiro. Márcio Cocoroca, mestre de capoeira,
Zé Maria (Lázaro Ramos) aceita o desafio contra um lutador de jiu-jítsu em 'Lado a Lado', em 30 de janeiro de 2013
Mesmo vendo que o japonês não perde para nenhum outro lutador, Zé Maria (Lázaro Ramos) aceita desafiá-lo em 'Lado a Lado'
Isabel (Camila Pitanga) tenta impedir Zé Maria (Lázaro Ramos) de lutar contra o japonês em 'Lado a Lado'
Isabel (Camila Pitanga) beija Zé Maria (Lázaro Ramos) antes de o capoeirista subir no ringue, em 'Lado a Lado'
Isabel (Camila Pitanga) pede que Zé Maria (Lázaro Ramos) não lute, mas o capoeirista não desiste do desafio, em 'Lado a Lado'
A cena do confronto entre capoeira e arte marcial é inspirada em um fato histórico, protagonizada na realidade por mestre Bimbo e um judoca estrangeiro, na Bahia
Com um rabo de arraia, famoso golpe da capoeira, Zé Maria (Lázaro Ramos) vence o lutador de jiu-jítsu, em 'Lado a Lado'
Vencedor da luta, Zé Maria (Lázaro Ramos) discursa sobre o orgulho de ser capoeirista e recrimina a proibição de sua prática, em 'Lado a Lado'
Veja + após o anúncio

Nesta quarta-feira (30), um importante confronto vai acontecer em "Lado a Lado": a capoeira X o jiu-jítsu. Zé Maria (Lázaro Ramos) fica revoltado quando a Marinha traz um estrangeiro para ensinar a arte marcial para seus oficiais e decide ir com Guerra (Emílio de Mello), Edgar (Thiago Fragoso) e Jonas (George Sauma) à apresentação do lutador japonês.

Corajoso e disposto a mostrar que a proibição da prática da capoeira não passa de puro preconceito, o ex-marinheiro aceita desafiar Jun Murakami no ringue. Mesmo tendo presenciado o futuro oponente derrotar todos os outros desafiantes.

Quando vê o noivo se prontificando a lutar, Isabel (Camila Pitanga) tenta fazer com que ele mude de ideia. "Se você me ama, não vai", ela pede. "Se você me ama, vai entender que eu preciso ir", devolve Zé. Diante de toda a plateia, o capoeirista vence Murakami com um rabo de arraia, famoso golpe da luta dos escravos.

A cena é inspirada em um momento histórico verdadeiro. Márcio Cocoroca, mestre de capoeira, conta para o site oficial da novela: "Essa luta foi em 1910 contra o mestre Bimba, Manoel dos Reis Machado. Ele queria mostrar que a capoeira era luta, porque as pessoas achavam que era só dança. Foi na Bahia, contra um judoca. O mestre Bimba não entendeu a reverência do japonês no início da luta e acertou uma meia lua de compasso". E com isso o adversário caiu desmaiado instantaneamente!

Na novela, o vencedor discursa emocionado: "Meu nome é Zé Navalha, senhor. Nascido José Maria dos Santos e criado numa roda de capoeira que, como todos aqui devem saber, é proibida no Brasil. Jiu-jítsu, luta greco-romana, luta livre, tudo vale aqui nesse ringue, nesse país, menos a capoeira! Porque é luta que veio dos escravos, e dos filhos deles que ainda batalham pra sobreviver num país cheio de preconceito. Só que não adianta proibir, nem prender, porque capoeira não é coisa de marginal, é coisa de brasileiro! Para jogar capoeira tem que ter ritmo, força e coragem, mas principalmente, orgulho. Eu tenho orgulho de ser capoeira, de ser negro, de ser brasileiro!".

Lázaro Ramos comentou a sequência nos bastidores da gravação. "A gente sempre se pergunta: o que acontece se uma pessoa de um estilo de luta enfrentar outra, de outro estilo? Inclusive, eu fiquei sem entender como é que ia funcionar a cena, mas acabou indo bem", contou.

Na trama das seis, Zé Maria já se valeu de sua habilidade na capoeira em vários momentos, até para tentar evitar a prisão de tia Jurema (Zezeh Barbosa). Chico (César Mello) também usará sua ginga de capoeirista jogando futebol e terá destaque no time dos playboys.

Sobre
Lado a Lado
Lado a Lado
Em liberdade, ator de 'Lado a Lado' tem emprego garantido, afirma loja
26 de fevereiro de 2014 16:45
Ator de 'Lado a Lado', Vinícius Romão é solto no Rio após prisão polêmica
26 de fevereiro de 2014 15:56
Pai do ator de 'Lado a Lado', acusado de roubo, quer processar o Estado
26 de fevereiro de 2014 11:16
Justiça manda soltar ator de 'Lado a Lado' após prisão polêmica no Rio
25 de fevereiro de 2014 16:52
Todos os itens
Palavras-chave
TV Novelas
Sobre o mesmo tema
'Gisele Bündchen está feliz e Joaquim Valente é perfeito para ela': namoro discreto de modelo e professor de jiu-jitsu é revelado por fonte. Aos detalhes!
'Gisele Bündchen está feliz e Joaquim Valente é perfeito para ela': namoro discreto de modelo e professor de jiu-jitsu é revelado por fonte. Aos detalhes!
21 de fevereiro de 2024
De biquíni, Larissa Manoela dança ao lado do marido, de sunga, e comentário polêmico rouba a cena: 'Como ele é seco com você'
De biquíni, Larissa Manoela dança ao lado do marido, de sunga, e comentário polêmico rouba a cena: 'Como ele é seco com você'
15 de fevereiro de 2024
Notícias similares
Antes do 'BBB 24', Yasmin Brunet surgiu sem roupa em 'Verdades Secretas' e você já pode rever a novela da Globo!
Antes do 'BBB 24', Yasmin Brunet surgiu sem roupa em 'Verdades Secretas' e você já pode rever a novela da Globo!
17 de janeiro de 2024
FINAL da novela 'Renascer': morte emocionante, assassino revelado e mais: o que aconteceu no fim da trama para saber já!
FINAL da novela 'Renascer': morte emocionante, assassino revelado e mais: o que aconteceu no fim da trama para saber já!
25 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias